o que fazer em brasilia

Está programando uma viagem a Brasília? Elaboramos um guia com várias dicas de viagens e o que fazer em Brasília

Brasília é um destino com opções muito particulares de passeios. Por ser a capital federal, a maior parte de seus pontos turísticos está concentrada no Plano Piloto, onde ficam os principais poderes e instituições.

A particularidade está também no que se tem para ver. Ao contrário de outros locais em que o que se admira é a natureza, em Brasília são as obras arquitetônicas que chamam a atenção. Projetada para ser a capital do Brasil, a cidade tem prédios que são verdadeiras obras de arte de Oscar Niemeyer. O paisagismo de Burle Marx e a contribuição de importantes artistas plásticos fazem dos cenários de Brasília os mais belos para se apreciar entre as metrópoles.

Mas não são só as construções que fazem da capital um lugar para se conhecer. Você vai se surpreender com o que Brasília tem para oferecer. Confira nesse artigo que preparamos algumas dicas sobre o que fazer em Brasília

O que fazer em Brasília

 

o que fazer em brasilia
Foto: Ramon Buçard / Unsplash

Prepare-se para boas caminhadas e muitos cliques. Ao visitar os principais monumentos da capital federal, você vai querer registrar as belas paisagens. Mas não é só isso que dá para fazer em Brasília. A cidade tem parques e museus para você conhecer mais da história brasileira.

  • Tour pela capital

Um ônibus de dois andares percorre a cidade e mostra os principais pontos turísticos. A partida ocorre no Brasília Shopping. Em cerca de duas horas, o ônibus passa pela Esplanada dos Ministérios, Catedral Metropolitana de Brasília, Praça dos Três Poderes, Ponte JK, Memorial JK e Palácio da Alvorada. 

  • Praça dos Três Poderes

Na Praça dos Três Poderes, você encontrará os prédios do Poder Legislativo, do Poder Executivo e do Poder Judiciário. Ou seja, o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal – respectivamente. 

Este é um dos pontos mais importantes para se conhecer em Brasília. Além de ser o centro do poder brasileiro, a Praça dos Três Poderes chama a atenção dos turistas pela bela arquitetura das construções.

  • Congresso Nacional

O Congresso Nacional, sede do Poder Legislativo, pode ser visitado de quinta à segunda-feira em um tour que leva 50 minutos. O passeio não precisa ser agendado com antecedência, basta chegar e esperar um grupo se formar.

Os visitantes podem acompanhar sessões plenárias. Além disso, o tour mostra obras de arte expostas dentro do prédio. Importante destacar: não é possível fazer o passeio de bermudas, shorts e chinelos.

  • Palácio do Planalto

O Palácio do Planalto também permite visitas. Elas são gratuitas e acontecem aos domingos na sede do Poder Executivo. O visitante pode conhecer o interior do Palácio e apreciar belas obras de arte.

  • Supremo Tribunal Federal

Já a sede do Poder Judiciário é aberta às visitas de segunda à sexta. Diferentemente das outras casas, para visitar o Supremo Tribunal Federal é preciso agendamento prévio.

  • Palácio da Alvorada

A residência oficial do Presidente da República também é um local a se visitar em Brasília. Está entre os mais concorridos tours da capital brasileira. De fora, a arquitetura do prédio já impressiona. O espelho d’água que cerca o local é belíssimo.

No interior, a visita de apenas meia hora mostra salas de reunião, a biblioteca oficial, a capelinha, o jardim e a piscina. É possível apreciar importantes obras de arte. Somente 30 pessoas entram por vez no interior do Palácio da Alvorada. E as visitas acontecem às quartas-feiras.

  • Palácio do Itamaraty

Outro importante prédio e monumento de Brasília é o Palácio do Itamaraty. De fora, o visitante já é presenteado com a bela arquitetura e os espetaculares jardins de Burle Marx. Dentro, o que mais chama a atenção é a escada sem apoio. Painéis de pintores famosos decoram o hall principal, o maior do mundo sem colunas.

  • Palácio da Justiça

A arquitetura moderna e gótica do Palácio da Justiça é deslumbrante. As cascatas de água e o lago tornam o prédio ainda mais bonito. O local pode ser visitado de segunda a sexta-feira, com agendamento prévio. O tour vale a pena. No interior, a visita mostra o jardim de inverno, o Salão Negro e uma biblioteca com um acervo de cem mil obras.

  • Museu da República e Biblioteca Nacional

Na entrada da Esplanada dos Ministérios, você encontra o Museu da República e a Biblioteca Nacional. Os dois pontos integram o circuito cultural de Brasília. O museu recebe exposições itinerantes em seu interior. A área externa costuma abrigar exposições e espetáculos. A biblioteca, por sua vez, oferece salas para estudo e um acervo digital.

  • Teatro Nacional Cláudio Santoro

O prédio do Teatro Nacional Cláudio Santoro é uma obra de arte à parte. Projetado por Oscar Niemeyer, ele é todo revestido com cubos desenhados por Athos Bulcão. A cada hora do dia a sombra cria um novo desenho na fachada. Por isso, a obra chama “O sol faz a festa”. O teatro é o principal de Brasília e recebe os espetáculos mais importantes da cidade.

  • Ponte JK

Um dos monumentos mais famosos em Brasília, a Ponte JK atravessa o Lago Paranoá. O lugar é bastante frequentado para passeios na cidade.

  • Torre de TV 

Para ter uma vista panorâmica da capital federal, você precisará conhecer a Torre de TV. Ela fica bem no centro do Plano Piloto e oferece uma visão 360º do alto de seu mirante. O amanhecer e o entardecer vistos dali são fantásticos.

  • Praça do Cruzeiro

Ponto de partida para o Plano Piloto, que deu vida à Brasília, a Praça do Cruzeiro é, hoje, o local preferido para quem quer curtir o pôr do sol.

  • Catedral Metropolitana de Brasília

Uma verdadeira obra arquitetônica de Oscar Niemeyer, a Catedral Metropolitana de Brasília é um dos pontos mais visitados de Brasília. Os 16 arcos e os vitrais que mudam de cor a depender do horário e da posição do sol conferem ao prédio um visual único. 

A beleza continua em seu interior. Painéis pintados por Di Cavalcanti representam a via sacra e três anjos esculpidos em bronze estão pendurados no teto. A cidade conta com outras igrejas que vale a pena conhecer. Entre elas, a Igreja Dom Bosco, a Igrejinha e o Templo da Boa Vontade.

  • Museus

Brasília tem muitos museus para visitar. Para quem curte, este é lugar certo para imergir em muita história e cultura. Entre os principais, estão Museu do Catetinho, Museu de Valores do Banco Central e o Memorial JK. Além disso, a capital conta com um Centro Cultural do Banco do Brasil e a Caixa Cultural Brasília.

  • Parques

É possível também aproveitar ótimos passeios ao ar livre nos parques de Brasília. O Parque da Cidade, ou Parque Sarah Kubitschek, tem 4,2 quilômetros quadrados de área verde e fica bem no centro da capital. Mais distante do Plano Piloto, o parque Ermida Dom Bosco é ideal para quem quer mais tranquilidade. O local costuma ser utilizado para a realização de piqueniques e para apreciar o pôr do sol.

Há também o Parque Ecológico de Águas Claras. Lá você pode encontrar alguns animais, como capivaras, gansos e tucanos. O parque tem muita árvores frutíferas e ipês. É um refúgio verde, de 86 hectares, na capital federal.

  • Pontão do Lago Sul

A orla do Lago Paranoá também é um ótimo local para curtir a natureza e realizar caminhadas. O Pontão do Lago Sul tem decks, belos jardins e restaurantes. Aos finais de semana, recebe feiras e eventos.

Onde fazer compras em Brasília

 

o que fazer em brasilia
Foto: Daniel Costa / Unsplash

Brasília é uma grande metrópole com uma oferta variada de locais para se comprar. A cidade conta com centros bem abastecidos, além de feiras e shoppings. Por falar em shoppings, a capital federal tem ao menos seis que atendem a todos os gostos e bolsos. Enfim, não faltam opções de onde fazer compras em Brasília. Mas vamos te ajudar com algumas sugestões.

  • Shoppings

Para quem procura alto padrão e não se preocupa com o valor que irá gastar, o Iguatemi é a melhor opção de shopping. Já o ParkShopping é o que oferece maior variedade de lojas e uma praça de alimentação bem completa. Os shoppings Conjunto Nacional, Pátio Brasil e Brasília Shopping têm o perfil mais tradicional e também são os mais movimentados. Isto porque estão localizados próximos à rede hoteleira e aos centros urbanos. Por fim, os preços mais acessíveis são encontrados no Outlet Premium Brasília.

  • Feira da Torre

A feira que ocorre aos pés da Torre de TV é ótima para quem quer comprar artesanatos em couro e madeira. Nela, é possível encontrar roupas, pedrarias, souvenirs e comidas típicas do centro-oeste brasileiro. A Feira da Torre acontece aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h.

  • Mercado Municipal

Apesar de não ser grande, o Mercado Municipal de Brasília oferece uma variedade bem grande de produtos. Nele, é possível encontrar cortes especiais de carne, bacalhau, queijos importados, pães e muito mais. O local ainda dispões de um bar que oferece pratos maravilhosos.

Onde comer em Brasília

 

o que fazer em brasilia
Foto: Divulgação

Quanto a pergunta é onde comer em Brasília, a resposta é bem difícil. É mais fácil dizer o que comer: tudo! Por receber pessoas de todas as partes do mundo – são mais de 80 embaixadas de outros países – a cidade tem todo tipo de restaurante. Por isso, está entre os maiores pólos gastronômicos do Brasil.

Para ajudar a descomplicar a escolha, vamos te dar algumas dicas de onde comer em Brasília. Mas fique à vontade para aproveitar todos os sabores que a capital federal tem para oferecer. Conhecida como “rua dos restaurantes”, a comercial 404/405 Sul tem muitas opções de locais para apreciar uma boa comida. Do mesmo modo, a 201/202 Sul e a 213/214 Norte concentram restaurantes e bares.

Alguns pontos turísticos também dispõe de ótimos lugares para se comer. Um exemplo é o Pontão do Lago Sul. Assim como a orla da Ponte JK, que conta com bares e restaurantes à beira do Lago Paranoá. Na Vila Planalto, amantes da comida caseira encontram várias casas especializadas na gastronomia da região.

Onde se hospedar em Brasília

 

o que fazer em brasilia
Foto: Maurilio Quadros / Unsplash

Uma dica importante sobre os hotéis em Brasília é que, geralmente, os preços de hospedagem são menores de sexta a domingo. Nos demais dias da semana, os valores são bem altos, devido ao turismo de negócios que toma conta da capital federal.

A maior parte dos hotéis está concentra nos setores Sul e Norte, áreas centrais e próximas dos pontos turísticos. Mas para quem prefere uma hospedagem mais tranquila, o ideal é ficar nos hotéis à beira do Lago Paranoá, no Setor de Hotéis de Turismo Norte. 

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima