Novo Projeto
Novo Projeto (2) (1)

Reserva de Hotéis

Novo Projeto (6) (1)

Passagens Aéreas

Novo Projeto (3) (1)

Passeios e atividades

Novo Projeto (8) (1)

Aluguel de carros

Novo Projeto (4) (1)

Seguro Viagem

o que fazer em morro de sp

Está programando uma viagem ao Morro de São Paulo? Elaboramos um guia com várias dicas de viagens e o que fazer em Morro de São Paulo

Morro de São Paulo é um lugar para se desligar do mundo e curtir muita praia. O distrito da Ilha de Tinharé é um lugar belíssimo que chama a atenção de turistas do Brasil e do mundo. O mar azul turquesa e as areias branquinhas, cercadas por coqueiros, formam um cenário paradisíaco na costa da Bahia. 

A vila de ruas de terra, onde carros particulares não são permitidos, te convida a esquecer das preocupações e aproveitar os dias com muita simplicidade. Coloque na mala um bom chinelo e roupas leves. E prepare-se para caminhar e se deslumbrar com paisagens incríveis. 

Mas não pense que falta o que fazer em Morro de São Paulo. Além de conhecer as belas praias, visite lugares históricos, suba aos mirantes e aprecie o pôr do sol. Curta as noites badaladas e pratique muitos esportes.

O que fazer em Morro de São Paulo

 

o que fazer em morro de sp
Foto: Leonardo Pallotta

A simples visita a uma das praias já rende o que fazer em Morro de São Paulo. Há muitas atrações e a prática de esportes aquáticos é frequente. As piscinas naturais chamam para um bom mergulho e lugares históricos rendem ótimos passeios. 

  • Igreja Nossa Senhora da Luz

Localizada bem na entrada de Morro de São Paulo, a Igreja Nossa Senhora da Luz foi construída em 1845 e é um dos patrimônios históricos da ilha. Vale a pena conhecer e admirar sua arquitetura.

  • Forte

Outro patrimônio histórico de Morro de São Paulo, o Forte – Fortaleza de Tapirandú – pode ser avistado logo na chegada à ilha. Antigamente, o local serviu como ponto estratégico de proteção para a cidade de Salvador. No complexo há uma antiga senzala com um túnel que leva à igreja principal.

  • Farol

Um dos melhores lugares para apreciar a vista de Morro de São Paulo, o Farol

fica em um mirante no alto do morro. Para chegar até o farol, é necessário subir 120 degraus e caminhar por mais um trecho. Do alto, dá para ver a Praia do Forte – bem pequena – e, mais ao fundo, a cidade de Salvador. 

  • Mirante da Tirolesa

Outro local para se apreciar a paisagem de Morro de São Paulo é o Mirante da Tirolesa. Além disso, de lá é possível descer 320 metros em uma tirolesa que termina na Primeira Praia.

  • Toca do Morcego

O bar Toca do Morcego é famoso em Morro de São Paulo por oferecer uma estrutura muito boa para se apreciar o pôr do sol. Nos finais de tarde, o deck com esteiras, espreguiçadeiras e almofadas fica lotado. Além disso, o local serve bebidas e petiscos para acompanhar o espetáculo.

  • Pulsar

Uma opção de diversão noturna em Morro de São Paulo é a Pulsar. O lugar é um tipo de balada da vila e abriga muitas festas. 

Quais praias visitar em Morro de São Paulo

 

o que fazer em morro de sp

 

Foto: Marcos Dias / Wikimedia Commons

Visitar as praias do Morro de São Paulo é o principal objetivo de quem visita a Ilha de Tinharé. A região tem quatro praias que são verdadeiros paraísos. O mar azul turquesa é incrivelmente belo e as areias branquinhas completam o cenário paradisíaco.

Não se preocupe em guardar nome das praias, lá elas são identificadas pela ordem em que podem ser visitadas. O que, cá para nós, facilita muito a vida do turista.

  • Primeira Praia

Apesar de ser pequena, a Primeira Praia tem mais opções de lazer: tirolesa, banana boat e esqui aquático, wakeboard e caiaque. A praia fica entre o Farol e algumas pedras. 

  • Segunda Praia

A Segunda Praia é maior e mais movimentada. A extensa faixa de areia tem muitas barracas para quem aproveita o mar durante o dia. A orla, por sua vez, conta com diversos restaurantes, muito frequentados à noite. 

  • Terceira Praia

Mais tranquila, a Terceira Praia tem 800 metros de extensão e fica mais distante da vila do Morro de São Paulo. As águas cristalinas permitem observar os peixes. Além disso, é possível alugar um caiaque e visitar a Ilha de Caitá, que fica bem na frente da praia.

  • Quarta Praia

Com cerca de 4 quilômetros de extensão, a Quarta Praia é cercada por coqueiros. O lugar é lindo e, durante a maré baixa, fica ainda mais incrível com a formação de piscinas naturais. 

O mergulho é muito praticado nesta praia. Nela, há uma grande barreira de corais, lar de diversas espécies marinhas que podem ser observadas. 

  • Quinta Praia

A Quinta Praia é a mais distante do centro da vila e acaba servindo de praia particular para os hotéis e resorts instalados em seu entorno. Para chegar até lá, é necessária uma longa caminhada ou contratar o serviço de uma carroça. 

Assim como a Quarta Praia, é um local bem tranquilo, onde se pode mergulhar em piscinas naturais.

Onde comer em Morro de São Paulo

 

o que fazer em morro de sp

 

Foto: Divulgação

Como em todo destino litorâneo, a gastronomia em Morro de São Paulo tem como base frutos do mar e peixes, sempre servidos fresquinhos. A culinária baiana também predomina nos restaurantes espalhados pela vila.

Mas, ao procurar onde comer em Morro de São Paulo, prepare-se para gastar um pouco mais que em outros destinos. A vila e a Segunda Praia concentram a maior parte das opções.

  • Club do Balanço

O restaurante Club do Balanço está entre os melhores de Morro de São Paulo. O cardápio inclui peixes e frutos do mar servidos em pratos belíssimos. Ele fica na Segunda Praia.

  • Mediterrâneo

O cardápio do Mediterrâneo é bem variado. Você encontrará massas, moquecas, ensopados, risotos e, acredite, hamburgueres artesanais. É um restaurante para paladar nenhum botar defeito. Ele fica na Rua Caminho da Praia.

  • Bianco e Nero

Localizado na vila, O Bianco e Nero serve comida italiana e frutos do mar. Para quem quiser provar uma deliciosa pizza em Morro de São Paulo, este é o local.

  • Café com Artes

Quem quiser comer um lanche rápido, o Café com Artes é o lugar ideal. Com fácil acesso, na vila, o restaurante serve também alguns pratos.

  • Andina Cozinha Latina

O restaurante Andina Cozinha Latina pertence a peruanos é focado na gastronomia de países de língua espanhola. Ele fica na pousada Villa dos Graffitis. 

Onde se hospedar em Morro de São Paulo

 

o que fazer em morro de sp

 

Foto: Divulgação

A oferta de hotéis em Morro de São Paulo é muito boa. Não faltam pousadas, hotéis e resorts, que atendem a todos os gostos e bolsos. As acomodações são, em geral, muito confortáveis. 

As opções para se hospedar em Morro de São Paulo estão concentradas, principalmente, na primeira, segunda e terceira praias. Além do centro da vila, onde ficam as hospedagens com valor mais acessível. Já os resorts e hotéis mais luxuosos estão na quarta e quinta praias.

Cada uma dessas regiões atende a um objetivo de viagem.  A vila e a Primeira Praia são mais agitadas e servem para quem não se incomoda com o barulho e quer ficar perto de tudo. Se você quer ficar perto do agito noturno, as acomodações da Segunda Praia são ideais. Além disso, ficam bem próximas também do centro da vila.

Para quem prefere um lugar mais sossegado, mas ainda assim com boa localização, deve ficar na Terceira Praia. 

Agora, se você procura isolamento e contato com a natureza, os hotéis e resorts da Quarta e  da Quinta Praia são perfeitos. Devido à distância do centro da vila, eles oferecem transporte aos hóspedes.

Booking.com
Gostou? Compartilhe!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp

Fique por dentro!

Cadastre-se para receber nossas últimas novidades e ofertas exclusivas!

Fique por dentro!

Cadastre-se para receber nossas últimas novidades e ofertas exclusivas!