Bahia

Está programando uma viagem a Porto Seguro e Arraial D’Ajuda? Elaboramos um guia com várias dicas de viagens e o que fazer em Porto Seguro e Arraial D’Ajuda

As praias e as festas atraem milhares de turistas para Porto Seguro. A badalada cidade do litoral sul da Bahia tem lugares incríveis e excelente estrutura. Mas é difícil falar sobre Porto Seguro sem mencionar Arraial D’Ajuda. A vila – que é um distrito de Porto Seguro – é um paraíso que também tornou-se um dos destinos mais procurados.

De tão próximas, viajar para uma significa visitar também a outra. Porto Seguro e Arraial D’Ajuda podem ser visitadas em uma única viagem. Você pode se hospedar em uma e conhecer a outra ou dividir suas férias ficando um tempo em cada uma delas.   

Não falta o que fazer em Porto Seguro e Arraial D’Ajuda. As praias são maravilhosas e as barracas garantem conforto e agito para quem as frequenta. Os centrinhos oferecem muita cultura, além de excelentes restaurantes e lojinhas charmosas. Geralmente, Porto Seguro é escolhida como destino principal por quem quer mais estrutura e agito, mas Arraial D’Ajuda tem também ótimas opções de acomodações e um centro bem equipado. 

O que fazer em Porto Seguro e Arraial D’Ajuda

 

porto seguro e arraial
Foto: Divulgação

Para além de curtir as praias, há mais coisas para fazer em Porto Seguro e Arraial D’Ajuda. A região integra a Costa do Descobrimento e é rica em cultura. Vale a pena imergir no passado de lá e conhecer os principais pontos históricos. Além disso, a natureza exuberante favorece a prática de ecoturismo. 

  • Cidade Alta

O centro histórico de Porto Seguro, também conhecido como Cidade Alta, tem como ponto principal o Marco Zero do Descobrimento, erguido em 1503. Ele é o ponto de partida para conhecer a história do Brasil. 

Várias casinhas, igrejas e museus em construções históricas fazem parte da Cidade Alta, incluindo um farol e ruínas.

  • Ilha dos Aquários

Um dos lugares mais movimentados nas noites em Porto Seguro e Arraial D’Ajuda, a Ilha dos Aquários tem vários ambientes e bares que tocam diferentes sons. O nome da ilha, que fica entre os dois locais, vem dos vários aquários que expõem tubarões, peixes e arraias.

  • Passarela do Álcool

Outro ponto popular nas noites de Porto Seguro é a Passarela do Álcool. Barracas de bebidas e artesanatos tomam conta da área, cheia de casinhas coloridas que abrigam bares e restaurantes. É um lugar para pessoas de todas as idades.

  • Museu de  Porto Seguro

O local que já foi uma cadeia e antiga câmara da cidade, hoje abriga o Museu de Porto Seguro. O acervo retrata a vida indígena anterior à chegada dos portugueses no país. 

  • Igreja Nossa Senhora D’Ajuda

O centro histórico de Arraial D’Ajuda abriga, além da Igreja Nossa Senhora D’Ajuda, várias casas coloniais. Todas são bem coloridas e o lugar vale muitas fotos.

  • Rua do Mucugê

A Rua Mucugê é a principal da Vila de Arraial D’Ajuda e concentra os principais bares e restaurantes. É, sem dúvida, a rua mais charmosa não só da vila, mas de Porto Seguro.

Muito movimentada durante o dia, a Rua Mucugê é a principal atração das noites em Arraial D’Ajuda. Nela, fica o Beco das Cores, uma espécie de galeria a céu aberto que reúne lojas e bares e tem música ao vivo nos finais de semana. 

  • Parque Marinho Recife de Fora

A partir de Porto Seguro é possível fazer um passeio de escuna até o Parque Marinho de Recife de Fora. A reserva é o terceiro maior centro de biodiversidade marinha no Brasil. 

O trajeto dura cerca de 45 minutos e as saídas só são feitas durante a maré baixa. No parque você verá peixes, tartarugas e outras espécies da região. O passeio é ideal para quem quer mergulhar e disponibiliza aluguel de snorkel.

  • Arraial D’Ajuda Eco Parque

Bem em frente à praia e em meio a muitas árvores, o Arraial D’Ajuda Eco Parque é uma ótima opção para quem busca diversão. O parque aquático tem piscina com ondas e correnteza, tirolesa, arvorismo e toboáguas. Também oferece opções de passeios de caiaque na praia e mergulho em meio a corais. 

  • Mergulho

Quem curte mergulho pode contratar passeios para ver corais e cardumes mar adentro. Os barcos saem todas as manhãs tanto de Arraial D’Ajuda quanto de Porto Seguro.

Se você ainda não mergulhou, pode fazer o batismo – primeiro mergulho – com a ajuda de instrutores.

Quais praias visitar em Porto Seguro e Arraial D’Ajuda

 

o que fazer em porto seguro
Foto: Thomasilhabela / WIkimedia Commons

Não há como negar que as principais atrações de Porto Seguro e Arraial D’Ajuda são as praias. As faixas de areia branquinha, o mar azul e as ótimas estruturas tornam esses lugares ideais para passar dias incríveis.

A Igreja Nossa Senhora D’Ajuda, construída em 1549, é uma das construções históricas de Arraial D’Ajuda. De seu pequeno mirante é possível avistar vários pontos de Porto Seguro. É um ótimo local para tirar fotos.

Então, quais praias visitar em Porto Seguro e Arraial D’Ajuda? São tantas opções que fica até difícil escolher. Mas fique tranquilo, vamos te dar um resumo das principais praias para te ajudar a escolher.

Praias de Porto Seguro

  • Praia de Taperapuã

A Praia de Taperapuã é a mais badalada de Porto Seguro. Nela estão as barracas mais famosas da região: Tôa Tôa, Axé Moi e Barramares. Elas oferecem ótima infraestrutura para quem passa o dia ali. Nos feriados e no verão, promovem shows que agitam a praia.

A praia, por sua vez, tem uma extensa faixa de areia e o mar é bem azul. O visual é lindo.

  • Praia do Mundaí

A Praia do Mundaí fica próxima à Taperapuã. Grande parte dos hotéis de Porto Seguro ficam no seu entorno.

  • Praia do Espelho

Considerada uma das mais bonitas do Brasil, a Praia do Espelho tem mar tranquilo, com águas claras e areia branquinha. O cenário ainda conta com lindas falésias. 

  • Praia do Mutá

Diferente de Taperapuã, a Praia do Mutá é a menos movimentada de Porto Seguro, ideal para quem busca tranquilidade. O mar é azul e calmo. E a praia fica no norte da cidade, quase no limite com Santa Cruz de Cabrália. 

  • Praia de Coroa Vermelha

Já em Santa Cruz de Cabrália, a Praia da Coroa Vermelha faz parte do circuito de Porto Seguro devido sua importância histórica. Foi nela que ocorreu a primeira missa celebrada no Brasil. 

A praia tem águas calmas e transparente, com pequenas ondas. Na maré baixa, a praia fica repleta de piscinas naturais, com corais e muitos peixes. 

Praias de Arraial D’Ajuda

  • Praia da Pitinga

A Praia da Pitinga é uma das melhores de Arraial D’Ajuda. O mar é bem azul e calmo e grandes barracas atendem aos turistas. A paisagem inclui falésias, em alguns pontos cobertas por mata. 

A praia não fica distante do centro da vila, é possível chegar através de uma caminhada. 

  • Praia de Taípe

Para quem procura sossego para curtir o mar, a Praia de Taípe é a mais indicada em Arraial D’Ajuda. O mar é azul  e calmo e há poucas barracas. A praia fica praticamente deserta, por isso é bem conservada. 

  • Praia do Mucugê

A Praia do Mucugê fica no final da rua de mesmo nome. É a praia mais próxima do centro da vila. Além de ter ótima infraestrutura, com várias barracas, é uma praia muito bonita. Durante a maré baixa, os arrecifes formam piscinas naturais. 

  • Praia do Parracho

A Praia do Parracho pode ser acessada por uma trilha a partir do canto direito da Praia do Mucugê. O nome vem de uma barraca que fica ali e promove shows durante o verão, Carnaval e Reveillon. Ela tem águas azuis e uma faixa de areia bem clara. 

  • Araçaipe

A Praia de Araçaípe é uma das mais próximas de Porto Seguro. O visual não é tão belo como o das outras praias, mas ela tem boa estrutura e oferece praticidade. Além disso, é ótima para a prática de kitesurf e surfe. Várias pousadas ficam em seu entorno. 

  • Praia da Lagoa Azul

A Praia da Lagoa Azul pode ser acessada a partir da Praia da Pitinga. Porém, o trecho entre as duas praias só pode ser percorrido durante a maré baixa. É uma praia totalmente selvagem, com apenas uma barraca. 

  • Praia dos Pescadores

A Praia dos Pescadores é mais extensa que a Praia do Mucugê e cercada por um belo coqueiral. Há poucas barracas e muitos barcos de pescadores. 

  • Apaga-Fogo

Apaga-Fogo é a última praia de Arraial D’Ajuda no encontro com a foz do Rio Buranhém. Nela, uma piscina natural chama a atenção e é bastante frequentada por quem vai ai Arraial D’Ajuda Eco Parque. 

Onde comer em Porto Seguro e Arraial d’Ajuda

 

o que fazer em porto seguro
Foto: Divulgação

Ao procurar onde comer em Porto Seguro e Arraial D’Ajuda você verá que a maioria dos restaurantes abre no final da tarde. Isso porque, geralmente, as pessoas almoçam nas praias, bem servidas por barracas. Tanto o centro de Porto Seguro quanto o de Arraial D’Ajuda são mais movimentados à noite, quando os turistas procuram lugares para um belo jantar.

Isso não significa que seja impossível encontrar onde comer em Porto Seguro e Arraial D’Ajuda no horário do almoço. As opções só são mais restritas.

  • Axé Moi

A mais famosa barraca de praia de Porto Seguro tem uma programação intensa no verão e, na baixa temporada, funciona como um ótimo restaurante na Praia de Taperapuã.

  • Portinha

Para quem preferir almoçar em Porto Seguro, o restaurante Portinha é uma excelente opção. No estilo self service, o restaurante tem cardápio bem variado. 

  • Sorveteria Coelhinho

Bastante conhecida em Porto Seguro, a Sorveteria Coelhinho serve diversos sabores de sorvete e agrada pelo ambiente descontraído.

  • Restaurante Paulo Pescador

Em Arraial D’Ajuda, o melhor prato feito pode ser encontrado no Restaurante Paulo Pescador. São 14 opções de pratos servidos em cumbucas de barro.

  • Restaurante Manguti

O cardápio variado faz com que o Restaurante Manguti seja uma ótima opção para quem está em Arraial D’Ajuda. Ele fica na Rua Mucugê.

  • Sanduíche do Conde

Arraial D’Ajuda também tem opção para quem prefere lanches. O local, porém, abre somente no final da tarde. 

Onde se hospedar em Porto Seguro e Arraial D’Ajuda

 

A grande questão para quem vai à região é onde se hospedar em Porto Seguro e Arraial D’Ajuda. Ou melhor: devo ficar em Porto Seguro ou Arraial? 

De tão próximas, hospedar-se em qualquer um dos pontos permite que também aproveite o outro. A grande diferença é o agito. Porto Seguro é mais badalada e bem movimentada, enquanto Arraial D’Ajuda é mais tranquila. Mas em ambas deve-se ficar atento à alta temporada – verão e carnaval – quando ficam com as hospedagens lotadas.

Porto Seguro tem uma grande oferta de pousadas e hotéis, espalhados por toda a sua orla. Eles ficam um ao lado do outro ao longo da beira-mar, desde a Praia do Mundaí até a Praia do Mutá. O melhor é escolher ficar próximo da praia. O centro da cidade tem opções de acomodações, mas ele não é recomendado para se hospedar. Se quiser curtir o agito é só dar uma esticadinha lá à noite.

Já em Arraial D’Ajuda há três regiões onde se concentram as acomodações: a Estrada do Arraial, o centro e a rua Mucugê. Quem escolhe ficar na Estrada do Arraial encontra tranquilidade e proximidade da praia. Já o centro é ideal para quem quer estar perto do agito da noite em Arraial. Enquanto a Rua Mucugê oferece pousadas e hotéis próximos às lojas e restaurantes.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima