o que fazer em porto alegre

Está programando uma viagem a Porto Alegre? Elaboramos um guia com várias dicas de viagens e o que fazer em Porto Alegre

Porto Alegre é uma metrópole que vale a pena conhecer. Muito arborizada, ótima para caminhar e com várias atrações, a cidade agrada a todos que passam por ela. Poá, como é conhecida a capital do Rio Grande do Sul, é um destino imperdível, seja para um final de semana ou férias mais longas.

O centro histórico é rico em prédios, museus e centros culturais. Os parques são belíssimos e permitem desligar do agito da cidade em meio a muito verde. A orla do Lago Guaíba convida a sentar e apreciar a paisagem, principalmente no pôr do sol. E os muitos bares e restaurantes tornam a vida de todos muito mais saborosa.

Como em toda boa metrópole, há muito o que fazer em Porto Alegre. E a cidade oferece toda estrutura para que você circule por seus bairros e aproveite o melhor de cada atração. Por isso, não perca tempo, e permita-se viver POA.

O que fazer em Porto Alegre

 

o que fazer em porto alegre
Foto: maxpixel.net

Há tanto para fazer em Porto Alegre que é imprescindível montar um roteiro para aproveitar sua passagem por lá. Até porque as principais atrações estão espalhadas pela cidade e, inevitavelmente, você precisará se deslocar para conhecer um e outro ponto.

  • Linha Turismo 

Uma ótima forma de conhecer vários pontos turísticos de Porto Alegre em um único passeio é embarcando no ônibus da Linha Turismo. A empresa oferece dois roteiros de city tour no ônibus de dois andares – cujo piso superior é panorâmico.

O primeiro roteiro é o do centro histórico e revela as construções mais importantes da região onde a cidade nasceu. O trajeto inclui a Praça da Matriz, a Usina do Gasômetro, o entorno do Lago Guaíba e o Parque da Redenção.  O ingresso permite a descida em seis pontos.

O outro roteiro é o da zona sul da cidade. Neste percurso são destacadas as belezas naturais de Porto Alegre: a praia de Ipanema, a rota turística Caminhos Rurais de Porto Alegre e o Santuário Nossa Senhora Mãe de Deus, que fica no alto do Morro da Pedra Redonda. De lá, tem-se uma vista panorâmica da cidade.

  • Centro histórico

centro histórico também pode ser visitado a pé. Aliás, essa é a melhor forma de conhecer os principais pontos turísticos do circuito cultural de Porto Alegre.

A caminhada pelo centro histórico, às margens do Lago Guaíba, permite visitar, entre outros lugares, o Mercado Público, a Usina do Gasômetro, a Praça da Alfândega, o Santander Cultural, o Museu de Artes do Rio Grande do Sul, a Casa de Cultura Mario Quintana, a Praça Matriz, o Palácio Piratini, a Assembleia do Estado, a Catedral Metropolitana e o Teatro São Pedro.

Se você quiser entender mais sobre a história de Porto Alegre e o que cada uma dessas construções significa para a cidade, vale participar do Free Walk Poa. O tour guiado ocorre todos os sábados a partir das 11 horas. O ponto de encontro é na frente do Chalé da Praça XV.

Em duas horas, você conhecerá os principais pontos e entenderá a história da cidade.  O passeio é gratuito.

  • Casa de Cultura Mario Quintana

Entre as construções históricas do centro de Porto Alegre, vale destacar a Casa de Cultura Mario Quintana. O local, que já foi hotel, hoje funciona como um centro cultural. O único cômodo totalmente preservado é o quarto do poeta gaúcho Mario Quintana, com seus pertences ainda sobre os móveis.

Nos outros cômodos há uma biblioteca, um espaço de estudo, salas para cursos variados e salas de cinema. Além disso, o jardim é dedicado ao ambientalista gaúcho José Lutzenberger.

  • Orla do Guaíba

Apreciar o pôr do sol às margens do Lago Guaíba é um dos programas preferidos dos gaúchos – e muito recomendado por eles.

Para além do espetáculo da natureza, a orla do Lago Guaíba é um ótimo lugar para passear em Porto Alegre. Sobretudo aos finais de semana, quando a avenida Beira-Rio é fechada para carros. A via é tomada por ciclistas, skatistas e pedestres.

  • Centro Cultural Usina do Gasômetro

A antiga usina termelétrica hoje é um centro cultural importante da capital gaúcha. Localizado junto à orla do Guaíba, o Centro Cultural Usina do Gasômetro tem auditórios, salas multiuso, anfiteatros, espaços para exposições, cinema e teatro.

  • Parque Farroupilha (Redenção)

O Parque Farroupilha – ou Parque Redenção – fica na região central de Porto Alegre. O local é bem arborizado e ótimo para passeios ao ar livre.

Aos sábados, uma feira orgânica acontece em uma das ruas laterais do parque. Aos domingos, ocorre a famosa Brique da Redenção, uma feira de artesanato e antiguidades.

  • Cisne Branco

Desde 1978, o Cisne Branco promove passeios pelas águas do Lago Guaíba. O barco é considerado um Espaço Cultural Flutuante e percorre as principais ilhas do Guaíba enquanto conta a história da cidade.

É um excelente passeio para quem visita Porto Alegre pela primeira vez. O tour dura cerca de uma hora.

  • Barco à vela

As águas do Guaíba são excelentes para passeios em barcos à vela, que podem ser contratados nos clubes da cidade.

O passeio é feito com velejadores profissionais, que ensinam como velejar durante o passeio.

  • Estádios do Grêmio e do Internacional

Os dois grandes clubes de futebol de Porto Alegre têm estádios que são verdadeiros monumentos na cidade. Vale a pena conhecer tanto o estádio do Grêmio quanto do Internacional em sua passada por lá.

A Arena do Grêmio promove um tour de bastidores pelos vestiários, corredores e o interior do estádio. Já o Estádio Beira-Rio, do Internacional, também oferece uma visita guiada. Nele há, ainda, um museu e uma loja de artigos do clube.

Onde fazer compras em Porto Alegre

 

o que fazer em porto alegre
Foto: Tetraktys / Wikimedia Commons
  • Shoppings

A cidade de Porto Alegre, como toda metrópole, tem vários shoppings que, ao modo tradicional, tem lojas de grandes marcas, praças de alimentação e cinemas. Os principais são: Shopping Total, Rua da Praia Shopping e  Praia de Belas Shopping.

  • Shopping do Porto

Diferentemente dos demais, o Shopping do Porto é, na verdade, o Camelódromo de Porto Alegre. O local tem barracas que vendem todo tipo de produto. A variedade é enorme e os preços bem mais em conta que nos outros pontos de venda.

  • Mercado Público

Além de um prédio histórico importante, inaugurado em 1869, o Mercado Público é um dos principais pontos de compras em Porto Alegre. Lá você encontrará produtos tradicionais do Rio Grande do Sul, como cuias, ervas, charque e lembrancinhas de viagem.

O passeio vale também para admirar o imponente prédio, parte do Patrimônio Histórico da capital gaúcha. Outra boa pedida é saborear deliciosos pratos servidos em suas lanchonetes e restaurantes.

  • Brique da Redenção

A famosa e tradicional feira de antiguidades Brique da Redenção acontece todos os domingos, das 9h às 17h, na Avenida José Bonifácio, ao lado do Parque Farroupilha.

Nela, você encontrará artesanato, porcelanas, peças de decoração antigas, plantas, brinquedos e outros produtos.

  • Galeria Chaves

A Galeria Chaves fica em dos prédios históricos de Porto Alegre. É um excelente lugar para fazer compras na cidade, onde são vendidos desde objetos de arte até roupas e eletrônicos.

Onde comer em Porto Alegre

 

o que fazer em porto alegre
Foto: Divulgação

Você encontrará todo tipo de lugar para comer em Porto Alegre. A cidade tem uma variedade enorme de restaurantes, bares e lanchonetes que agradam a qualquer paladar. E essa é uma das atrações que não pode ficar de fora do seu roteiro. E, claro, não saia de Porto Alegre sem provar o verdadeiro churrasco gaúcho.

  • Giovanaz

A tradicional churrascaria Giovanaz serve saborosos cortes de carne preparados no melhor estilo gaúcho. Além da excelente comida, a churrascaria tem preços acessíveis e fica na Cidade Baixa.

  • Costela no Roletchê

O nome já revela o que você encontrará na Costela no Roletchê: um sistema de rolete faz as carnes girarem na churrasqueira. Os carros-chefe são a costela de gado, costelinha de porco e paleta de cordeiro. Fica no bairro Menino de Deus.

  • Atelier das Massas

Localizado no centro histórico, o Atelier das Massas serve pratos clássicos da culinária italiana. Apesar de pequeno, o espaço é bem aconchegante.

  • Gambrinus

O restaurante Gambrinus é um dos mais antigos do Brasil ainda em funcionamento. Ele foi inaugurado em 1889 e serve o melhor da culinária portuguesa. O restaurante fica dentro do mercado público.

Onde se hospedar em Porto Alegre

 

o que fazer em porto alegre
Foto: Ricardo André Frantz /Wikimedia Commons

A capital gaúcha é grande e suas atrações estão espalhadas por vários de seus bairros. Então, ao escolher onde se hospedar em Porto Alegre considere que, de algum modo, terá que se deslocar se quiser aproveitar tudo que ela oferece. Porém, este não é um problema, já que a cidade é bem servida por transporte público e privado.

Caso escolha alguma acomodação do centro histórico, ficará perto dos pontos turísticos culturais e da orla do Guaíba. Se o seu intuito é aproveitar a gastronomia e a noite em Porto Alegre, opte por ficar próximo ao Parque Farroupilha onde há muitos bares e pubs.

As opções de acomodações também são variadas em toda a cidade, indo de hostels até hotéis de luxo. Contudo, as tarifas tendem a ser mais em conta que em outras capitais.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima