o que fazer em salvador

O que fazer em Salvador: pontos turísticos, restaurantes e hotéis

Está programando uma viagem a Salvador? Elaboramos um guia com várias dicas de viagens e o que fazer em Salvador

Salvador é história, cultura, religião, dança, música, gastronomia e praia. Tudo junto e misturado em uma cidade que vale a pena conhecer. Não é para menos que Salvador está entre os principais destinos de viagem no Brasil.

Para além do Carnaval e Réveillon, Salvador é um ótimo lugar para viajar o ano todo. A cidade é acolhedora e animada, a rede hoteleira é bem estruturada e as praias são belíssimas. O centro histórico é rico em cultura, arquitetura e tradições. E a boa comida baiana é marcante.

Entre tudo o que há para fazer em Salvador, o mais importante é render-se à cultura baiana para aproveitar ao máximo seus dias por lá. Permita-se viver com intensidade cada experiência que este lugar incrível pode te oferecer. Saboreie os deliciosos pratos típicos, mergulhe na história e aproveite as praias.

O que fazer em Salvador

o que fazer em salvador
Foto: GOVBA

Ficou curioso para saber o que fazer em Salvador? Vamos te ajudar com dicas sobre os principais pontos turísticos da cidade. As praias terão atenção especial mais à frente.

  • Pelourinho

Não tem como falar em Salvador sem falar no Pelourinho. Assim como não dá para ir a Salvador e não visitar o Pelourinho. A região é o coração da cidade, da Bahia e da cultura africana no Brasil. Sem exagero nenhum.

O Pelourinho é o centro histórico de Salvador, formado por vários casarões coloridos, igrejas, lojas, restaurantes, praças e ruas movimentadas por pessoas – carros não entram lá. Dentre os principais pontos turísticos presentes no Pelourinho, destacam-se a Praça da Sé, a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, a Igreja e Convento de São Francisco, o Teatro Miguel Santana e a Fundação Casa de Jorge Amado.

É um lugar para passear, fazer compras e provar as delícias da Bahia. Para os religiosos, o Pelourinho é um local de encontro.

  • Catedral Basílica de Salvador

Inaugurada em 1672, a Catedral Basílica de Salvador é uma igreja belíssima em estilo maneirista com 50 mil folhas de ouro em seus 13 altares. O teto é todo entalhado em madeira  e 30 bustos-relicários completam o cenário impressionante. É um lugar incrível para visitar no Pelourinho e observar cada detalhe.

  • Igreja de São Francisco

Um dos destaques do Pelourinho é a Igreja e Convento de São Francisco. Os detalhes em ouro em seu interior são belíssimos. A construção barroca está entre as mais conceituadas do Brasil e data de 1587.

  • Elevador Lacerda

Outro lugar que vale a pena conhecer em Salvador é o Elevador Lacerda. Para os moradores da cidade, ele é apenas uma forma mais rápida de ir da cidade baixa para o centro histórico. Já os turistas visitam o local para ter a bela vista da Baía de Todos os Santos e tirar muitas fotos.

O Elevador Lacerda foi construído em 1869 e hoje é um ponto turístico da capital baiana.

  • Mercado Modelo

O Mercado Modelo fica na cidade baixa, bem perto do Elevador Lacerda, ideal para comprar roupas, artesanato e doces. Ao passar por ali, não deixe de garantir uma lembrança de Salvador.

  • Basílica Nosso Senhor do Bonfim

A Basílica Nosso Senhor do Bonfim é a igreja mais tradicional de Salvador. É em suas escadarias que ocorre a famosa festa da Lavagem do Bonfim.

Erguida na Colina Sagrada a partir de 1745, a Basílica é marcada pelas fitas coloridas amarradas em suas grades.

  • Farol da Barra

A visita ao Farol da Barra permite conhecer o Forte de Santo Antônio – onde o farol está -, o Museu Náutico da Bahia e ainda apreciar uma bela paisagem da Baía de Todos os Santos.

O Forte de Santo Antônio foi o primeiro construído no Brasil, em 1534. No museu, o acervo reconta a história da navegação e ajuda a entender um pouco o passado do Brasil a partir do mar. Por fim, do alto dos 82 degraus do Farol da Barra, a vista é incrível.

  • Solar do Unhão e Museu da Arte Moderna

O conjunto arquitetônico Solar do Unhão, onde ocorrem várias apresentações de jazz, também abriga o Museu de Arte Moderna, com exposições ao ar livre.

  • Rio Vermelho

É o lugar onde a noite acontece em Salvador. O bairro concentra o maior número de boates, restaurantes e bares. No Rio Vermelho é possível encontrar, ainda, muitas baianas dos acarajés.

Quais praias visitar em Salvador

O que fazer em salvador
Foto: Divulgação

A orla de Salvador é extensa, uma das maiores do Brasil. Por isso, ao viajar para a capital baiana é quase que obrigatório reservar um tempo para curtir suas lindas praias.

Mas nem todas são indicadas, seja por deficiência na estrutura ou pela superlotação – principalmente nas urbanas. Então, quais praias visitar em Salvador? Confira nossas dicas e saiba onde aproveitar o mar na capital baiana.

  • Farol da Barra

A praia que fica junto ao Farol da Barra é frequentada, sobretudo, por famílias. A faixa de areia é sempre cheia e, durante a maré baixa, piscinas naturais se formam ali.

  • Porto da Barra

A pequena e estreita praia do Porto da Barra tem águas tranquilas e fica entre o Forte Santa Maria e o Forte São Diogo. No verão, costuma ficar lotada.

  • Buracão

Escondida entre casas e condomínios no bairro do Rio Vermelho, a Praia do Buracão é mais frequentada por jovens. O mar é agitado e perigoso durante a maré alta. Por outro lado, na maré baixa formam-se piscinas naturais ótimas para mergulho.

  • Stella Maris

A longa faixa de areia e as ondas fortes formam o cenário da praia Stella Maris. Ela é ideal para quem quer fugir da lotação das praias do centro de Salvador.

Na maré baixa, assim como em outras praias, formam-se piscinas naturais ótimas para banho.

  • Flamengo

Bem parecida com Stella Maris, a praia do Flamengo é bem calma e perfeita para quem quer descansar. A orla é cercada por coqueiros e não há barracas.

Onde fazer compras em Salvador

o que fazer em salvador
Foto: victtin96 / Pixabay

Há muitos lugares para fazer compras em Salvador, assim como em outras capitais. A diferença é que, na capital baiana, o sincretismo religioso é muito marcante e está presente nos artesanatos e artigos vendidos nas principais vitrines.

Os souvenirs estampam as crenças e esbanjam beleza e cor. Caminhar pelo Pelourinho dá uma dimensão desse universo tão rico em cultura que convida às compras.

  • Mercado Modelo

Considerado o maior centro de artesanato da América Latina, o Mercado Modelo é um ótimo lugar para quem quer fazer compras de produtos regionais em Salvador. O local abriga centenas de boxes que vendem roupas, fitinhas do Bonfim e artesanatos.

Fundado em 1861, o Mercado Modelo foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

  • Shoppings

Como toda boa metrópole, Salvador tem shoppings que atendem os mais variados gostos. O Salvador Shopping, o Iguatemi e o Shopping da Barra são alguns deles.

  • Instituto Mauá

Outro importante espaço para compra de artesanato em Salvador, o Instituto Mauá reúne a produção de artesãos de várias comunidades baianas. Lá é possível encontrar trabalhos em madeira, cestaria, rendas e cerâmicas.

Onde comer em Salvador

o que fazer em salvador
Foto: Divulgação

Os sabores da culinária baiana marcam a passagem por Salvador. Estão presentes na maior parte dos cardápios, em barraquinhas de rua e no prato do dia de todas as sextas-feiras.

A gastronomia é uma das atrações da capital baiana e merece atenção de quem a visita. Portanto, reserve tempo em seu roteiro e encontre ótimos lugares para comer em Salvador.

  • Dona Mariquita

Para experimentar o melhor da comida baiana, visite o restaurante Dona Mariquita. Localizado no bairro do Rio Vermelho, o local serve pratos variados.

  • Acarajé de Cira, Dinha ou Regina

Há uma disputa de quem serve o melhor acarajé de Salvador. E quem sai ganhando é o cliente que prova o delicioso prato da culinária baiana preparado com todo capricho pelas três barracas, cada uma em um canto de Salvador.

  • Bogary

Localizado na orla da praia do Ribeira, o restaurante Bogary serve, de forma simples e com preço justo, os principais pratos da culinária baiana.

  • Cubana Sorvetes

Perto do Elevador Lacerda, a Cubana Sorvetes é um excelente lugar para se refrescar em meio ao calor de Salvador. Nela é possível provar sorvetes com sabores típicos da região, como tapioca, cajá, graviola e mangaba.

Onde se hospedar em Salvador

o que fazer em salvador
Foto: Divulgação

Não faltam lugares para se hospedar em Salvador. Lá, por se tratar de uma cidade turística, a oferta de acomodações é enorme. É possível encontrar desde hostels, Airbnb’s e pousadas singelas a hotéis luxuosos e resorts.

A grande questão ao escolher onde se hospedar em Salvador é a localização. O Pelourinho é bastante procurado por turistas estrangeiros e por quem quer circular entre os pontos históricos. As acomodações de lá tendem a ser mais simples e a segurança pode ser uma preocupação.

O bairro do Rio Vermelho é mais residencial e bem servido por bares e restaurantes. Nele ficam a maior parte das boates de Salvador, por isso é indicado para quem quer curtir o agito noturno. Mas se o que procura é sossego, não se hospede lá. Prefira as acomodações da Barra, próximas às praias urbanas.

Agora, se faz questão de ficar perto da praia – de preferência, com pé na areia – os hotéis, estilo resort, das praias do norte são ideais, porém mais caros.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima