Novo Projeto
Novo Projeto (2) (1)

Reserva de Hotéis

Novo Projeto (6) (1)

Passagens Aéreas

Novo Projeto (3) (1)

Passeios e atividades

Novo Projeto (8) (1)

Aluguel de carros

Novo Projeto (4) (1)

Seguro Viagem

o que fazer em jericoacoara

Está programando uma viagem a Jericoacoara? Elaboramos um guia com várias dicas de viagens e o que fazer em Jericoacoara

Jericoacoara é um lugar perfeito para quem procura um cenário deslumbrante que reúna lindas praias e ótima estrutura. A vila do município de Jijoca de Jericoacoara, a 300 quilômetros de Fortaleza,  no Ceará, é um dos destinos preferidos do litoral brasileiro.

A beleza natural de Jericoacoara é impressionante: praias lindíssimas, lagoas que são verdadeiros oásis, dunas e mangues com vegetação preservada. Conhecida como Jeri, a vila conserva ruas de areia e clima de interior em meio à sofisticação de pousadas, hotéis e restaurantes que garantem conforto e diversão para quem a visita.

Viaje para lá com a certeza de que há muito o que fazer em Jericoacoara. Windsurf e kitesurf estão entre os esportes mais praticados. Passeios de buggy atraem quem quer conhecer os principais pontos. E não saia sem escorregar no tobogã improvisado na duna que leva às águas refrescantes de uma de suas lagoas.

Uma dica importante: a Prefeitura de Jijoca cobra uma Taxa de Turismo por dia de permanência por pessoa na vila. São isentos do pagamento idosos com mais de 60 anos e crianças com até 12 anos. E o valor pode ser pago com antecedência no site da prefeitura.

Por estar em uma unidade de conservação, dentro do Parque Nacional de Jericoacoara, há algumas regras a serem seguidas na região. Não é permitido o trânsito de veículos sobre as dunas, nem deixar lixo nos locais visitados ou apanhar qualquer espécie de animal. Além disso, é proibido fazer fogueiras.

O que fazer em Jericoacoara

o que fazer em jericoacoara
Foto: Divulgação

Quer uma lista do que fazer em Jericoacoara? Então, vamos lá. Preparamos algumas dicas dos melhores lugares para conhecer e aproveitar dias incríveis neste canto do litoral cearense.

  • Passeios de buggy ou jardineira

Uma forma de conhecer vários pontos de Jericoacoara de uma única vez é fazer um dos passeios de buggy ou jardineira – caminhonete com carroceria adaptada com bancos. Os buggys levam até quatro pessoas, enquanto as jardineiras levam 9 pessoas na carroceria e três na parte interna.

Há dois tipos: passeio a leste e a oeste. O primeiro, que segue em direção a leste da vila, leva até os lugares mais famosos de Jericoacoara: Lagoa do Paraíso, Lagoa Azul, Praia do Preá e Árvore da Preguiça. Já o que segue rumo a oeste começa nas dunas de Jericoacoara, Rio Guriú,  Mangue Seco e Lagoa da Tatajuba.

  • Praia de Jericoacoara

Com ótima estrutura de bares, restaurantes e hotéis, a Praia de Jericoacoara é a principal da vila. O mar calmo é excelente para a prática de windsurf e outros esportes aquáticos.

  • Praia da Malhada

Bem próxima ao centro da vila, a Praia da Malhada não é muito frequentada. Por isso, é ideal para quem quer aproveitar o mar com tranquilidade. Não há comércio na praia. O mar e o vento favorecem a prática do kitesurf.

  • Lagoa do Paraíso

A lagoa de águas cristalinas em tons de azul e verde é um lugar imperdível de se conhecer em Jericoacoara. Bastante famosa na região, a Lagoa do Paraíso tem ótima estrutura em seu entorno, incluindo um beach club.

Ao longo da lagoa, os estabelecimentos colocam redes nas águas para os turistas aproveitarem ainda mais o local. Vale a pena reservar um dia inteiro para curtir a Lagoa do Paraíso. Ela está na rota do passeio a leste.

  • Lagoa Azul

Diferentemente da Lagoa do Paraíso, a Lagoa Azul é mais rústica e com menos estrutura. Tem algumas barracas simples e trampolins de madeira.

  • Praia do Preá

Parte do passeio pelo litoral leste de Jericoacoara, a Praia do Preá fica no município vizinho de mesmo nome. Os ventos fortes da região favorecem a prática do kitesurf.

  • Árvore da Preguiça

A Árvore da Preguiça, que virou um ponto turístico de Jericoacoara, nada mais é que uma árvore nativa da região, conhecida como Mangue-de-Botão (Conocarpus erectus), isolada em meio às areias do Parque Nacional de Jericoacoara. É um ponto para tirar foto.

  • Lagoa da Tatajuba

A Lagoa da Tatajuba tem alguns restaurantes simples que colocam mesas e cadeiras na água. Ela faz parte do passeio pelo litoral oeste. É um lugar ótimo para relaxar e curtir o dia.

Lá há duas opções de diversão: um toboágua improvisado na duna que termina dentro da lagoa e uma tirolesa que também dá nas águas. As atrações são pagas, mas valem a pena.

  • Buraco Azul

A mais recente atração de Jericoacoara é o Buraco Azul. A lagoa artificial se formou a partir da extração de areia de um lugar em Caiçara e, agora, é um ponto turístico de Jericoacoara. O motivo é a cor extremamente azul de suas águas, que impressiona a qualquer um.

Não há muita estrutura no local, por isso não vale a pena passar o dia lá. Mas compensa fazer vários cliques.

  • Mangue Seco

Parte do passeio pelo litoral leste, a parada no Mangue Seco permite observar cavalos marinhos. O local fica às margens do Rio Guriú e é cheio de árvores de raízes tortuosas.

Há quem diga que não é muito fácil ver os cavalos marinhos e que o passeio só vale por causa do visual do mangue, que é muito bonito. Além disso, há pouca estrutura.

  • Pedra Furada

O principal cartão-postal de Jericoacoara é a Pedra Furada. A formação rochosa com uma fenda no meio fica à beira mar. Durante a maré baixa, é possível chegar até ela caminhando pela praia a partir de Jericoacoara. E, em um determinado período do ano, o pôr do sol acontece bem no meio da fenda da Pedra Furada.

  • Duna do Pôr do Sol

Por falar em entardecer, o melhor lugar para apreciar a vista em Jericoacoara nos finais de tarde é na Duna do Pôr do Sol. Ela é uma das grandes atrações da vila e reúne os turistas para ver o espetáculo do sol se pondo no mar. A vista é incrível.

Onde fazer compras em Jericoacoara

o que fazer em jericoacoara

O lugar para fazer compras em Jericoacoara é a rua principal da vila. Lá há várias lojinhas e conveniências com produtos da região, sobretudo artesanato. Nas lojas, você encontrará roupas, objetos de decoração, bolsas, esculturas, redes e bijuterias. Já as conveniências trazem produtos alimentícios e de primeira necessidade.

Apesar de não ser grande, a vila é bem estruturada para receber os visitantes, inclusive quem quer fazer compras em Jericoacoara. Mas é importante ressaltar que não há bancos ou caixas eletrônicos. Por outro lado, as lojas aceitam cartões de débito e crédito.

Onde comer em Jericoacoara

o que fazer em jericoacoara
Foto: Divulgação

Há ótimos lugares para comer em Jericoacoara. A maior parte dos restaurantes tem ambiente rústico e vistas para a linda paisagem da vila. A comida nordestina é destaque, mas há também outras opções gastronômicas. Tenha a certeza de ser bem servido na viagem à Jericoacoara.

  • Na Casa Dela

O restaurante Na Casa Dela é um ótimo lugar para provar a deliciosa comida nordestina com gosto caseiro. O ambiente é incrível: chão de areia e móveis de brechó. Há duas unidades em Jericoacoara: uma na rua principal e outra no Beco do Forró.

  • Restaurante do Paulo

Localizado na Pousado do Paulo, o restaurante de mesmo nome oferece massas preparadas pelo chef Paulo e muitos petiscos. Fica na Estrada do Paraíso e é um ótimo local para almoço.

  • Alchymist

O bar do Alchymist Beach Club é o lugar ideal para quem curte drinks e balada. Ao som de DJ, curta a vista do píer que dá na Lagoa da Jijoca. Além disso, o local serve vários petiscos e pratos com lagosta e camarão.

  • Club Ventos

O restaurante do Club Ventos, localizado na Praia da Malhada, é uma ótima opção para almoço. Com um cardápio baseado em alimentação saudável, oferece saladas frescas e pratos quentes.

  • Shopping Tapioca Tia Angelita

O lugar ideal para provar os doces mais gostosos de Jericoacoara é o Shopping Tapioca Tia Angelita. Lá você encontrará sobremesas maravilhosas, com destaque para a torta de banana.

  • Café Jeri

Para tomar ótimos drinks e curtir o fim de tarde e a noite em Jericoacoara, não deixe de conhecer o Café Jeri. O terraço é uma espécie de balada da vila e tem barmans malabaristas e dançarinos circenses.

Onde se hospedar em Jericoacoara

o que fazer em jericoacoara
Foto: Divulgação

É bem fácil escolher onde se hospedar em Jericoacoara. A vila é pequena e as acomodações ficam bem próximas de tudo.

As opções também são bem variadas e atendem a todos os gostos e bolsos. Você terá a chance de escolher entre uma pousada simples, mas bem aconchegante, a um hotel luxuoso. Ou ainda decidir ficar de frente para o mar ou nas ruas da vila, bem perto do agito.

Porém, há algo importante a se considerar ao escolher onde se hospedar: a noite em Jericoacoara é bem agitada. Por isso, se você quer sossego e dorme cedo, prefira acomodações mais distantes do centro da vila. Neste caso, as pousadas e hotéis das praias são as melhores opções.

Booking.com
Gostou? Compartilhe!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp

Fique por dentro!

Cadastre-se para receber nossas últimas novidades e ofertas exclusivas!

Fique por dentro!

Cadastre-se para receber nossas últimas novidades e ofertas exclusivas!