o que fazer em petropolis

Está programando uma viagem a Petrópolis? Elaboramos um guia com várias dicas de viagens e o que fazer em Petrópolis

Petrópolis é uma cidade importante na história da colonização do Brasil. Localizada na região serrana do Rio de Janeiro, abrigou importantes figuras históricas e ficou conhecida como a Cidade Imperial. Por isso, é um destino para quem quer imergir em cultura.

Os casarões antigos, deixados pela nobreza da época, se mantém conservados e hoje funcionam como museus. Além dos acervos riquíssimos, impressionam pela imponência e beleza. A visita a estes prédios históricos está entre as principais atrações, mas não é só isso.

Ao procurar o que fazer em Petrópolis, você descobrirá que a cidade é excelente para quem busca contato com a natureza. O Parque Nacional da Serra dos Órgãos oferece atividades para quem quer aventura, entre trilhas que levam a cachoeiras. Além disso, o clima tranquilo e o friozinho da serra convidam a experimentar a gastronomia diversificada. Enquanto os chalés e pousadas nas montanhas proporcionam dias de muita paz.

O que fazer em Petrópolis

 

o que fazer em petropolis
Foto: Divulgação

Confira nossas dicas do que fazer em Petrópolis. Listamos, a seguir, as principais atrações da cidade e como você pode aproveitar seus dias por lá.

Visite todos os museus, faça compras nas lojas das principais confecções, sirva-se nos melhores restaurantes e curta a natureza exuberante desse cantinho da serra do Rio de Janeiro.

  • Centro histórico

O passeio pelo centro histórico de Petrópolis te leva a uma viagem passado. Ao caminhar pelas ruas de lá não é exagero dizer que se sentirá dentro de uma novela de época.

Entre os principais pontos para conhecer, a Catedral São Pedro Alcântara chama a atenção pela imponência do prédio no estilo neogótico francês. A beleza é abundante tanto em seu exterior quanto no interior.

A belíssima Avenida Koeler, que por si só vale o passeio, concentra outros prédios históricos, como a Casa da Princesa Isabel, o Solar Dom Afonso e o Palácio Rio Negro, além da Praça da Liberdade.

  • Museu Imperial

Próximo à catedral, o Museu Imperial também tem um prédio imponente, mas em estilo neoclássico. Em seu acervo há milhares de itens históricos, entre móveis, roupas, documentos, pinturas e esculturas.

Além disso, o belo jardim que cerca o museu é um ótimo local para passeio e abriga anexos onde ocorrem algumas exposições e atrações culturais.

  • Palácio de Cristal

O Palácio de Cristal é um dos cartões-postais de Petrópolis. Nele ocorrem os principais eventos da cidade, como a tradicional Bauernfest, que celebra os colonos alemães.

Ele foi construído em 1884, encomendado pelo Conde D’Eu, marido da Princesa Isabel, para abrigar exposições de flores e pássaros.

O prédio é belíssimo, com sua estrutura de ferro coberta por vidros, inspirada no Palácio de Cristal de Londres e no Palácio de Cristal do Porto. Ele pode ser visitado gratuitamente.

  • Museu Casa de Santos Dumont

Outro lugar para conhecer mais da história do Brasil é o Museu Casa de Santos Dumont. Ele fica na antiga casa de veraneio do Pai da Aviação e abriga objetos pessoais do inventor.

A casa tem algumas particularidades: foi projetada para atender à baixa estatura de Santos Dumont e tem alguns objetos projetados por ele, como a cama e o chuveiro.

  • Museu de Cera

Localizado na rua Monsenhor Bacelar, o Museu de Cera de Petrópolis tem esculturas hiper-realistas de várias personalidades brasileiras. Ele funciona de terça a domingo e a entrada é paga.

  • Palácio Quitandinha

O grande edifício do Palácio Quitandinha, projetado para ser o maior hotel cassino da América do Sul, hoje é aberto para visitação. O local já abrigou bailes de Carnaval, concursos de Miss Brasil e vários eventos de Petrópolis.

Hoje, sob administração do Sesc Rio, é um lugar de exposição. Os seis andares do edifício em estilo normando francês chamam a atenção pela beleza. Em seu interior, prevalece o estilo rococó nos 440 apartamentos e 13 salões.

  • Parque Nacional da Serra dos Órgãos

Petrópolis não é um lugar só para admirar a beleza de suas construções históricas. A cidade serrana é cercada por uma natureza deslumbrante. E Parque Nacional da Serra dos Órgãos é um ótimo lugar para quem quer apreciar as belezas naturais de lá.

O parque ocupa uma área que abrange quatro municípios, entre eles Petrópolis. Nele há cachoeiras, piscinas naturais, grutas e paisagens de tirar o fôlego.

Existem trilhas que levam aos principais pontos, entre elas a trilha do Morro do Açú, a trilha da Cachoeira Véu de Noiva e o Circuito das Bromélias.

A entrada principal do parque fica em Petrópolis, a 45 minutos do centro histórico.

Onde fazer compras em Petrópolis

 

o que fazer em petropolis
Foto: Rodrigo Soldon / Flickr

Petrópolis é famosa pelo preço mais em conta das roupas. Por isso, é bastante procurada por quem quer fazer compras no Rio de Janeiro. E, para quem está passeando por lá, vale dar uma esticadinha nos principais pontos de compras em Petrópolis.

  • Rua Teresa

A Rua Teresa fica na região central da cidade, bem perto de vários pontos turísticos. Nela há diversas lojas de roupas.

  • Rua 16 de Março

A Rua 16 de Março, por sua vez, é um shopping a céu aberto. Além de lojas de roupas, há boutiques e bazares.

  • Feirinha de Itaipava

Já a Feirinha de Itaipava oferece maior variedade de itens para compras. O espaço tem 40 mil metros quadrados e centenas de lojas. Lá é possível encontrar calçados, bolsas, joias, móveis e artesanatos.

Onde comer em Petrópolis

 

o que fazer em petropolis
Foto: Divulgação

A lista de onde comer em Petrópolis é bem extensa. Há ótimas opções de restaurantes que atendem a todos os bolsos e gostos. Há cardápios requintados, cozinhas tradicionais e ótimo lugares para petiscar.

  • Restaurante Bordeaux

O Restaurante Bordeaux funciona onde, antigamente, era uma cocheira da Casa Ipiranga. O ambiente é fantástico e o cardápio muito variado. Não deixe de experimentar as bebidas do local.

  • Casa do Alemão

O mais famoso pão com linguiça de Petrópolis pode ser saboreado na Casa do Alemão. O restaurante conta com um cardápio variado que inclui porções e lanches.

  • Cervejaria Bohemia

Além de abrir suas portas para mostrar como é a produção da cerveja, a Cervejaria Bohemia mantém um restaurantes na cobertura de sua fábrica e um bar no térreo.

No restaurante são servidos pratos deliciosos e variados. No bar, petiscos, tábuas de carnes e sanduíches acompanham uma bela cerveja.

  • Cafélo

O clima frio da serra é bem favorável para se provar um belo cafezinho. O Cafélo, no centro da cidade, é um ótimo local para tomar cafés especiais, acompanhados de tortas, bolos e pães.

Onde se hospedar em Petrópolis

 

o que fazer em petropolis
Foto: Divulgação

Petrópolis é um destino que atrai tanto pela beleza natural quanto por sua cultura e história. Há quem visite a cidade procurando o clima de serra para relaxar em meio à natureza. Assim como há quem prefira esse destino por ter muitos museus e casarões para visitar.

E esses dois objetivos de viagem são determinantes na hora de escolher onde se hospedar em Petrópolis. Isto porque a cidade oferece opções de acomodações bem diversificadas, espalhadas em bairros que atendem melhor a um ou outro objetivo.

O centro histórico é ideal para quem quer conhecer os principais pontos turísticos. O bairro Quitandinha é mais residencial, mas ainda assim tem ótimas opções, incluindo o Palácio Quitandinha. Para quem procura um lugar mais requintado, o bairro Valparaíso é um dos mais nobres da cidade e fica próximo do centro e do novo polo gastronômico de Petrópolis.

Para aqueles que preferem ficar mais próximos da natureza, os bairros Fazenda inglesa, Rocio, Corrêas e Bonfim são perfeitos. Já os bairros de Araras e Itaipava são ótimos para quem quer ficar em meio ao clima de serra.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima