o que fazer em manaus

Está programando uma viagem a Manaus? Elaboramos um guia com várias dicas de viagens e o que fazer em Manaus

A exuberância da floresta amazônica que cerca Manaus é um dos principais atrativos da capital amazonense, sem dúvida. Mas a cidade é muito mais que um lugar para conhecer fauna e flora. Há muito o que fazer em Manaus e você vai descobrir que este é um destino imperdível.

O centro convida a voltar ao passado entre prédios centenários com arquiteturas belíssimas. Casas simples e o comércio de rua contrastam com a imponência das construções históricas. A culinária regional é uma atração à parte que não pode ficar de fora do seu roteiro. E o contato com a natureza, não precisa nem falar, é obrigatório. O encontro das águas dos rios Negro e Solimões é um espetáculo inesquecível.

Aproveite tudo que há para fazer em Manaus. A capital amazonense vai te conquistar e, com certeza, você vai querer voltar.

O que fazer em Manaus

 

o que fazer em manaus
Foto: Pedro Angelini / Wikimedia Commons

Confira algumas dicas do que fazer em Manaus e viva dias incríveis. Aproveite tudo o que a floresta amazônica oferece, conheça mais da cultura e conte com uma cidade bem estruturada, repleta de atrações.

  • Encontro das Águas

Não tem como ir a Manaus e não ver de perto o fenômeno único da região: o Encontro das Águas. Ele ocorre após a confluência do Rio Solimões e do Rio Negro. As águas barrentas de um não se misturam com as águas escuras do outro em um trecho de 6 quilômetros.

O fenômeno pode ser observado a partir de passeios de barco que rendem ótimas fotos.

  • Igreja de São Sebastião

A construção pitoresca de 1888 chama a atenção no centro de Manaus. A Igreja de São Sebastião tem uma decoração interna belíssima que mistura vários estilos.

  • Teatro Amazonas

Próximo à Igreja de São Sebastião, o Teatro Amazonas foi construído em 1896 e é uma das construções do centro histórico de Manaus.

O prédio é muito bonito. Uma visita guiada explica um pouco da história do teatro e o sentido de cada pintura, objeto e decoração do local.

  • Palacete Provincial

O Palacete Provincial abriga cinco museus diferentes: a Pinacoteca do Estado, o Museu da Imagem e do Som, o Museu Tiradentes, o Museu da Arqueologia e o Museu de Numismática.

Também conhecido como o Quartel da Polícia Militar do Amazonas, sua antiga função, o prédio foi fundado em 1874 e fica no centro histórico de Manaus.

  • Palácio Rio Negro

Antiga sede do governo do Amazonas, o Palácio do Rio Negro funciona como museu. Lá ocorrem várias exposições, entre permanentes e temporárias. Além disso, há uma biblioteca no local e salões que podem ser visitados gratuitamente.

  • Museu da Amazônia

O Museu da Amazônia tem 100 hectares de reserva florestal e foi criado em 2009. O local tem uma enorme diversidade de plantas da floresta amazônica e funciona como um museu vivo.

O Musa é palco de várias exposições educativas. Além disso, tem uma torre de observação com 42 metros de altura que oferece uma vista panorâmica da floresta. O museu fica no norte de Manaus.

  • Centro Cultural dos Povos da Amazônia

A visita ao Centro Cultural dos Povos da Amazônia é feita com o acompanhamento de instrutores que explicam sobre a história e a cultura dos povos originários. Lá é possível conhecer malocas e objetos dos povos indígenas.

  • Zoológico do Cigs

O Zoológico do Cigs é mantido pelo Exército em Manaus. No local, encontram-se jabutis, jacarés, araras, cobras, um tigre e muitos macacos. É uma excelente opção para quem viaja com crianças. Ele fica no bairro São Jorge.

  • Praia de Ponta Negra

Localizada às margens do Rio Negro, a Praia de Ponta Negra é a mais famosa de Manaus. O lugar ideal para se refrescar no calor característico da região.

A praia só se forma quando o rio baixa, mas durante todo o ano o calçadão da Ponta Negra é frequentado por turistas e moradores locais. Isso porque tem um belo visual e é palco de várias atrações, como shows.

Onde fazer compras em Manaus

 

o que fazer em manaus
Foto: Portal da Copa / Wikimedia Commons

Bem estruturada, a capital amazonense tem shoppings, mercados e galerias onde se pode achar todo tipo de produto, incluindo a produção artesanal. Por isso, não é problema encontrar onde fazer compras em Manaus.

  • Mercado Municipal Adolpho Lisboa

Com arquitetura em estilo art nouveau, o prédio do Mercado Municipal Adolpho Lisboa chama atenção e já vale a visita somente pela contemplação. Mas para além de um ponto turístico, o Mercado Municipal é um excelente ponto para compras em Manaus.

No mercadão, como é conhecido, se encontra de tudo: desde frutas e verduras até medicamentos tradicionais e artesanato. No total, há 182 boxes, incluindo lanchonetes e pequenos restaurantes em quatro pavilhões.

O artesanato é o mais procurado por quem visita Manaus. Os objetos são feitos com matéria-prima regional.

  • Feira de Artesanato da Avenida Eduardo Ribeiro

Realizada no centro histórico de Manaus há mais de 20 anos, a Feirinha de Artesanato da Avenida Eduardo Ribeiro ocorre todo domingo de manhã. É possível encontrar roupas, peças de madeira, objetos de decoração e arte indígena.

  • Shoppings

Para compras diversas, Manaus oferece alguns shoppings. Entre os principais estão o Manauara Shopping, o Millennium Shopping, o Amazonas Shopping e o Shopping Ponta Negra.

O Manauara se diferencia dos shoppings tradicionais. Em seu interior há uma pequena floresta. O local permite curtir o ar fresco das árvores e esquecer que se está dentro de um shopping.

Onde comer em Manaus

 

o que fazer em manaus
Foto: Divulgação

A comida regional é riquíssima e torna a passagem pela capital amazonense uma experiência sem igual. Por isso, ao procurar onde comer em Manaus inclua em seu roteiro restaurantes que servem pratos típicos.

A região tem muitos frutos e peixes, que se fazem presentes na maioria dos cardápios. Outras culinárias também são encontradas na cidade, que tem opções para todos os gostos.

  • Banzeiro

Um ótimo exemplo de restaurante regional em Manaus é o Banzeiro. O cardápio inclui peixes e sobremesas feitas com frutos da região.

  • Café Regional da Joelza

Em um ambiente simples e rústico, o Café Regional da Joelza serve pratos típicos de Manaus. O cardápio é bem variado e a comida muito saborosa. Lá você pode provar pupunha, bolo de macaxeira, tapioca com tucumã e queijo, entre outros pratos.

  • Beth Balanço

Para quem gosta de um bom lanche, o Beth Balanço é famoso por servir um dos melhores da cidade: o x-Picanha. O cardápio também tem crepes e panquecas.

  • Glacial Sorvetes

Em meio ao calor de Manaus, a rede Glacial Sorvetes é famosa por oferecer refresco com sabores bem próprios da região.

Onde se hospedar em Manaus

 

o que fazer em manaus
Foto: Divulgação

Ao procurar onde se hospedar em Manaus é preciso saber que as opções estão concentradas em quatro bairros: Centro, Adrianópolis, Ponta Negra e o Distrito Industrial. Fora do perímetro urbano, há ainda hotéis em meio à mata, para quem busca contato extremo com a natureza.

Em cada uma dessas regiões, porém, há características diferentes e acesso a pontos turísticos da capital amazonense. Quem escolhe ficar no centro encontra os hotéis de Manaus com valores mais acessíveis, bem próximos das atrações históricas da cidade.Por outro lado, Adrianópolis é um bairro nobre e oferece a quem fica lá bares, restaurantes e shoppings.

Os hotéis de Ponta Negra são mais modernos, assim como o bairro. Além disso, ficam próximos à praia de Ponta Negra. Já as acomodações do Distrito Industrial são ideais para quem viaja a trabalho, por isso não é recomendado para quem passeia pela região. Por fim, quem escolhe ter mais contato com a natureza, vive experiências únicas nos hotéis afastados do centro, em meio à floresta.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima