Novo Projeto
Novo Projeto (2) (1)

Reserva de Hotéis

Novo Projeto (6) (1)

Passagens Aéreas

Novo Projeto (3) (1)

Passeios e atividades

Novo Projeto (8) (1)

Aluguel de carros

Novo Projeto (4) (1)

Seguro Viagem

o que fazer em teresina

Está programando uma viagem a Teresina? Elaboramos um guia com várias dicas de viagens e o que fazer em Teresina

Teresina, no Piauí, é uma cidade planejada, regada à cultura, com muitas áreas verdes, gastronomia maravilhosa e uma vida noturna badalada. Um excelente destino para visitar o ano todo. 

Apesar de ser a única capital nordestina sem litoral, Teresina não deixa a desejar em opções do que fazer ao ar livre. Conhecida como a Cidade Verde, é banhada por dois importantes rios – o Parnaíba e o Poti -, tem ruas arborizadas e muitos parques. 

Não faltam opções do que fazer em Teresina. Os museus e centros culturais garantem ótimos passeios. E a culinária regional, de tão especial, é considerada um ponto turístico da cidade. Por isso, você não terá dificuldade em montar um roteiro bem diversificado para uma viagem inesquecível. 

O que fazer em Teresina

 

o que fazer em teresina
Foto: Divulgação

Entre tudo o que se pode fazer em Teresina, conheça o centro cultural, visite os parques e experimente a culinária regional. 

Confira nossas dicas do que fazer em Teresina e descubra tudo que a cidade tem para oferecer. Há muitas opções de passeios que proporcionarão uma viagem inesquecível. 

  • Ponte Estaiada

Ponto turístico da cidade, a Ponte Estaiada tem um mirante de 95 metros de altura onde é possível ter uma vista panorâmica de Teresina.A ponte liga a Alameda Parnaíba com a Avenida Dom Severino e passa sobre o Rio Poti.

O Complexo Turístico Ponte Isidoro França abre aos sábados, domingos e feriados das 11h às 19h.

  • Palácio de Karnak

O Palácio de Karnak é a sede do Poder Executivo do Piauí e um dos locais para conhecer em Teresina. O imponente edifício em estilo neoclássico é belíssimo. 

O nome do palácio vem de um templo do antigo Egito. O Palácio de Karnak foi erguido no século XIX. 

  • Igreja de São Benedito

Outra grande edificação de Teresina é a Igreja de São Benedito. Construída em 1874, ela é um dos principais templos religiosos da cidade. Sua história é bem interessante: foi idealizada e financiada pelo povo negro que era proibido de entrar nas outras igrejas. 

Ela fica na Praça da Liberdade, no centro de Teresina. 

  • Teatro 4 de Setembro

Importante centro da cultura em Teresina, o Teatro 4 de Setembro fica na Praça Pedro II. 

A ideia de construir o teatro nasceu no dia 4 de setembro de 1889, quando um grupo de senhoras levou ao presidente da província na época a proposta de construção do local para a cidade.. Por isso, o nome do local.  

Desde então, o Teatro 4 de setembro é palco de vários espetáculos.

  • Museu do Piauí

Para conhecer mais da história do estado, visite o Museu do Piauí. Com um acervo de mais de 7 mil peças distribuídos em 10 salas de exposição, o museu tem peças pré-históricas, louças da Índia e obras de artistas importantes. 

O local, fundado em 1934, pode ser visitado de terça a domingo. 

  • Espaço Cultural Esperança Garcia

O Espaço Cultural Esperança Garcia, no centro de Teresina, é voltado à exposições, oficinas de dança, percussão, música, culinária e cinema. Ao visitar o local, você poderá conferir um pouco da produção de jovens piauienses. Há ainda uma biblioteca no local.

Anteriormente denominado Memorial Zumbi dos Palmares, o espaço foi rebatizado com o nome da primeira advogada negra do Brasil, Esperança Garcia.

  • Encontro dos Rios

O Parque Ambiental Encontro dos Rios é uma das muitas áreas verdes de Teresina. Ele marca o local em que os rios Parnaíba e Poti se juntam e, além da bela paisagem, tem outra atrações. 

É uma ótima opção de passeio para quem visita a capital do Piauí. Há dois mirantes que ajudam a contemplar a beleza do encontro dos rios. Além disso, espaços culturais, feiras de produtos regionais, trilhas e pontos de pesca.

Além do Encontro dos Rios, Teresina tem outras opções de áreas verdes para visitar. Entre elas, o Lagoas do Norte, o Parque da Cidade, o Jardim Botânico, o Parque Matias Matos e o Macaúba. Todos excelentes para a prática de atividades físicas e lazer.

Onde fazer compras em Teresina

 

o que fazer em teresina
Foto: Divulgação

Como toda metrópole, há vários locais para fazer compras em Teresina. Shoppings e comércios de rua onde se encontra de tudo. Mas ao passar pela cidade, não deixe de visitar os centros de artesanato, são ótimos lugares para encontrar aquela lembrancinha de viagem. 

Além disso, mesmo que não for comprar nada, vale visitar o Troca Troca, uma espécie de feira de permuta com os mais variados produtos. 

  • Polo Cerâmico Artesanal do Poty Velho

O Pólo Cerâmico Artesanal do Poty Velho é um local tradicional de compras em Teresina. Excelente para compras de souvenirs e cerâmicas. No espaço estão mais de 25 lojas onde você encontrará esculturas, potes, vasos, mandalas, jarros e jóias.

  • Central de Artesanato Mestre Dezinho

A Central de Artesanato Mestre Dezinho, além de ser um ponto turístico de Teresina, é um ótimo local para compra do artesanato local. Há 25 lojas que vendem vários tipos de peças produzidas ali.

Construído para homenagear um importante artesão piauiense, José Alves de Oliveira, o lugar funciona como palco de eventos culturais, escola de balé, música e oficina de artesanato.

  • Troca Troca

Outro tradicional ponto de compras em Teresina é a região do Troca Troca. Nesta área da cidade funciona um comércio de permuta com os mais variados tipos de mercadorias. 

Entre os produtos, você encontrará discos de vinil, eletrodomésticos, calçados, roupas e aparelhos domésticos. O Troca Troca fica às margens do rio Paranaíba. 

Onde comer em Teresina

 

o que fazer em teresina
Foto: Divulgação

Ao viajar para Teresina, inclua em seu roteiro como ponto turístico a gastronomia piauiense. Com forte influência indígena, ela se difere de outras culinárias nordestinas. Capote, Maria Isabel, paçoca e cajuína são alguns dos pratos típicos marcantes de lá. 

E não faltam ótimos lugares para comer em Teresina. Você encontra desde restaurantes especializados na culinária regional como de outras gastronomias.

  • Favorito Comidas Típicas

 O lugar ideal para experimentar os sabores do Piauí é o Favorito Comidas Típicas. O cardápio bem variado inclui carneiro, carne de sol, galinha caipira, peixes e frutos do mar. Ele fica no bairro de Fátima.

  • Restaurante Flutuante

Localizado no Parque Ambiental Encontro dos Rios, o Restaurante Flutuante, como o nome diz, flutua sobre as águas dos dois rios. O cardápio é especializado em peixes, preparados ao modo piauiense. 

  • Camarão do Elias

O tradicional restaurante Camarão do Elias tem um ambiente muito agradável e tem cardápio especializado em pescados e frutos do mar. Além disso, há atrações musicais que deixam o local bem animado. 

  • Ateliê do Chef

Para quem procura um lugar onde as opções sejam bem variadas, o Ateliê do Chef é o local ideal em Teresina. Lá você encontra lanches, pizzas, refeições e sobremesas. 

Onde se hospedar em Teresina

 

o que fazer em teresina
Foto: Divulgação

Ao procurar onde se hospedar em Teresina você vai perceber que, independente de qual local escolha, não estará longe do centro da cidade. Isso porque é bem planejada e tudo é perto. 

E, ao contrário do que se possa pensar, Teresina tem uma ótima rede hoteleira, apesar de não ser uma capital muito turística. Há diversas opções que vão das mais simples – hostels e albergues – até as mais requintadas – hotéis de luxo.

Mas, se puder escolher, o centro e os bairros de Fátima e Jóquei são os melhores locais. No centro estão a maioria dos pontos turísticos, por isso ficar lá facilita conhecê-los. Além disso, a região é bem servida por restaurantes e comércio em geral.

Já o bairro de Fátima é considerado nobre e tem o maior índice de desenvolvimento do estado. Ao se hospedar em Teresina neste bairro, estará próximo de shoppings, restaurantes e bares badalados. Do mesmo modo, o Jóquei oferece ótima estrutura e os melhores restaurantes da cidade.

Booking.com
Gostou? Compartilhe!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp

Fique por dentro!

Cadastre-se para receber nossas últimas novidades e ofertas exclusivas!

Fique por dentro!

Cadastre-se para receber nossas últimas novidades e ofertas exclusivas!