o que fazer em maceió

Está programando uma viagem a Maceió? Elaboramos um guia com várias dicas de viagens e o que fazer em Maceió

Maceió tem uma das orlas urbanas mais bonitas do Brasil. A cidade é bem arborizada e o mar verdinho. É um destino belíssimo para se conhecer no nordeste brasileiro. Os dias e as noites por lá são sempre bem animados. A gastronomia é riquíssima e torna os dias ainda mais gostosos.

Se não bastasse tudo isso, a capital de Alagoas ainda serve como ponto de partida para passeios que levam a outros lugares incríveis do litoral do estado. Portanto, ao viajar para Maceió tenha a certeza de conhecer praias lindíssimas em meio a uma natureza deslumbrante.

A viagem para lá vai te surpreender. Veja nossas dicas e saiba o que fazer em Maceió para aproveitar férias inesquecíveis.

O que fazer em Maceió

o que fazer em maceió
Foto: Legacy600 / Wikimedia Commons

De tudo que há para fazer em Maceió, conhecer as praias, sem dúvidas, é o primeiro item da lista. A cidade tem mar com águas esverdeadas e uma orla de fazer inveja em muitos lugares. Porém, não é só isso que te espera na capital alagoana.

Passeios culturais e roteiros mar adentro estão entre as atrações de Maceió. Além, é claro, da visita a outras praias do estado.

  • Praias de Maceió

A orla urbana de Maceió é uma das mais agradáveis do nordeste: com calçadões largos, quadras esportivas, ciclovia, quiosques e praias com o mar verdinho.

Três praias formam a orla principal, que tem seis quilômetros de extensão. São elas: Praia da Pajuçara, Praia de Ponta Verde e Praia de Jatiúca.

A Praia da Pajuçara é uma das mais conhecidas e tem movimento nas areias durante o dia e no calçadão à noite. O mar é tranquilo. De lá, partem as jangadas para as piscinas naturais da Pajuçara, que são lindas.

Já a Praia da Ponta Verde tem inúmeros coqueiros ao longo da orla e águas calmas. Há ótimas barracas que garantem mais conforto para quem passa o dia nesta praia.

Por fim, a Praia de Jatiúca é a com mar mais bravo. As fortes ondas atraem muitos surfistas.

Outra praia urbana, a Praia de Cruz das Almas não integra a orla principal. Nela, as ondas são fortes. Por isso, assim como Jatiúca, é muito procurada por surfistas.

Distante 20 quilômetros do centro de Maceió, a Praia de Ipioca é belíssima e abriga um beach club bastante badalado na região, o Hibiscus Beach Club.

  • Passeio das Sete Ilhas

A Lagoa Mundaú, em Maceió, tem algumas ilhas que podem ser visitadas através do Passeio das Sete Ilhas. É uma atração muito famosa na capital alagoana.

O passeio dura de 4 a 5 horas e percorre as ilhas fluviais da lagoa. O percurso inclui uma parada para mergulho e para curtir a paisagem de mangues e vegetação característica.

  • Catedral de Maceió

Localizada no centro de Maceió, na Praça dos Palmares, a Catedral Metropolitana de Maceió é um local para se visitar. Sua arquitetura, entre os estilos neoclássico e coríntio, chama a atenção. O prédio histórico foi construído em 1840 e é belíssimo.

  • Mirante de São Gonçalo

Quem quer ter uma visão panorâmica de Maceió deve conhecer o Mirante de São Gonçalo, no centro da cidade. Do alto é possível avistar o centro histórico, o mar verde e a área do porto.

  • Museu Théo Brandão

O Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore fica entre o centro de Maceió e o bairro de Jaraguá. É um ótimo local para conhecer sobre a história de Alagoas e de seu povo.

O museu fica no Palacete dos Machados e tem muitos artigos da cultura alagoana. O local conta com passeio guiado que permite entender melhor as obras expostas.

  • Palácio Floriano Peixoto

O circuito cultural de Maceió inclui a visita ao Palácio Floriano Peixoto, conhecido como Palácio do Governo. Atualmente, o local funciona como museu, mas já foi residência de muitos governadores.

A visita guiada leva ao interior do imóvel que conta com mobiliário original antigo, quadros de artistas e exposições de personalidades alagoanas.

  • Praias para visitar em Maceió

As praias de Maceió não são as únicas que podem ser conhecidas por quem visita a região. Há vários passeios que incluem em seus roteiros outras praias do litoral alagoano. Além disso, caso esteja de carro, vale muito a pena dar uma esticadinha para estes lugares, que são belíssimos e reservam muitas surpresas.

Veja nossas dicas e saiba quais praias visitar quando estiver em Maceió.

  • Praia do Francês

A 25 quilômetros de Maceió, a Praia do Francês fica na cidade de Marechal Deodoro. Ela ganhou fama devido a barreira de corais que a cerca e faz com que se transforme em uma piscina de águas tranquilas durante a maré baixa. É ideal para quem viaja com crianças.

A Praia do Francês pode ser conhecida a partir de passeios oferecidos em Maceió. O local conta com boa estrutura: várias barracas e ambulantes.

  • Praia do Gunga

Uma das mais bonitas do Brasil, a Praia do Gunga também pode ser visitada a partir de Maceió. Ela fica no município de Roteiro, a 43 quilômetros da capital alagoana. Coqueiros, águas cristalinas e uma longa faixa de areia formam um cenário belíssimo.

Durante a maré baixa, a praia se encontra com a Lagoa do Roteiro e permite desfrutar de água doce e água salgada no mesmo lugar. No entorno, falésias coloridas terminam de deixar o lugar ainda mais bonito. Um passeio de buggy pela região vale muito a pena.

  • Praia de Paripueira

A 30 quilômetros de Maceió, a Praia de Paripueira tem uma orla extensa, coberta por areia fina e banhada por um mar claro. Cercada por coqueiros e menos movimentada, é ideal para quem quer o mar com tranquilidade.

Além disso, é possível seguir de barco para as piscinas naturais que se formam na maré baixa e permitem ver peixes, corais e ouriços.

  • Praia de Carro Quebrado

Localizada a 45 quilômetros de Maceió, a Praia de Carro Quebrado é muito bem preservada e cercada por falésias coloridas. Quase não tem estrutura para receber os turistas. O lugar é ótimo para quem quer curtir uma praia mais deserta. Além disso, para chegar até lá é necessário ir de buggy.

  • Praia de Barra de São Miguel

Localizada a 30 quilômetros de Maceió, a praia de Barra de São Miguel é um local ótimo para curtir um mar calmo de águas claras. Protegida por uma barreira de corais, a praia se torna uma grande piscina natural durante a maré baixa.

O trecho de areia é curto, mas tem ótima estrutura, incluindo restaurantes.

  • Praia de Tabuba

O encontro do rio com o mar é o ponto alto da Praia de Tabuba, em Barra de Santo Antônio, norte de Alagoas. O mar é extremamente calmo e indicado para quem viaja com crianças. Ela fica a 33 quilômetros de Maceió.

Onde fazer compras em Maceió

 

maceio
Foto: Legacy600 / Wikimedia Commons

As compras em Maceió são dedicadas, principalmente, ao artesanato da região. Rendas, objetos esculpidos em madeiras, azulejos e panos de cozinha fazem parte da grande variedade de produtos feitos pelos artesãos alagoanos.

A cidade oferece alguns centros de venda de artesanato, ideais para quem quer conhecer mais da cultura da região e ainda voltar com uma lembrança para casa. Além disso, conta com shoppings e lojas que atendem aos mais variados gostos. Confira nossas dicas de onde fazer compras em Maceió.

  • Feira de Artesanato da Pajuçara

A Feira de Artesanato da Pajuçara acontece em um galpão na praia de mesmo nome. Diversas barraquinhas vendem redes de descanso, roupas, panos de prato, pequenas lembranças e alguns produtos típicos da região. Ela é a principal referência do artesanato de Maceió.

  • Pavilhão do Artesanato

Outro centro de venda da produção artesanal é o Pavilhão do Artesanato. O local tem uma estrutura melhor, com estacionamento e artesãos distribuídos em boxes e lojas. Entre os produtos encontrados lá, destacam-se as roupas, calçados, objetos de decoração e lembranças.

  • Mercado Central

No Mercado Central de Maceió, é possível encontrar mais do artesanato local. Cerâmicas, lustres de palha, sapatos e bolsas de couro estão entre os produtos vendidos ali. A visita, além das compras, vale pelo passeio. É uma grande vitrina da cultura alagoana.

  • Rua das Rendeiras

A Rua das Rendeiras, no Pontal da Barra, tem várias lojas que comercializam, principalmente, a produção de renda das mulheres alagoanas.

Onde comer em Maceió

 

o que fazer em maceió
Foto: Divulgação

Escolher onde comer em Maceió é difícil. Não porque faltam opções, pelo contrário. A dificuldade está justamente na oferta de lugares e sabores que é bem complicado escolher por onde começar.

A gastronomia alagoana, por si só, já é um universo de pratos para se experimentar, que vão das raízes da cozinha quilombola aos pratos com frutos do mar. E, para ajudar, a cidade ainda oferece outras culinárias distribuídas em cardápios variados e ótimos restaurantes.

  • Bodega do Sertão

Um ótimo lugar para experimentar o melhor da culinária regional é o Bodega do Sertão. O restaurante em estilo self-service oferece comida feita no fogão à lenha. Entre os principais pratos estão o cuscuz, a galinha à cabidela, arroz com queijo coalho e carne de sol com nata.

  • Imperador dos Camarões

Com duas unidades na Pajuçara, o Imperador dos Camarões é o local ideal para experimentar uma das delícias de Maceió: o Chiclete Camarão. O prato foi criado pelo restaurante e conquistou a cidade.

  • Janga

Para quem curte frutos do mar, o restaurante Janga tem ambiente requintado e um cardápio variado com lagostas, camarões, saladas e carnes. Fica na Ponta Verde.

  • Picuí

O restaurante Picuí é o melhor lugar para comer carne de sol em Maceió. Ela é servida em vários pratos e feita a partir de diversos cortes, que vão do filé mignon a carne de cordeiro.

  • Sorveteria Bali

Para aliviar o calor intenso de Maceió, visite a Sorveteria Bali, na Pajuçara. A tradicional sorveteria da capital alagoana tem deliciosos sabores, de frutas a chocolates.

Onde se hospedar em Maceió

 

o que fazer em maceió
Foto: Marinelson Almeida/ Flickr

Há ótima oferta de lugares onde se hospedar em Maceió. A rede hoteleira da capital alagoana é bem completa, com hostels, pousadas e hotéis. Além disso, está concentrada, em sua maior parte, em três bairros principais: Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca.

As acomodações da Pajuçara ficam próximas da praia, de onde saem as jangadas para as piscinas naturais. É ideal para quem quer ficar perto do agito diário. Ponta Verde, por sua vez, é um bairro muito bonito e tem noites bem animadas. Enquanto o bairro de Jatiúca tem ótimos restaurantes. Em comum, os três bairros têm fácil acesso à praias e ao centro de Maceió.

Para quem procura um pouco mais de tranquilidade, o bairro de Cruz das Almas oferece algumas opções de hospedagem e praias mais vazias.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima