Está programando uma viagem a Itacaré? Elaboramos um guia com várias dicas de viagens e o que fazer em Itacaré
Praias paradisíacas, cachoeiras e Mata Atlântica. Esse é o cenário que você encontrará ao viajar para Itacaré, no sul da Bahia. Apesar de ser um dos mais famosos destinos de quem vai ao litoral baiano, a cidade consegue preservar praias desertas e natureza intocada.
O centro garante agito, boas acomodações e excelentes restaurantes. O terreno montanhoso envolto por densa vegetação favorece a prática de ecoturismo. E tanto as praias urbanas quanto as rurais oferecem um visual incrível.
Há praias para todos os gostos e muita coisa para fazer em Itacaré. Se você gosta de diversão e movimentação de pessoas, as praias urbanas não vão te decepcionar. Já se o que quer é contato com a natureza, conheça as praias rurais através de trilhas que levam também às cachoeiras.
O que fazer em Itacaré

Mas, para além de conhecer as praias, há muito o que fazer em Itacaré. A cidade tem diversas atividades ligadas à natureza. Além disso, é perfeita para quem quer aproveitar mar, rio, cachoeira e trilha, tudo no mesmo lugar. Confira nossas dicas e aproveite dias incríveis em Itacaré.
- Trilhas
Como Itacaré é cercada por Mata Atlântica, muitas praias podem ser acessadas somente através de trilhas. E há muitas nesta região. Porém duas são mais famosas: a Trilha das Quatro Praias e a Trilha da Prainha.
A Trilha das Quatro Praias leva à Praia da Engenhoca, à Praia Havaizinho, à Praia Gamboa e à Praia de Itacarezinho. O trajeto tem cerca de 4 quilômetros de caminhada. Há quiosques no percurso e um ótimo restaurante na Praia de Itacarezinho.
Já a Trilha da Prainha, além do óbvio, também leva a Praia de São José. O trajeto leva em torno de 40 minutos. A Prainha tem um pequeno quiosque, enquanto a Praia de São José tem um bom restaurante.
Outra bem conhecida e recomendável é a trilha que leva à Praia de Jeribucaçu, uma das mais selvagens de Itacaré. São apenas 30 minutos de caminhada a partir da BA-001. As trilhas de Itacaré podem ser feitas tanto com guias da região como por conta própria. Mas, para quem não conhece o local, o melhor é optar pelo passeio guiado.
- Cachoeiras
A Cachoeira do Tijuípe fica a 8 quilômetros da Praia de Itacarezinho. A cachoeira é ótima para banhos e tem ótima
infraestrutura, vale a pena conhecer. É indicada, inclusive, para quem viaja em família.
A Cachoeira da Usina pode ser visitada por uma trilha a partir da Praia de Jeribucaçu. São 40 minutos de caminhada pela mata para chegar até a cachoeira.
A Cachoeira do Cleandro – também conhecida como Cachoeira do Engenho – pode ser visitada de barco ou caiaque a partir do Rio de Contas. Tem três quedas d’água e um ótimo poço para banho.
- Circuito de Arvorismo
O Conduru Ecoturismo é um local perfeito para praticar o arvorismo. O circuito em meio à Mata Atlântica tem 21 atividades e 7 tirolesas – a maior tem 280 metros de extensão e 40 metros de altura. Do alto das plataformas é possível avistar a Praia da Ribeira.
- Rafting
O trecho do Rio de Contas, no município de Taboquinhas, é ideal para a prática de rafting. As corredeiras do rio tem níveis diferentes e mudam conforme o volume de chuvas. São cinco principais e outras menores. Distante 29 km de Itacaré, o rafting no Rio de Contas faz parte do roteiro de quem visita a cidade.
- Passeio de canoa
O trecho mais calmo do Rio de Contas recebe o passeio de canoa que leva até a Cachoeira do Cleandro. O trajeto dura cerca de uma hora. O cenário é belíssimo, entre a Mata Atlântica e manguezais. É muito agradável.
Quais praias visitar em Itacaré

Para saber quais praias visitar em Itacaré é importante saber que estão divididas em duas categorias: as urbanas e as rurais. Todas são igualmente belas. A grande diferença é a facilidade, ou não, de acesso.
As urbanas, mais próximas ao centro, são as mais visitadas. Porém, as rurais, com visual mais selvagem, são cenários paradisíacos muito procurados por quem vai a Itacaré.
Praias urbanas
- Praia da Coroa
Bem no centro de Itacaré, a Praia da Coroa – também conhecida como Coroinha – é a mais movimentada da cidade tanto de dia quanto de noite. Cercada de casarios históricos, a praia tem um visual incrível. Mas não é muito recomendável para banho, muitos barcos transitam por lá.
- Praia da Concha
A Praia da Concha é a principal do centro de Itacaré para banhos. A orla é bem movimentada, com muitos bares e quiosques. O mar é calmo e se encontra com o Rio de Contas. É ótimo para quem viaja com crianças e para a prática de canoagem e stand-up paddle.
- Praia do Resende
É uma das mais preservadas da região urbana de Itacaré. Fica a apenas 1,5 km da Praia da Coroa, mas é bem tranquila. No local há apenas pequenos quiosques, ideal para quem quer passar o dia em meio à natureza.
- Praia da Tiririca
Com ondas fortes, a Praia da Tiririca é frequentada, sobretudo, por surfistas. O esporte é a principal atração, tanto que há uma escola de surfe e aluguel de pranchas. É uma praia com ótima infraestrutura, com quiosques e restaurantes.
- Praia do Costa
A Praia da Coroa é a mais tranquila e selvagem das praias urbanas de Itacaré. Não há nenhuma infraestrutura. É ideal para quem quer curtir somente a natureza entre o mar, a areia branquinha e coqueiros.
- Praia do Ribeira
Última praia do perímetro urbano de Itacaré, a Praia do Ribeira tem o mar mais agitado, alguns quiosques e mata mais fechada. Além disso, o Rio Ribeira desemboca no mar e é uma uma opção de banho para quem visita o lugar.
Praias rurais
- Praia de Itacarezinho
A Praia de Itacarezinho tem uma longa faixa de areia, com mais de 3 quilômetros. Cercada de coqueirais, a belíssima praia oferece paz e tranquilidade para quem a visita. Além disso, na ponta direita o Rio Tijuípe encontra com a praia e é uma opção para quem gosta de água doce. Há dois restaurantes que oferecem boa gastronomia. É a última praia da Trilha das Quatro Praias.
- Praia da Engenhoca
Outro ótimo local para a prática do surfe em Itacaré, a Praia da Engenhoca atrai muitos surfistas. É um cenário muito lindo que reúne mar, areia, coqueiros, montanhas e rio. Ela é a primeira da Trilha das Quatro Praias.
- Praia Havaizinho
A Praia do Havaizinho, segunda da Trilha das Quatro Praias, não tem pousadas nem restaurantes. É excelente para quem quer curtir apenas a natureza. O mar tem poucas ondas e a faixa de areia é pequena.
- Praia da Camboinha ou Gamboa
A menor da Trilha das Quatro Praias, a Praia da Camboinha – também conhecida como Gamboa – é deserta e muito tranquila. Sem nenhuma construção, a pequena faixa de areia é perfeita para quem quer curtir somente o mar.
- Praia de Jeribucaçu
Sem dúvidas, a Praia de Jeribucaçu é uma das mais belas de Itacaré. A praia é cercada por rochas e mata virgem. Além disso, um rio cruza a faixa de areia, ótimo para quem gosta de banho de água doce.
- Prainha
Não é muito fácil chegar à Prainha, mesmo assim é uma das mais cobiçadas de Itacaré. O cenário quase deserto, cercado por Mata Atlântica, sem nenhuma construção e mar agitado convida surfistas e amantes de praias selvagens.
- Praia de São José
A Praia de São José é cercada por condomínios particulares e, por isso, não é muito explorada. Acaba sendo, quase que exclusivamente, frenquentada por quem fica hospedado ali. A curta faixa de areia emoldurada por coqueiros é ideal para quem quer relaxar.
Onde comprar em Itacaré
Itacaré não é uma cidade grande e vive, principalmente, em função das praias e da natureza exuberante. Não há grandes centros nem shoppings. Sendo assim, as compras em Itacaré podem ser feitas em lojas e mercados apenas.
Além disso, a venda de artesanato e produtos da região são fortes na cidade. O artesanato produz peças lindíssimas, que utilizam material de coqueiros e dendezeiros. Você vai encontrar desde artigos de decoração a bijuterias. Vale a pena trazer, pelo menos, uma lembrança desse paraíso baiano. Os chocolates orgânicos, produzidos com o cacau da região, também chamam bastante a atenção de quem passa por lá.
- Barracas da Praia da Concha
No caminho que leva até a Praia da Concha há diversas barracas de artesanato. O lugar é ideal para quem procura produtos de decoração e bijuterias.
- Pituba
A rua da Pituba concentra, além de restaurantes, muitas lojas onde se pode encontrar roupas, peças de design e objetos de decoração, além de artigos para esportes aquáticos. Além disso, à noite barracas expõem uma grande diversidade de produtos do artesanato local.
- Vila Rosa Cacau e Cultura
Ponto turístico de Itacaré, a fazenda Vila Rosa Cacau e Cultura é o lugar para comprar chocolates produzidos na região.
Onde comer em Itacaré

Há uma grande variedade de lugares para comer em Itacaré, desde os restaurantes que servem a tradicional comida baiana até menus com culinárias internacionais. Por isso, ao visitar a cidade tenha a certeza de ser bem servido.
Nossa dica: aproveite a boa gastronomia da região: pratos com frutos do mar, regados a dendê e pimenta na medida certa. Não saia de lá sem experimentar uma boa moqueca.
A Rua da Pituba – oficialmente Rua Pedro Longo – concentra a maior parte dos restaurantes de Itacaré. É muito colorida e agitada.
- Flor do Cacau
E por falar em moqueca, o restaurante Flor do Cacau serve o delicioso prato típico da região, além de bobó e outras delícias da culinária baiana. Ele fica na Rua Pirituba..
- Manga Rosa Restaurante
Agora, para experimentar diversas opções de pratos com camarões e lagosta, conheça o Manga Rosa Restaurante. O restaurante tem ambiente aconchegante e bem decorado.
- Mediterrâneo
Com ambiente requintado e pratos elaborados, o Mediterrêneo é o lugar para se provar uma bela massa italiana em Itacaré.
- Tio Gu Creperia
Para quem procura um ambiente deslocado para curtir um fim de tarde, Tio Gu Creperia oferece um ambiente descontraído e boa música. O menu inclui crepes, saladas e omeletes.
- Restaurante Itacarezinho
As praias também têm ótimas opções de restaurantes, quiosques e bares. O mais famoso é o Restaurante Itacarezinho. Na praia de mesmo nome, o restaurante tem um menu especial com pratos e temperos da culinária baiana.
Onde se hospedar em Itacaré

Ao procurar onde se hospedar em Itacaré você encontrará uma boa oferta de hostels, pousadas e até resort em praia exclusiva. Os preços também são variados e atendem a todos os bolsos. Mas é importante saber que os valores mudam conforme a época em que se visita Itacaré.
Durante a alta temporada – verão, férias de julho e feriados – o preço das acomodações sobe consideravelmente. Por isso, caso queira aproveitar este cantinho de paraíso na Bahia sem gastar muito, escolha viajar para lá na baixa temporada.
Outro ponto a se considerar é a localização da hospedagem. São duas opções: no agito do centro ou nas praias rurais, onde há tranquilidade. As principais acomodações do centro ficam no entorno da Rua da Pituba e nas praias da Coroa, da Concha e da Tiririca.
Agora, se o que procura é muito sossego e cenário paradisíaco, a Praia de Itacarezinho é um lugar ideal. Porém, distante do centro de Itacaré, exigirá carro para se locomover até a cidade.