João Pessoa

Está programando uma viagem a João Pessoa? Elaboramos um guia com várias dicas de viagens e o que fazer em João Pessoa

Apesar de não estar entre os principais destinos do nordeste brasileiro, João Pessoa é um lugar incrível para se conhecer. E a cidade pode te surpreender: lindas praias, ótimas áreas de convivência e um centro histórico riquíssimo estão entre as atrações da capital da Paraíba.

Carinhosamente conhecida como Jampa, é uma cidade bem estruturada. Lá você encontrará ótima gastronomia, locais de compras bem equipados e excelentes hotéis e pousadas. Tudo em meio a praias bem conservadas e uma cidade tranquila, ideal para curtir férias e relaxar.

Há muita coisa para fazer em João Pessoa. As praias convidam à prática de esportes aquáticos e passeios mar adentro. Os calçadões são ótimos para caminhadas no início e no final do dia. O Farol do Cabo Branco permite avistar o lado mais oriental do nosso continente e piscinas naturais são ideais para banhos refrescantes.

O que fazer em João Pessoa

 

João Pessoa
Foto: Wikimedia Commons

Não falta o que fazer em João Pessoa. Você conseguirá aproveitar praias maravilhosas, curtir passeios culturais e admirar belas vistas. Além disso, Jampa serve de base para passeios que exploram o litoral paraibano e suas belezas.

  • Praias 

Para quem quer estar perto de tudo e não abre mão de uma praia deliciosa, João Pessoa tem ótimas opções no centro da cidade.  As praias centrais são bem estruturadas, cercadas de hotéis, restaurantes e quiosques. Entre as principais estão a Praia de Tambaú e a Praia de Cabo Branco. Perto de praticamente tudo, as praias são ótimas para banho. Tambaú é a mais movimentada, de dia e à noite. Já Cabo Branco é ideal para caminhadas e menos movimentada.

Outra opção é a Praia de Manaíra, vizinha a Tambaú. Lá há um pouco menos de estrutura do que nas demais. Para quem está no centro mas não quer muito agito, a Praia do Bessa é excelente para curtir um lugar mais sossegado. E a Ponta do Seixas, bem tranquila, com piscinas naturais que podem ser visitadas de barco.

Por fim, a Praia de Manaíra tem um calçadão para caminhadas e muitos quiosques e barracas. Porém, a faixa de areia é curta e, na maré alta, é totalmente tomada pelo mar de águas esverdeadas.

  • Piscinas naturais

Um dos mais tradicionais passeios de João Pessoa é para as piscinas naturais de Picãozinho. O mergulho nas águas cristalinas das piscinas formadas por arrecifes é delicioso. Além disso, é possível observar cardumes que vivem nelas.

A visita às piscinas naturais é feita durante a maré baixa e dura cerca de três horas. O passeio pode ser contratado direto na Associação dos Proprietários de Embarcações Turísticas da Paraíba (Apetep) ou em agências.

  • Centro histórico

Para além das praias, vale muito a pena um passeio pelo centro histórico de João Pessoa. Andando pelas ruas da cidade você encontrará construções que contam muito sobre a história e a cultura regional. Entre os locais mais importantes, não deixe de conhecer o Centro Cultural São Francisco. O complexo inclui a Igreja de São Francisco, construída em 1840, o Convento de Santo Antônio e o Museu de Arte Sacra. O local que hoje abriga o Centro Cultural São Francisco começou a ser construído em 1589. A visita a todas as construções é guiada e mostra todos os detalhes da arquitetura.

O centro histórico abriga, ainda, o Hotel Globo, a Casa dos Azulejos, a Igreja e o Convento Nossa Senhora do Carmo e a Casa do Artista Popular, que reúne peças do artesanato paraibano.

  • Farol do Cabo Branco

Em cima de uma falésia, o Farol do Cabo Branco oferece uma vista única da parte mais oriental das Américas. É lá que o sol nasce primeiro em nosso continente. Um dos pontos turísticos mais importantes de João Pessoa, o farol está localizado no bairro Cabo Branco e é um lugar para admirar a paisagem e tirar muitas fotos.

  • Estação Cabo Branco

Também no mesmo bairro, a Estação Cabo Branco é um local para quem curte arte, ciência e cultura. A construção foi projetada por Oscar Niemeyer.

Lá, há espaços para pessoas de todas as idades, onde são realizadas oficinas e exposições temporárias e fixas. Além disso, há um parque com brinquedos educativos e uma cafeteria.

  • Praias ao norte de João Pessoa

De João Pessoa é possível seguir para outras praias do litoral paraibano. Ao norte, há excelentes opções para quem quer conhecer lugares incríveis e com mais tranquilidade.

No município vizinho de Cabedelo, por exemplo, fica a Praia de Camboinha e a Praia de Intermares. As duas são belíssimas e, entre elas, ainda é possível conhecer a Praia do Poço e a Ponta de Campina.

  • Ilha de Areia Vermelha

O banco de areia escura que aparece durante a maré baixa é um dos passeios imperdíveis para quem vai à João Pessoa. A Ilha de Areia Vermelha fica próxima à Praia do Poço, na vizinha Cabedelo.

É uma experiência incrível poder mergulhar e curtir o sol bem no meio do mar. Os barcos que levam até lá oferecem cadeiras e guarda-sóis para você curtir o local com muito conforto.

  • Praias ao sul de João Pessoa

Para quem quer conhecer praias mais selvagens, nossa dica é visitar as praias que ficam ao sul de João Pessoa. Há muitas agências na cidade que oferecem passeios pela Costa do Conde, como é conhecida essa região do litoral paraibano.

Os passeios incluem visitas à Praia de Barra de Gramame, Praia do Amor, Praia Bela, Praia de Carapibus, Praia de Tambaba e Praia de Coqueirinho.

Onde fazer compras em João Pessoa

 

João Pessoa
Foto: Wikimedia Commons

As compras em João Pessoa, assim como em todo o Nordeste, são garantidas. A variedade de produtos, cores e sabores convidam os visitantes a levar lembranças e delícias da região.

Por isso, ao viajar para a capital da Paraíba, uma paradinha para compras é quase que inevitável. E a cidade tem ótima estrutura e excelentes opções de lojas, centros e shoppings.

  • Mercado de Artesanato da Paraíba

O artesanato é riquíssimo em João Pessoa e o lugar ideal para encontrar a grande variedade de produtos feitos pelos artesãos locais é o Mercado de Artesanato da Paraíba. Localizado próximo a Praia de Tambaú, o lugar oferece acessórios em couro, roupas em algodão colorido, tapetes, quadros e diversas lembranças para que visita a cidade.

  • Feirinha de Tambaú

Também na Praia de Tambaú, uma feirinha de artesanato reúne peças feitas na região e que são excelentes opções de lembrança de viagem. A Feirinha de Tambaú é também um dos locais mais frequentados à noite, quando os turistas visitam os restaurantes e bares que ficam no seu entorno.

  • Shoppings

João Pessoa tem alguns shoppings, dentre os quais se destacam o MAG Shopping, o Manaíra Shopping e o Mangabeira Shopping. O primeiro deles é um shopping pequeno, mas bem localizado, em frente à Praia de Manaíra. No MAG Shopping há várias lojas de marcas regionais, além de serviços, como bancos e casas lotéricas.

Já o Manaíra Shopping é o maior de João Pessoa e tem lojas de grandes redes nacionais e internacionais. Assim como o Mangabeira Shopping, bastante grande e com diversas lojas, praça de alimentação e cinema.

Onde comer em João Pessoa

 

João PessoaUma das melhores experiências em João Pessoa é, com certeza, provar a culinária da região. Os sabores vão dos mais leves, característicos dos pratos com peixes e frutos do mar, até os mais marcantes de pratos típicos do nordeste. Escolher onde comer em João Pessoa é uma verdadeira delícia. As opções são tantas e tão variadas que fica até difícil saber por onde começar. Ou quando parar. A cidade tem muitos restaurantes e bares. E o melhor: não precisa gastar muito para ser bem servido lá.

  • Mangai

Um dos mais tradicionais restaurantes de João Pessoa, o Mangai serve carne de sol com nata, feijoada, baião de dois, muitos peixes e uma variedade grande de arroz e saladas. É o lugar para se comer uma ótima comida nordestina na Praia de Manaíra.

  • Tábua de Carne

Como o nome já sugere, o restaurante Tábua de Carne é o lugar para quem gosta de comer variados cortes de carne em pratos deliciosos. O mais pedido é o que serve carne de sol.

  • Nau 

Para quem procura um lugar mais requintado, o Nau é um dos melhores de João Pessoa. O restaurante serve frutos do mar em um ambiente refinado.

  • Adega do Alfredo

Outro lugar requintado de João Pessoa é a Adega do Alfredo. O restaurante tem um cardápio com pratos elaborados e petiscos.

  • Mundial Lanches

A cidade também tem ótimas opções para quem gosta de lanches. Uma delas é o Mundial Lanches, que vende o famoso cachorro-quente paraibano, que leva molho de carne moída. Ele fica em Tambaú.

  • Empório Café

Uma mistura de restaurante e bar torna o Empório Café um ótimo local para conhecer em João Pessoa. Lá o cardápio é variado e o local bem animado, com DJs e muita música.

Onde se hospedar em João Pessoa

 

João PessoaNão é difícil encontrar um lugar para se hospedar em João Pessoa. A cidade conta com ótima infraestrutura de hotéis e pousadas. E, diferente de outros destinos do nordeste, os preços das acomodações, em geral, não são altos.

A cidade oferece, ainda, variedade de locais para se hospedar. O bairro de Tambaú, por exemplo, é o melhor para quem viaja de férias e quer ficar perto do agito das praias, restaurantes e calçadões de dia e de noite.

Para quem procura lugares mais tranquilos, mas ainda assim próximos de tudo, os bairros de Cabo Branco e Manaíra são excelentes. Um pouco distante do agito central de João Pessoa, a Praia do Bessa tem opção de acomodação com bastante conforto e muita tranquilidade.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima