Está programando uma viagem a Búzios? Elaboramos um guia com várias dicas de viagens e o que fazer em Búzios
Búzios é um paraíso. Praias de águas cristalinas encantam pela beleza e atraem muitos turistas ao longo do ano. Antes uma pequena vila na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, hoje conta com ótima estrutura para receber os visitantes. Atualmente, o centro oferece várias opções de restaurantes e lojas.
As 23 praias podem ser facilmente visitadas. Cada uma com sua particularidade. Aproveite um mar calmo e delicie-se em meio a uma natureza exuberante. Pratique mergulho. Curta também muito agito. Surfe em grandes ondas. Faça tudo isso e muito mais.
Há opções do que fazer em Búzios para todos os gostos e estilos. E você vai se surpreender com as experiências que viverá lá. É realmente um passeio imperdível, seja para fazer sozinho, em família ou com amigos.
O que fazer em Búzios

É verdade que as praias são o principal atrativo de Búzios. São 23 lugares incríveis para se conhecer, cada um com uma experiência diferente. Mas para além de visitar e curtir as praias, o que fazer em Búzios?
A cidade também conta com locais para caminhadas agradáveis à beira-mar, como a Orla Bardot, e uma vida noturna bem agitada na Rua das Pedras. Descubra tudo que este lindo destino do litoral do Rio de Janeiro tem para oferecer.
- Rua das Pedras
Além das praias, a Rua das Pedras é um dos pontos turísticos mais visitados de Búzios. O motivo, além da beleza, é o fato de a rua concentrar lojas, bares, cafés, restaurantes, agências de turismo e hotéis. Além disso, a Rua das Pedras é ponto de partida dos barcos e escunas que realizam os passeios pela região.
O movimento é grande durante o dia e, principalmente, à noite. É na Rua das Pedras que a vida noturna de Búzios acontece. E o movimento é tanto que estende-se para outras ruas vizinhas, tornando a Rua das Pedras o centro da agitação.
- Orla Bardot
O nome é uma homenagem à atriz Brigitte Bardot, que no passado, descobriu Búzios como um refúgio. No local, uma estátua de bronze da atriz sentada em frente ao mar é um dos cartões-postais de Búzios. A visita dela fez com que a pacata vila ficasse conhecida internacionalmente.
O calçadão à beira-mar é excelente para passeios agradáveis, tanto de dia quanto de noite. A vista é para a Praia da Armação.
- Porto da Barra
Outro ponto para curtir a noite de Búzios é o complexo Porto da Barra. Localizado na Praia de Manguinhos, o complexo reúne restaurantes, bares e lounges. O ambiente é aconchegante e tem visual descolado. Há, ainda, várias lojinhas onde você encontrará roupas e equipamentos para esportes aquáticos.
- Mirante de João Fernandes
Para quem quer apreciar uma vista mais ampla das belezas de Búzios, o Mirante de João Fernandes é um ótimo local. De lá, é possível avistar as Praias da Armação, Forno, Canto e a Ilha Feia. Para chegar ao mirante, próximo à Praia de João Fernandes, você terá que subir uma ladeira bem íngreme, mas o esforço vale a pena.
- Mirante do Forno
Outro ponto alto de Búzios que permite uma bela vista é o Mirante do Forno, entre as praias Brava e do Forno. Do alto do mirante, você terá uma vista maravilhosa da região.
- Ponta da Lagoinha
A Ponta da Lagoinha fica entre as praias da Ferradura e da Foca. A beleza do lugar é sem igual. Entre formações rochosas surgem piscinas naturais, em meio à vegetação preservada. É um local bastante procurado para quem quer relaxar e aproveitar a vista. De lá, é possível ver a Praia do Forno e as Ilhas Âncora, Gravatás e Ilhotes.
- Ponta do Pai Vitório
Localizada no final da Praia Rasa, a Ponta do Pai Vitório é um paraíso quase que intocado. Não há estrutura nenhuma, portanto vá preparado com alimentação e bebida. A trilha que leva até a Ponta do Pai Vitório é bem demarcada e tranquila.
A praia da Ponta do Pai Vitório é pequena, cercada por pedras, com água clara. Lá você verá muitas tartarugas.
Praias para visitar em Búzios

Há muitas praias para visitar em Búzios. É uma mais bonita que a outra. O que torna difícil a tarefa de escolher qual conhecer primeiro. O comum entre todas é a beleza exuberante. São lugares incríveis!
- Praia de Geribá
Que tal começar com a mais popular e agitada de Búzios? A Praia de Geribá tem uma larga faixa de areia e é ótima opção para quem curte agitação e movimento. Além disso, conta com ótima estrutura. O mar é ótimo para a prática de surf e windsurf, apesar de o canto esquerdo ter águas mais calmas.
- Praia da Ferradurinha
O acesso à Praia da Ferradurinha é através da Praia de Geribá. A pequena enseada fica entre dois paredões de pedras. O mar é bem calmo. Mas a pequena faixa de areia costuma ficar cheia nos finais de semana.
- Praias Azeda e Azedinha
As duas praias são separadas apenas por um caminho de pedras. Azeda é a maior e conta com boa infraestrutura. Já a Azedinha é bem menor. Ambas tem mar calmo. São bem famosas em Búzios e ótimas para a prática de stand-up paddle, caiaque e snorkeling. O acesso a elas é a partir da Praia dos Ossos.
- Praia dos Ossos
A Praia dos Ossos é o ponto de partida dos barcos de passeio de Búzios. Por isso, não é das melhores para se aproveitar o mar.
- Praia da Armação
Também não recomendada para banho, a Praia da Armação é bastante visitada por quem caminha pela Orla Bardot. Dela partem os principais passeios de escuna, táxis marítimos e barcos. É ótima para quem quer curtir um belo pôr do sol.
- Praias de João Fernandes e de João Fernandinho
Bastante parecidas com Azeda e Azedinha, as praias de João Fernandes e de João Fernandinho são vizinhas. Ideais para quem viaja com crianças, as duas têm mar calmo e uma faixa de areia mais longa. O acesso a João Fernandes é de carro e a João Fernandinho, por uma escadaria.
- Praia da Ferradura
O mar calmo e raso da Praia da Ferradura é apreciado por turistas que visitam Búzios. Por isso, a praia está sempre cheia. Nela, é possível andar de pedalinho. Além disso, o entorno conta com várias opções de acomodação.
- Praia Brava
Ideal para surfistas, o nome diz o que você pode encontrar na Praia Brava: um mar bastante agitado. Porém, apesar de não ser recomendada banhos, é uma das mais lindas de Búzios – e a mais chique. Alguns beach clubs requintados foram construídos lá e tornaram a Praia Brava o destino de famosos. O Rocka Beach Lounge Restaurant e o Silk Beach Club são os principais.
A partir da Praia Brava é possível, ainda, seguir por uma trilha que leva à Praia Olho de Boi, frequentada por naturistas.
- Praia do Forno
Apesar do fácil acesso por estar à beira da estrada, a Praia do Forno é pouco frequentada. O mar é bem calmo e favorece a prática de snorkeling – mergulho de superfície. A pequena faixa de areia é um pouco cor-de-rosa. Além disso, há uma gruta escondida no canto direito da praia.
- Praia da Foca
Para quem prefere curtir a beleza de Búzios longe do agito, a Praia da Foca é ideal. Praticamente deserta, fica entre dois paredões de pedra.
- Praia do Canto e Praia dos Amores
A Praia do Canto fica no final da Praia da Armação. Com mar bem calmo e uma boa faixa de areia é ideal para banho. Dependendo da maré, é possível encontrar piscinas naturais por lá.
No canto esquerdo da praia, há um caminho que leva à Praia dos Amores. O caminho é entre rochas, por isso a praia é sempre deserta.
- Praia da Tartaruga
Mar calmo e boa infraestrutura fazem da Praia da Tartaruga uma das mais procuradas por quem visita Búzios. Praticantes de stand-up paddle, caiaque e mergulho são frequentadores assíduos de lá. O local também é ótimo para quem viaja com crianças.
- Praia de Manguinhos e Praia Rasa
Os fortes ventos favorecem a prática de windsurf, kitesurf e vela na Praia de Manguinhos. Ela é também a que conta com melhor infraestrutura de restaurantes de Búzios, o Porto da Barra. Sua continuação é a Praia Rasa. Nela há boas opções de hospedagem.
- Praia de Tucuns
Outra praia em que a prática de esportes que dependem do vento é favorecida é a Tucuns. Diferentemente de Manguinhos, a praia é praticamente deserta. Há uma longa faixa de areia e vegetação preservada. Um paraíso para quem quer relaxar.
- Praia de Caravelas e Praia de José Gonçalves
O comum entre a Praia de Caravelas e a Praia de José Gonçalves é que ambas ficam distantes do centro de Búzios. Ficam quase em Cabo Frio, município vizinho. São praias pequenas, mas com mar agitado e ondas perfeitas para quem pratica o surfe.
- Praia Olho de Boi
A Praia Olho de Boi é a que tem o acesso mais difícil em Búzios. E não é por menos que foi escolhida para a prática do naturismo. Escondida entre duas rochas, só entra lá quem é adepto da prática. A trilha que conduz até ela sai da Praia Brava.
Onde comer em Búzios

A gastronomia de Búzios é tão rica quanto a diversidade de suas praias. Por isso, você não terá problema para encontrar onde comer em Búzios. Experimente deliciosos pratos com peixes e frutos do mar. Encontre também lanches, porções e comidas típicas da região.
As opções de lugares para comer em Búzios são encontradas, principalmente, na Rua das Pedras e Orla Bardot, no Porto da Barra, na Avenida José Bento Ribeiro Dantas e, claro, nas praias.
- Bar do Zé
Um dos restaurantes mais recomendados de Búzios é o Bar do Zé. Apesar do nome simples, é um local com bastante requinte na Orla Bardot. Entre os pratos mais famosos está o risoto de camarão, queijo Brie e aspargos.
- Quiosque Porto da Canoa
Localizado no Porto da Barra, o Quiosque Porto da Canoa serve porções, com destaque para a casquinha de peixe e o bolinho de feijoada. O local também é conhecido como Bar do Gordo.
- Avenida José Bento Ribeiro Dantas
Existem muitas opções de restaurantes ao longo da Avenida José Bento Ribeiro Dantas. A principal via de circulação de Búzios concentra os locais com preços mais acessíveis, como restaurantes self-services e pratos feitos.
- Praias
As praias com melhor infraestrutura para refeição são a da Tartaruga, de Geribá, a da Armação e Manguinhos. Mas é possível encontrar opções de restaurantes nas praias Brava, da Ferradura, de João Fernandes e João Fernandinho, Azeda e Azedinha, do Forno, da Foca, de José Gonçalves e de Caravelas.
Onde se hospedar em Búzios

Com tantas praias para visitar, você deve estar se perguntando onde se hospedar em Búzios para viver a melhor experiência. Não se preocupe, a cidade é a que tem o maior número de acomodações na Região dos Lagos. São mais de 400 opções entre hotéis, pousadas, hostels e beach clubs. Há hospedagem para todos os gostos e valores que atendem a todos os bolsos.
Entre tantas ofertas de hotéis em Búzios, você deve pensar o que realmente quer para definir o melhor local. Caso queira hospedar-se à beira-mar, a cidade oferece boas opções, mas se você prefere curtir um pouco de agito e ficar perto de tudo, as acomodações na Rua das Pedras e Orla Bardot são ideais.
Seja qual for sua escolha, permita-se conhecer este paraíso chamado Búzios e aproveite dias de muita diversão.