Novo Projeto
Novo Projeto (2) (1)

Reserva de Hotéis

Novo Projeto (6) (1)

Passagens Aéreas

Novo Projeto (3) (1)

Passeios e atividades

Novo Projeto (8) (1)

Aluguel de carros

Novo Projeto (4) (1)

Seguro Viagem

o que fazer em natal

Está programando uma viagem a Natal? Elaboramos um guia com várias dicas de viagens e o que fazer em Natal

Natal é um destino imperdível do nordeste brasileiro. A cidade é bem estruturada, tem belas praias, dunas em meio ao centro urbano, um circuito cultural riquíssimo e natureza deslumbrante. E se não bastasse tudo isso, ainda serve de base para conhecer outros paraísos do litoral do Rio Grande do Norte.

Ao viajar para Natal você encontra um universo tão grande de possibilidades que fica até difícil definir o que fazer primeiro. Você pode escolher entre praias e lagoas, dunas e falésias, passeios de buggy e de barco, piscinas naturais e rios. Ou pode escolher tudo.

Não falta o que fazer em Natal. A verdade é que pode faltar tempo para fazer tudo que é possível neste destino de viagem incrível. Por isso, programe-se e tente aproveitar ao máximo cada minuto neste cantinho do litoral potiguar.

O que fazer em Natal

 

o que fazer em natal
Foto: Roberto Faccenda / Wikimedia Commons

Você precisa conhecer as opções antes de escolher o que fazer em Natal. E estamos aqui para te ajudar. Confira nossas dicas de passeios na capital potiguar e monte seu roteiro para aproveitar dias inesquecíveis lá.

  • Centro histórico

O centro histórico de Natal pode ser conhecido através de um tour pelo Corredor Cultural. Entre os principais pontos estão a Igreja de Santo Antônio, a Praça André de Albuquerque – marco zero da cidade -, o Palácio da Cultura, o Palácio Felipe Camarão – sede da prefeitura -, a Fundação Capitania das Artes, a Catedral Metropolitana e o Teatro Alberto Maranhão, entre outros.

Vale a pena reservar um dia inteiro para visitar o centro histórico de Natal. Você vai se surpreender com a riqueza das construções históricas.

  • Parque das Dunas

O maior parque urbano sobre dunas está em Natal e pode ser visto de vários locais da cidade. O Parque das Dunas é um lugar incrível para conhecer.

Considerado um patrimônio dos potiguares, o parque pode ser visitado e é ótimo para caminhadas e corridas. Além disso, tem três trilhas que podem ser feitas com agendamento prévio.

  • Passeio de barco pelo rio

O imponente Rio Potengi, que cruza a cidade de Natal, é um ótimo lugar para passear de barco. Partindo do Iate Clube, o passeio oferece uma bela paisagem enquanto flutua pelas águas do principal rio do estado.

O barco tem ótima estrutura, que inclui um bar que serve petiscos e bebidas.

  • Passeio de jangalancha

Na Praia de Ponta Negra é possível embarcar no passeio de jangalancha – mistura de lancha e jangada – que contorna o Morro do Careca.

O roteiro inclui admirar a Praia das Tartarugas – protegida pelo Projeto Tamar. Não é permitido entrar nesta praia, mas o barco para bem próximo e os visitantes podem mergulhar. Em determinadas épocas é possível ver tartarugas e golfinhos.

  • Passeios pelos arredores

Natal serve como base para visitar outras praias do litoral do Rio Grande do Norte. Há cenários belíssimos nas cidades vizinhas. Fica até difícil escolher qual passeio fazer.

Os principais tem como destino: Parrachos de Maracajaú, Parrachos do rio Fogo, Pipa, São Miguel do Gostoso, Lagoa de Arituba, Galinhos, Aquário Natal, Lagoa de Pitangui e Dunas de Genipabu. Além dos passeios que seguem pelo litoral norte ou litoral sul.

O passeio às Dunas de Genipabu é um dos mais famosos de Natal. O trajeto é feito todo em buggys que partem de Natal no início da manhã e retornam no final da tarde. O roteiro inclui as praias do litoral norte e termina nas dunas de Genipabu. Lá, é possível andar de dromedário e fazer esquibunda.

Outro passeio famoso é o que leva para conhecer o Maior Cajueiro do Mundo, em Pirangi. A árvore tem mais de 100 anos e já produziu 70 mil quilos de caju. Você pode entrar na árvore, em meio a seus galhos que se enraízam no solo. Além disso, um mirante permite ter uma vista panorâmica de sua copa.

Praias para visitar em Natal

 

o que fazer em natal
Foto: Marinelson Almeida / Wikimedia Commons

A Praia de Ponta Negra é, sem dúvida, a mais famosa de Natal. Não só porque abriga um de seus cartões-postais, o Morro Careca, mas também porque é belíssima e muito bem servida.

Mas ela não é a única da capital potiguar. Há outras praias para visitar em Natal e vamos te contar um pouco sobre cada uma delas.

  • Ponta Negra

Distante 14 quilômetros do centro de Natal, a Praia da Ponta Negra é a que tem melhor estrutura para receber os turistas. Por isso, é a mais frequentada.

Ela fica no bairro Ponta Negra e sua orla é bem servida por restaurantes. Além disso, vendedores ambulantes e algumas barracas atendem aos turistas na longa faixa de areia.

Por lá, o mar tem águas claras e as ondas não arrebentam na beira da praia. Assim, Ponta Negra agrada tanto os surfistas quanto aqueles que só querem curtir o mar com tranquilidade.

Em uma de suas extremidades fica o famoso Morro do Careca, um dos cartões-postais de Natal. Neste local o mar é bem mais calmo e, durante a maré baixa, piscinas naturais se formam.

  • Areia Preta

A Praia da Areia Preta não é muito frequentada por turistas. A cor escura da areia deu nome ao local, que fica entre os prédios de classe alta de Natal.

Não há muita estrutura na praia e o mar é mais agitado, com ondas fortes.

  • Praia dos Artistas

Bem próxima ao centro de Natal, a Praia dos Artistas é bela e tem piscinas naturais formadas pelos arrecifes de corais.

Ela já foi a mais badalada da cidade. Hoje não recebe muitos turistas e acaba sendo mais frequentada por moradores locais. Ainda assim, é bem estruturada, com barracas e vendedores ambulantes.

  • Praia do Meio 

Entre as praias dos Artistas e Areia Preta, a Praia do Meio fica na região central de Natal. O largo calçadão em sua orla é ótimo para caminhadas. Além disso, é frequentada por quem pratica esportes nas areias.

  • Praia do Forte

Extremamente bela, a Praia do Forte também fica na área central de Natal. As areias são finas e as águas cristalinas e mornas. Devido aos arrecifes de corais, algumas piscinas naturais se formam e oferecem águas calmas para banho.

A Praia do Forte recebeu este nome pela proximidade da Fortaleza dos Reis Magos – antiga base militar.

  • Praia da Redinha

A Praia da Redinha é uma antiga vila de pescadores. Ela é a última praia ao norte de Natal e tem em seu entorno construções históricas importantes. Entre elas estão o velho Mercado Público, a Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes e o Aquário de Natal.

A Ponte Newton Navarro faz parte de sua paisagem, às margens do Rio Potengi.

Onde fazer compras em Natal

 

natal rio grande do norte
Foto: Luiz Antonio Mendes / Wikimedia Commons

Não é necessário muito esforço para encontrar onde fazer compras em Natal. A cidade é bem estrutura e possui um ótimo comércio de rua e shoppings. Além disso, conta com polos de venda do artesanato local, que possuem riquezas e contam muito sobre a cultura potiguar.

  • Shoppings convencionais

Os principais shoppings da cidade são o Midway, no Tirol, e o Natal Shopping, na Candelária. Ambos se assemelham muito aos de outras cidades brasileiras: lojas de grandes marcas, salas de cinema e praças de alimentação.

  • Shopping do Artesanato Potiguar

É o lugar ideal para quem quer comprar uma lembrança para levar para casa. O Shopping do Artesanato Potiguar reúne várias lojas que vendem artesanato e alimentos regionais.

Entre os principais produtos, você encontrará roupas, artigos em palha, objetos de decoração, redes de descanso e tapetes.

  • Feirinha de Artesanato de Ponta Negra

A Feirinha de Artesanato de Ponta Negra tem 32 quiosques permanentes onde se encontram os mais variados produtos do artesanato regional. Ela é uma instalação permanente na Praia de Ponta Negra.

Onde comer em Natal

 

o que fazer em natal
Foto: Divulgação

Uma das atrações de Natal é, certamente, a gastronomia. A cidade é bem servida por restaurantes que oferecem o melhor da culinária local e de outros cantos.

Reserve espaço no seu roteiro para se deliciar com os diferentes sabores encontrados ali. E, ao procurar onde comer em Natal, inclua restaurantes com pratos típicos do Rio Grande do Norte.

Paçoca de carne de sol, baião de dois e ginga com tapioca são um dos que não podem ficar de fora da sua experiência gastronômica em Natal. Além disso, experimente os pratos com camarão – abundante na região.

  • Restaurante Camarões

Tradicional em Natal, o Restaurante Camarões tem quatro unidades na cidade. O cardápio é variado, com destaque os camarões, preparados das mais variadas formas. O restaurante fica na Ponta Negra.

  • Farofa D’água

O Farofa D’água é um restaurante especializado na culinária regional de Natal. Ele fica na Ponta Negra e tem cardápio à la carte e preços acessíveis.

  • Nau

No bairro Cidade Jardim, o sofisticado restaurante Nau é especializado em frutos do mar, mas também tem excelentes opções de pratos com carne.

  • Sal e Brasa

Os amantes de um bom corte de carne também são bem servidos em Natal. O restaurante Sal e Brasa é um ótimo lugar para apreciar este tipo de culinária. Localizado no bairro Capim Macio, é uma boa pedida para o jantar.

  • Curva do Vento

E para quem não abre mão de uma bela pizza, o restaurante Curva do Vento é ideal. O cardápio inclui outros pratos, como massas e petiscos. Fica também na Ponta Negra.

Onde se hospedar em Natal

 

o que fazer em natal
Foto: Divulgação

O melhor bairro para se hospedar em Natal é Ponta Negra. Além de ficar perto da praia mais badalada da cidade, a região é bem servida por bares e restaurantes. E não faltam acomodações. É na Ponta Negra que está a maior parte dos hotéis de Natal.

Outra opção, mas com valor de hospedagem maior, é a Via Costeira. A região reúne vários resorts à beira-mar, excelentes para quem quer curtir a praia com muito conforto. As praias mais centrais, por outro lado, têm algumas opções de hotéis e pousadas com valores mais acessíveis. Por isso, são procuradas por quem não pode gastar muito.

Booking.com
Gostou? Compartilhe!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp

Fique por dentro!

Cadastre-se para receber nossas últimas novidades e ofertas exclusivas!

Fique por dentro!

Cadastre-se para receber nossas últimas novidades e ofertas exclusivas!