Está programando uma viagem a Bonito? Elaboramos um guia com várias dicas de viagens e o que fazer em Bonito

Bonito não tem esse nome à toa. A natureza sem igual torna este cantinho do Mato Grosso do Sul muito especial. O destino é um dos mais procurados por quem quer viver uma experiência única entre grutas, cachoeiras e belos rios.

Os 46 passeios credenciados oferecem muita aventura para quem busca o que fazer em Bonito. Entre eles, os mais famosos são as flutuações pelos rios da região. Os visitantes podem observar a vida aquática em meio a águas cristalinas. Trilhas levam para cachoeiras e grutas belíssimas, como a Gruta da Lagoa Azul.

No entanto, é importante agendar cada passeio com antecedência. Mas não se preocupe, a cidade tem um sistema muito organizado para receber os turistas. As agências trabalham com uma tabela única e, em alguns casos, a própria hospedagem lhe indicará onde fazer o agendamento.

Tudo para você curtir ao máximo a viagem e o que se pode fazer em Bonito. Permita-se viver essa experiência e conheça mais esse paraíso brasileiro.

O que fazer em Bonito

 

o que fazer em bonito
Foto: Caio Vilela / Wikimedia Commons

O planejamento é muito importante para que você possa aproveitar bem a viagem. Para isso, é fundamental saber o que fazer em Bonito. São muitos passeios e lugares incríveis para conhecer. Não tenha dúvida de que valerá cada minuto lá. Você não pode ir a Bonito e não fazer uma flutuação. Planeje-se para conhecer também, ao menos, uma cachoeira. A Gruta da Lagoa Azul é parada obrigatória. Mas há muito mais o que fazer em Bonito e você vai se surpreender.

  • Flutuações

Não tem como ir a Bonito sem fazer uma flutuação. Em outras palavras, a flutuação nada mais é do que descer o rio observando a vida aquática com snorkel, sem encostar o pé no chão ou nadar. É uma experiência única. Obrigatória para quem conhece Bonito. Uma dica é fazer a flutuação no Aquário Natural. Aventure-se também pelo Rio da Prata e pela Nascente do Rio Sucuri.

  • Gruta da Lagoa Azul

A Gruta da Lagoa Azul é, sem dúvida, a principal atração de Bonito. Trata-se de uma caverna com um lago com águas azuis que chega a 90 metros de profundidade. O lugar é realmente incrível. A caverna tem dezenas de estalagmites, estalactites e colunas naturais. 

  • Gruta de São Miguel

A Gruta de São Miguel é outro lugar lindo para ver em Bonito. O passeio até lá pode ser feito em conjunto com a visita à Gruta da Lagoa Azul. O visual é bem distinto entre as duas. 

  • Estância Mimosa

Outro passeio imperdível em Bonito é conhecer as cachoeiras da Estância Mimosa. O acesso é feito por uma trilha que passa por oito cachoeiras. Em cada uma delas, você viverá uma experiência diferente. Todo trajeto é acompanhado por um guia.

  • Boca da Onça

A cachoeira mais alta do Mato Grosso do Sul pode ser vista no final da trilha ecológica Boca da Onça. No trajeto de 4 quilômetros, você encontrará seis locais onde banhar-se. Um deles é a cachoeira Buraco do Macaco. Para acessá-la, é preciso nadar por debaixo de uma rocha.

Já cachoeira Boca da Onça tem 156 metros de altura e é um espetáculo à parte. É possível observar a queda d’água por trás dela, através de uma fenda na pedra. O local conta ainda com uma plataforma de rapel, a mais alta do Brasil. 

  • Balneários

Bonito tem ótimos lugares para quem quer se refrescar com mais estrutura. Os balneários estão distribuídos em várias propriedades da cidade. O Balneário Municipal é o mais popular e fica no centro. Outra opção é o Eco Park Porto da Ilha. No local é possível passear pelo Rio Formoso de bote, duck – espécie de caiaque – ou stand-up paddle.

  • Bóia-cross

Mesmo não estando hospedado no Hotel Cabanas, é possível fazer o famoso bóia-cross que o local oferece. Que tal descer o rio Formoso à bordo de uma grande boia? O passeio inclui arvorismo que combina obstáculos e tirolesas. Vale muito a pena!

  • Praia da Figueira

Para relaxar um pouco em Bonito, a Praia da Figueira é o lugar ideal. À beira do rio Formoso, a praia de água doce tem quiosques, espreguiçadeiras e restaurante. O local ainda conta com estrutura para realização de algumas atividades, como stand-up paddle e pedalinhos.

  • Buraco das Araras

Um passeio bem interessante, que foge do circuito das águas, é a visita ao Buraco das Araras. Trata-se de uma formação conhecida como dolina, esculpida pela ação do tempo. O Buraco das Araras tem 500 metros de diâmetro e 100 metros de profundidade. A visita é feita no topo de onde se pode avistar o voo das araras e alguns animais no interior do buraco.

  • Praça da Liberdade

No centro de Bonito, a Praça da Liberdade é um ótimo local para conhecer um pouco mais sobre a história da cidade. Além disso, uma escultura de 8 metros de duas piraputangas – peixe da região – chama a atenção pela beleza.

Onde comer em Bonito

 

o que fazer em bonito
Foto: Divulgação

Entre moquecas pantaneiras e pratos à base de peixes de água doce, o jacaré é a refeição nobre de Bonito. A cidade tem bons restaurantes, que servem também variedades da comida brasileira. Não se preocupe onde comer em Bonito. A maior parte dos passeios incluem opção de almoço nas propriedades visitadas. A praticidade ajuda a ganhar tempo e ainda possibilita saborear gastronomia caseira, geralmente preparada em fogão à lenha.

O centro da cidade, por sua vez, oferece boas opções de restaurantes, que acabam sendo mais frequentados no jantar. Entre as melhores opções de onde comer em Bonito, o restaurante Casa do João destaca-se. O cardápio é bem variado e inclui pratos típicos. Outra sugestão é o Juanita, que serve pratos muito saborosos e fartos. Agora, para quem quer apenas beber, o Taboa Bar tem um ambiente descontraído e oferece as melhores cachaças de Bonito.

Onde se hospedar em Bonito

 

o que fazer em bonito
Foto: Divulgação

Por se tratar de uma cidade pequena, você não encontrará acomodações luxuosas para se hospedar em Bonito. Porém, a cidade conta com alguns ótimos hotéis, pousadas, hostels e até resorts. Mas na hora de escolher onde se hospedar em Bonito é preciso definir quais passeios irá fazer.

Se você aproveitará a maior parte do tempo nas trilhas e flutuações, não precisa se preocupar com uma hospedagem com muita estrutura. Por outro lado, se seu intuito é também relaxar em alguns momentos no local escolhido, dê preferência para os que oferecem piscinas. A região é muito quente e poder refrescar-se fará grande diferença.

Os hotéis e pousadas do centro são ideais para quem quer curtir a noite em Bonito. Já os resorts e hotéis com mais estrutura são ótimos para quem viaja com crianças. Por fim, há opções mais em conta, como os hostels e alguns chalés. Programe-se para conhecer e experimentar tudo o que há para fazer em Bonito. Tenho certeza que você vai querer voltar mais vezes. 

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima