O que fazer em Barreirinhas

Está programando uma viagem a Barreirinhas? Elaboramos um guia com várias dicas de viagens e o que fazer em Barreirinhas

Quando se fala em viajar para Barreirinhas, o que vem à mente é conhecer os incríveis Lençóis Maranhenses. A cidade é ponto de partida para os principais passeios para a região. Mas não é só isso, há outras opções do que fazer no destino.

A cidade é a mais procurada por viajantes a caminho dos Lençóis devido a estrutura que oferece. O centro de Barreirinhas é bastante agitado e tem restaurantes, bares e uma variedade de acomodações. O Rio Preguiças, que corta a cidade, conta com um ótimo visual.

Ao se hospedar no destino, o turista acaba descobrindo alternativas de diversão para além da visita aos Lençóis Maranhenses. Há outros passeios que encantam pela beleza da região. Vale a pena conferir tudo o que há para fazer em Barreirinhas e aumentar as possibilidades da sua viagem.

O que fazer em Barreirinhas

 

O que fazer em Barreirinhas
Foto: Otávio Nogueira / Flickr

Apesar de ser ponto de partida para os passeios ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, a oferta de Barreirinhas vai além. A estrutura da cidade permite que você curta passeios no Rio Preguiças e o agito da noite em ótimos bares e restaurantes. A facilidade de encontrar empresas que forneçam os famosos passeios aos Lençóis também é um grande diferencial da cidade.

  • Lençóis Maranhenses

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é o principal destino de quem fica em Barreirinhas. A cidade é ponto de partida para vários passeios rumo aos lençóis. Dunas de areia branca e fina revelam lindas lagoas de água doce. Existem centenas delas, entre tons de azul e verde.

A paisagem é uma das mais bonitas do Brasil. Mas o viajante deve escolher bem a época do ano para visitar a região. De outubro a dezembro, é difícil encontrar uma lagoa que resista à época de seca. O ideal é ir para os Lençóis Maranhenses entre abril e agosto, logo após a temporada de chuvas.

  • Circuito Lagoa Bonita

Um dos passeios a partir de Barreirinhas para fazer nos Lençóis Maranhenses é o Circuito da Lagoa Bonita. Prepare-se para subir uma duna de 30 metros e apreciar uma linda paisagem. No percurso, os turistas podem conhecer a Lagoa do Maçarico, a Lagoa do Clone e, por fim, a Lagoa Bonita. No meio do caminho, muitas porções de água e um cenário impressionante.

  • Circuito Lagoa Azul

De Barreirinhas, você também pode ingressar no Circuito da Lagoa Azul, outro passeio pelo parque. Ele é um dos mais famosos da região e dura meio dia. O roteiro inclui conhecer a Lagoa da Preguiça, a Lagoa Esmeralda, a Lagoa da Paz, a Lagoa do Peixe e a Lagoa Azul.

Todo o percurso é feito em veículo 4×4. 

  • Passeio de lancha

Através do rio Preguiças, lanchas levam os turistas para conhecer Vassouras, Mandacaru e a Praia do Caburé. Esta é uma opção do que fazer em Barreirinhas fora do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

  • Mandacaru

Uma vila de pescadores à beira do Rio Preguiças, Mandacaru tem um farol de 54 metros de altura. Do alto é possível admirar a paisagem, que inclui dunas, manguezais, palmeiras e cajueiros.

  • Praia do Caburé

A península entre o Rio Preguiças e o Oceano Atlântico é apelidada de Pequenos Lençóis. A Praia do Caburé pode ser visitada através das lanchas que partem de Barreirinhas. 

  • Boia Cross 

Que tal descer o Rio Formiga flutuando em boias? Este passeio em Barreirinhas atrai muitos turistas e é uma experiência incrível. Deixe-se levar pela correnteza e curta a linda vista do rio.

Onde fazer compras em Barreirinhas

 

O que fazer em Barreirinhas
Foto: Esquilo / Wikimedia Commons

Apesar de não ser o foco de quem visita os Lençóis Maranhenses, há bons lugares para fazer compras em Barreirinhas. O centro da cidade tem lojas de vestuário e acessórios e minimercados. A maior concentração do comércio local é na Avenida Beira Rio. Além disso, para quem gosta de levar uma recordação de viagem, o Centro de Artesanato de Barreirinhas oferece peças produzidas com palha do buriti – árvore típica da região.

Onde comer em Barreirinhas

 

O que fazer em Barreirinhas
Foto: Divulgação

O principal local para encontrar onde comer em Barreirinhas é a Avenida Beira Rio. A maior parte dos restaurantes e quiosques estão concentrados nela. Há, ainda, um deck onde ocorrem apresentações de música regional ao vivo onde os turistas podem circular. Barreirinhas é ótima para quem quer conhecer a gastronomia maranhense. Uma boa dica é provar o arroz de cuxá e tomar uma Tiquira – aguardente à base de mandioca. Além de outros pratos, principalmente feitos com peixes.

Entre os restaurantes mais famosos está o Bambu. Com excelente atendimento, tem um cardápio refinado e variado. O Restaurante A Canoa também é bem agradável e oferece uma varanda com vista para o Rio Preguiças. Mas se o que você procura é uma culinária diferenciada, conheça o restaurante Jacaré. O local tem pratos mais exóticos, com produtos da região, mas também serve prato feito com preço acessível.

Para experimentar um bom filé de peixe, a dica é ir até o Restaurante Barlavento. Nele você encontrará também opções de pizzas. O Frutos do Cerrado garantirá seu refresco com sorvetes deliciosos.

Onde se hospedar em Barreirinhas

 

O que fazer em Barreirinhas
Foto: Divulgação

Para quem quer conhecer os Lençóis Maranhenses, o mais indicado é se hospedar em Barreirinhas. Isto porque o município conta com uma boa infraestrutura para receber os turistas. Há muitas opções, por isso é importante saber onde se hospedar em Barreirinhas para aproveitar melhor sua viagem.

Há, por exemplo, hospedagens próximas ao rio Preguiças, próximas ao cais de onde partem os barcos. O centro de Barreirinhas também oferece boas opções de hotéis, mas não são indicadas para quem busca tranquilidade e contato com a natureza. 

Seja qual for sua opção, não se limite à visita aos Lençóis Maranhenses: permita-se conhecer tudo o que há para fazer em Barreirinhas e surpreenda-se com uma estadia maravilhosa.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima