Novo Projeto
Novo Projeto (2) (1)

Reserva de Hotéis

Novo Projeto (6) (1)

Passagens Aéreas

Novo Projeto (3) (1)

Passeios e atividades

Novo Projeto (8) (1)

Aluguel de carros

Novo Projeto (4) (1)

Seguro Viagem

o que fazer em gramado

Está programando uma viagem a Gramado? Elaboramos um guia com várias dicas de viagens e o que fazer em Gramado

Gramado é certamente o destino de inverno mais procurado pelos brasileiros. A influência de imigrantes pode ser notada na bela arquitetura das casas e na gastronomia local. E, o clima da Serra Gaúcha torna esta cidade um cantinho com ares europeus em pleno Brasil. Com alguma sorte, é possível até mesmo viver dias incríveis em meio a neve que, às vezes, dá as caras por lá.

Mas Gramado é muito mais do que isso. Aconchegante e com muitas atrações, a cidade é uma bela pedida para quem procura atividades ao ar livre, muita cultura e excelente gastronomia. Caminhar pelas principais vias do centro já é um passeio e tanto. As ruas são muito bonitas e oferecem muitas opções de restaurantes, bares e lojas.

Entre as opções de o que fazer em Gramado, reserve um tempo para conhecer o único parque de neve do Brasil, andar de pedalinho no Lago Negro, se maravilhar com o Mini Mundo e experimentar deliciosos chocolates. No Natal, o destino ganha um charme especial, reunindo diversos enfeites, luzinhas e atrações especiais. Tire um tempinho para conhecer a vizinha Canela, distante apenas 9 quilômetros e com muitas atrações incríveis.

O que fazer em Gramado

 

o que fazer em gramado
Foto: Divulgação

Mas você deve estar se perguntando por onde começar com tanta coisa para fazer em Gramado. O mais importante é saber que, apesar de muitas, nem todas as atrações agradam a todos. Por isso, veja as nossas dicas e escolha quais mais se encaixam no seu perfil de viagem.

  • Centro turístico

O centro da cidade de Gramado concentra vários pontos turísticos. Assim fica fácil conhecê-los de uma única vez em uma bela caminhada. Bela porque a arquitetura e decoração desses locais são de encher os olhos.

É um ótimo passeio para fazer assim que se chega em Gramado. A Avenida Borges de Medeiros abriga boa parte do que há para ver, principalmente na Praça Major Nicoletti, onde fica a Paróquia de São Pedro, a Fonte do Amor Eterno e o Palácio dos Festivais.

Ao lado da praça, fica a Rua Coberta – originalmente, Rua Madre Verônica. Nela estão muitos restaurantes e lojas. A cobertura com plantas pendentes e uma bela iluminação chamam a atenção. É ideal para passeios, compras e uma paradinha para comer ou só tomar um chocolate quente.

Ainda nesta região, a Rua Torta – ou Rua Emílio Sorgetz – é o lugar ideal para se fotografar. Conhecida também como Ladeira das Flores, o colorido das plantas espalhadas por ela atrai os turistas. É um dos cartões-postais de Gramado.

  • Lago Negro

O buraco aberto por moradores de Gramado para conter um incêndio na mata virou um lindo lago artificial que hoje recebe muitos visitantes. Cercado por árvores da Floresta Negra da Alemanha, de onde veio o seu nome, o Lago Negro é belíssimo. A principal atividade por lá é o pedalinho. Mas também é um lugar ótimo para caminhadas e tem uma trilha em seu entorno.

  • Mini Mundo

Não deixe de conhecer o Parque Mini Mundo ao visitar Gramado. O parque a céu aberto reúne réplicas de construções do Brasil e do mundo em uma proporção 24 vezes menor do que as originais. É um das atrações mais visitadas da Serra Gaúcha. E, com certeza, você vai gostar.

As réplicas são perfeitas e mostram um trabalho minucioso. Entre tantas, você verá enormes castelos europeus, o Museu do Ipiranga de São Paulo, a Usina do Gasômetro de Porto Alegre e o Aeroporto de Bariloche, na Argentina.

  • Zoológico de Gramado

Diferente de outros, o Zoológico de Gramado tem apenas espécies da fauna brasileira. O local reúne cerca de 1.500 animais vivendo em ambientes que recriam seu habitat natural.

Ele foi criado em 2008 e resgata animais em situações de risco. Além disso, realiza pesquisas sobre as espécies, seus hábitos e origens.

  • Parque Gaúcho

Ao visitar o Zoológico, aproveite também para conhecer o Parque Gaúcho, que fica bem perto. O local é excelente para quem quer saber mais das culturas e tradições gaúchas. Um exemplo é o espaço A Cidade dos Gaúchos, que recria como as pessoas viviam nesta região no século XVIII.

  • Le Jardin – Parque de Lavanda

Também bem próximo ao Zoológico e ao Parque Gaúcho, o Le Jardin – Parque de Lavanda é um lugar belíssimo e perfeito para quem quer curtir uma linda paisagem. O cenário é colorido, cheio de espécies de lavandas e flores.

  • Jardim do Amor

Apesar de ser um parque pequeno, o Jardim do Amor tem lindos cenários inspirados nas paisagens da Toscana. Ótimos para tirar fotos, o lugar é muito procurado por casais, principalmente aqueles que vão à Gramado em lua de mel.

  • Snowland

Gramado é reconhecidamente um destino de quem gosta de frio. E, para não decepcionar nesse quesito, a cidade tem o único parque de neve do Brasil. O Snowland foi inaugurado em 2013 e funciona como um parque fechado com muitas atrações com neve. Com destaque para a montanha de neve artificial que tem pista para esqui e snowboard, permite a descida em boia ou em moto de neve.

O lugar tem também uma pista de patinação no gelo e um simulador 3D. Vá preparado para o frio: as temperaturas ficam entre -3ºC e -5ºC. Uma dica é ir bem agasalhado ao lugar.

  • Fábricas de Chocolate

Gramado é um ótimo lugar para os amantes de chocolate. Esqueça a dieta ao ir para lá. A cidade tem muitas fábricas de chocolate que, inclusive, rendem um bom roteiro. Todas elas têm lojas espalhadas pela cidade onde você pode provar os mais variados tipos desse doce maravilhoso. Além disso, a maioria oferece visitação gratuita às fábricas. É muito interessante acompanhar as etapas de produção do chocolate. Entre as principais fábricas de chocolate da região, podemos destacar a Lugano, Florybal, Prawer, Planalto e Caracol.

  • Mundo do Chocolate

A fábrica de chocolates Lugano foi além da visitação à produção e montou um museu bem no centro de Gramado. O Mundo do Chocolate oferece uma volta ao mundo através de réplicas de monumentos famosos feitas em chocolate. São mais de 200 peças em 30 toneladas de chocolate! A escultura da Torre Eiffel, por exemplo, tem 4,20 metros de altura. O lugar é impressionante.

  • Canela

A vizinha Canela também faz parte do roteiro de quem visita Gramado. As cidades são tão próximas que suas atividades acabam se misturando. Por exemplo, na estrada das Hortênsias, que liga Gramado a Canela, ficam algumas atrações como o Museu de Cera Dreamland, o Reino de Chocolate, o Mundo a Vapor, a Casa do Papai Noel, entre outros.

Já em Canela, há muitos atrativos que vale a pena incluir no roteiro de viagem a Gramado, como os Bondinhos aéreos e os parques temáticos.

Onde fazer compras em Gramado

 

o que fazer em gramado
Foto: Glauco Umbelino / FLickr

Quando a questão é onde fazer compras em Gramado, certamente a Avenida Borges de Medeiros é a principal indicação. Ela reúne várias lojas e seu entorno tem a Rua Coberta – que também tem muitas lojas -, o Boulevard São Pedro e o Largo Borges, um centro comercial.

Lá você encontrará muita roupa, calçados e lembranças de viagem. Especialmente as roupas de frio e couro tem um preço menor nesta região, devido a grande procura.

Onde comer em Gramado

 

o que fazer em gramado
Foto: Divulgação

Ah, comer em Gramado é uma experiência e tanto. A cidade conta com um pólo gastronômico bem completo, com opções para todos os gostos. Aliado a isso, os restaurantes, bares e cafés são muito charmosos, o que torna a atividade uma verdadeira delícia.

Gramado tem restaurantes das mais variadas cozinhas: brasileira, alemã, oriental, suíça, italiana. Vai ser difícil escolher o que provar primeiro. Se vale uma dica: não deixe de experimentar uma sequência de fondue – queijo, carne e chocolate -, famosa na região.

  • Fritz Haus

Um bom lugar para provar uma deliciosa comida alemã é o Fritz Haus. Ele fica bem no centro de Gramado, na Avenida Borges de Medeiros. O lugar é ideal para tomar uma bela cerveja.

  • El Fuego

Especializado em carnes, o restaurante El Fuego abre para almoço e serve também no sistema de rodízio. Ele fica na Avenida das Hortênsias, próximo ao centro de Gramado

  • Cantina Pastasciutta

Uma massa cai muito bem, principalmente no friozinho de Gramado. E a Cantina Pastasciutta servem pratos muito saborosos. É bem fácil encontrá-la, fica na Avenida Borges de Medeiros, no centro.

  • Bistrot Brillat

O Bistrot Brillat é ótimo para uma boa refeição no centro de Gramado. Com mesas no meio da Rua Coberta, é excelente principalmente nos dias de frio.

  • Le Chalet de la Fondue

Como dissemos, Gramado tem um prato muito comum e delicioso que vale a pena experimentar: a sequência de fondue. O Le Chalet de la Fondue é um lugar especialmente charmoso e ideal para provar essa delícia.

  • Casa da Velha Bruxa

Gramado tem muitas fábricas de chocolate e, como não poderia ser diferente, muitos lugares para comer esse doce maravilhoso. Um exemplo é a Casa da Velha Bruxa, da fábrica de chocolates Prawer. O restaurante serve deliciosos doces com muito chocolate, com destaque para os waffles e sorvetes.

Onde se hospedar em Gramado

 

o que fazer em gramado
Foto: Divulgação

Não é tarefa difícil encontrar onde se hospedar em Gramado. Talvez o mais complicado seja o valor das diárias, que costuma ser maior que em outros destinos. A cidade é bem servida por hostels, hotéis, pousadas, chalés e até resorts. Inclusive, algumas das acomodações mais sofisticadas do Brasil estão situadas da cidade gaúcha.

A maior parte das acomodações está no entorno do centro, principalmente na Avenida Borges de Medeiros, o que facilita, e muito, chegar a boa parte dos pontos turísticos. Há, ainda, hospedagens mais afastadas, ideais para quem quer curtir a tranquilidade em meio ao cenário espetacular da Serra Gaúcha. Devido ao valor diferenciado das diárias na cidade, há quem opte em se hospedar na vizinha, Canela.

Booking.com
Gostou? Compartilhe!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp

Fique por dentro!

Cadastre-se para receber nossas últimas novidades e ofertas exclusivas!

Fique por dentro!

Cadastre-se para receber nossas últimas novidades e ofertas exclusivas!