Está programando uma viagem a Olinda? Elaboramos um guia com várias dicas de viagens e o que fazer em Olinda
Destino muito procurado no carnaval, Olinda é um lugar que merece atenção em qualquer época do ano. A cidade é rica em história, cultura, gastronomia e tem belas praias.
Os casarios históricos são belíssimos e tornam o passeio pelo centro da cidade muito agradável. Há diversas igrejas barrocas, com belezas incontáveis. Olinda ainda é cheia de cor nas várias galerias e mercados de artesanato. Os restaurantes servem o paladar com deliciosas refeições e os olhos com decorações incríveis. E as praias têm mar azul e calmo, perfeito para dias de descanso e relaxamento.
São muitas as belezas e as coisas para ver e fazer em Olinda. Além disso, a cidade é vizinha da capital pernambucana, Recife. Distante somente 10 quilômetros, é muito fácil visitar Recife a partir de Olinda. Por tudo isso, a cidade é um ótimo destino de viagem o ano todo.
O que fazer em Olinda

Entre o que há de mais interessante para fazer em Olinda, permita-se imergir na cultura desta cidade fantástica do litoral pernambucano. Curta cada cantinho, entre as ladeiras e os casarios coloniais. Aprecie a bela vista da cidade, banhada por um mar azul turquesa e aproveite suas praias.
- Centro histórico
Olinda é um lugar riquíssimo em cultura e histórica. E não há melhor forma de conhecer um pouco mais sobre a cidade do que fazer um tour por seu centro histórico. Prepare-se para caminhar entre ladeiras de pedras e ruas coloridas. O passeio vale muito a pena.
Entre os pontos mais importantes para visitar estão as várias igrejas, a Biblioteca Pública de Olinda, a Casa dos Bonecos Gigantes de Olinda, o Museu de Arte Contemporânea, o Museu de Arte Sacra de Pernambuco, o Museu do Mamulengo e o Museu Regional de Olinda.
- Igrejas
Há várias igrejas históricas para visitar em Olinda. Todas as construções centenárias impressionam por sua arquitetura e riqueza de detalhes.
A Igreja do Carmo, construída em 1580, tem quadros a óleo sobre madeira e um altar imponente. A Igreja de São Francisco foi a primeira do tipo no Brasil e tem painéis em azulejo que retratam momentos da vida de Francisco de Assis.
Já Igreja de São Sebastião tem estilo barroco e se destaca entre as construções de Olinda.
A Igreja de São Salvador do Mundo (Catedral da Sé), localizada no Alto da Sé, tem um mirante que oferece uma vista panorâmica da cidade. Construída em 1613, a Igreja Nossa Senhora do Amparo é mais simples, mas muito bela. E, por fim, a Igreja da Misericórdia fica em uma das mais íngremes ladeiras da cidade e foi construída pela coroa portuguesa.
- Museu de Arte Contemporânea
Vale destaque no centro histórico de Olinda para o Museu de Arte Contemporânea. A edificação de 1765, inicialmente, abrigou a Cadeia Eclesiástica onde ficavam alguns presos da inquisição. Agora, serve como sede do Museu de Arte Contemporânea de Olinda. Nele, é possível encontrar obras de Portinari, Burle Marx, Francisco Brennand, entre outros.
- Museu do Mamulengo
Também no roteiro do centro histórico, vale muito a pena uma paradinha no Museu do Mamulengo. O local abriga mais de mil fantoches típicos do nordeste, conhecidos como mamulengo. Os fantoches do museu representam figuras populares em situações do dia a dia, tanto na área rural quanto urbana.
- Mirante da Caixa d’Água
No Alto da Sé, o Mirante da Caixa d’Água oferece uma vista panorâmica de Olinda, com o mar azul ao fundo. Ele fica ao lado da Catedral da Sé e do Mercado de Artesanato do Alto da Sé.
- Praia do Farol
O nome da praia vem de um dos principais pontos turísticos da cidade localizado nela: o Farol de Olinda. A Praia do Farol tem águas mornas e calmas e está localizada no Bairro Novo.
- Praia dos Milagres
Cercada por rochas, a Praia dos Milagres fica bem no início de Olinda. É uma das melhores praias da cidade e é bastante frequentada. Nela, fica o Centro de Convenções e se tem uma bela vista para a capital Recife.
- Praia do Carmo
Preferida pelos moradores de Olinda, a Praia do Carmo é calma e excelente para quem procura sossego. Mas tem uma área favorável para a prática de esportes, como o surf.
- Praia do Rio Doce
Tranquila e com ambiente rústico, a Praia do Rio Doce também é mais frequentada por moradores de Olinda. A faixa de areia é larga e dourada. A orla tem muitos comércios e restaurantes.
- Praia da Casa Caiada
Pela proximidade do centro de Olinda, a Praia da Casa Caiada é movimentada. O mar, por sua vez, tem águas claras e calmas, ótimas para a prática de esportes, como jet ski e caiaque.
- Praia de São Francisco
Ideal para descanso, a Praia de São Francisco é tranquila e tem ambiente rústico. Possui alguns bares e é ótima para passar o dia.
Onde fazer compras em Olinda

Há excelentes locais para fazer compras em Olinda. A cidade, como um ótimo destino nordestino que é, tem um artesanato rico que vale muito a pena conferir. E os melhores lugares para ir às compras em Olinda são justamente os centros de artesanato.
- Galeria São Salvador
A Galeria São Salvador, além da beleza das peças produzidas pelos artesãos, tem corredores enfeitados com guardas-chuvas que deixam o passeio muito agradável. Lá você encontrará o melhor do artesanato pernambucano.
- Mercado de Artesanato do Alto da Sé
Próximo à Catedral da Sé e ao Mirante da Caixa d’Água, o Mercado do Artesanato é outro ótimo lugar para encontrar artigos produzidos em Olinda.
- Mercado da Ribeira
Além de estar em um prédio histórico, o Mercado da Ribeira expõe peças que contam muito sobre a cultura pernambucana.
Onde comer em Olinda

É inegável que tudo te convida a comer em Olinda. As ladeiras, os casarios coloridos e o mar azulzinho foram um cenário acolhedor, que fica ainda melhor com os sabores da comida pernambucana.
- Oficina do Sabor
O restaurante Oficina do Sabor serve o que há de melhor na culinária pernambucana. Não deixe de experimentar o Jerimum Frevoé, prato com abóbora recheada com camarão e lagostim ao molho de maracujá e arroz.
- Restaurante Patuá
Na mesma linha, o Restaurante Patuá serve pratos com frutos do mar e peixes. O ambiente é bem típico de Olinda, com bonecas de pano penduradas e luminárias em galhos de plantas.
- Trattoria Don Francesco
O chef italiano Francesco Carretta comanda o Trattoria Don Francesco e serve pratos preparados com ingredientes produzidos ali. O local é simples e a comida deliciosa.
- Naylê Comedoria
Ótima opção para quem quer comer um bom petisco em um lugar descontraído e animado.
- Beijupirá
O restaurante Beijupirá serve pratos requintados à base de frutos do mar. Além de peixes com combinações bem interessantes.
Onde se hospedar em Olinda

O centro histórico é, sem dúvida, o melhor lugar para se hospedar em Olinda. Além de abrigar os principais pontos turísticos, a região concentra a maior parte da rede hoteleira da cidade.
Não que não haja hospedagem nos demais bairros da cidade. Os bairros de Amparo, do Carmo e Bonsucesso também são excelentes para quem procura onde se hospedar em Olinda. Os demais, porém, não são recomendados pela distância das atrações mais famosas.
A cidade tem ótima oferta de acomodações. Você encontrará ótimos hostels, pousadas e hotéis de grande porte. Além disso, há valor de diária para todos os bolsos, é só escolher.