o que fazer em recife

Está programando uma viagem a Recife? Elaboramos um guia com várias dicas de viagens e o que fazer em Recife

Recife é daqueles lugares para conhecer e viver. A capital pernambucana é rica em cultura e história e conquista por sua beleza e diversidade. E não é um destino de viagem somente para a época do Carnaval. Recife é um ótimo lugar para se visitar o ano todo.

Casarões coloniais preservados em meio ao centro urbano desenvolvido, muitos museus e igrejas imponentes. De um lado, o Rio Capibaribe corta a cidade, do outro, o mar azul e calmo, protegido por arrecifes, banha seu litoral. Restaurantes e bares agitam as noites. E o artesanato enche os olhos dos visitantes.

Quer mais? Não faltam coisas para fazer em Recife. A cidade tem parques, centros de compras e ainda serve como ponto de partida para passeios por outras cidades do litoral pernambucano. Por esses e muitos outros motivos, vale muito a pena conhecer Recife.

O que fazer em Recife

 

o que fazer em recife
Foto: Portal da Copa/ME

As opções do que fazer em Recife são tantas que você precisará de algum tempo por lá se quiser curtir tudo. Caso não tenha muito tempo, inclua em seu roteiro o centro histórico e conheça uma de suas praias.

Mas se puder esticar sua passagem pela capital pernambucana, confira nossas dicas e saiba tudo que dá para fazer em Recife.

  • Recife Antigo

O centro histórico da capital pernambucana é conhecido como Recife Antigo. É o lugar ideal para quem quer conhecer mais da cultura da cidade.

O primeiro ponto é o Marco Zero, na Praça Barão do Rio Branco. No local, uma rosa dos ventos com pedras coloridas, criada pelo artista pernambucano Cícero Dias, marca o lugar onde a cidade nasceu.

A praça tem, ainda, uma grande estátua do Barão do Rio Branco em bronze, feita pelo escultor Felix Charpentier. E é rodeada pelo estuário do porto de Recife e outras construções históricas, como o Centro Cultural da Caixa e o Centro de Artesanato de Pernambuco.

Próxima à praça, a Igreja da Madre de Deus, do século XVII, é outro ótimo lugar para conhecer. Além da Sinagoga kahal Zur Israel, a primeira das Américas.

As principais ruas do Recife Antigo são a do Bom Jesus e a da Moeda. Nas duas ruas tradicionais há muito que fazer em Recife.

  • Embaixada dos Bonecos Gigantes

Localizada na rua do Bom Jesus, no Recife Antigo, a Embaixada dos Bonecos Gigantes de Olinda é incrível e vale a visita.

O lugar abriga os famosos bonecos que estrelam o carnaval da cidade. Lá é possível ter a dimensão da grandeza do trabalho dos artesãos que confeccionam as peças, inspiradas em personalidades e personagens fictícios.

  • Memorial Luiz Gonzaga

O Recife Antigo abriga, ainda, o Memorial Luiz Gonzaga, dedicado a retratar a vida e a música do cantor pernambucano. Ele fica no Pátio de São Pedro e, além do acervo permanente, tem outras atividades.

As visitas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

  • Museu Cais do Sertão

Para entender mais da cultura do sertanejo nordestino, a visita ao Museu Cais do Sertão é obrigatória. O espaço cultural tem uma forma diferente de contar a história dos habitantes do sertão, que utiliza desde casas de taipa a karaokê com músicas típicas, incluindo as de Luiz Gonzaga.

  • Capela Dourada

A riqueza da Capela Dourada não está apenas nos detalhes em ouro em seu interior. A construção do século XVIII é belíssima e encanta a todos que a visitam. Ela é uma das mais bonitas de Recife e representa toda a riqueza do período colonial.

Localizada no bairro Santo Antônio, a Capela Dourada pode ser visitada, com o pagamento de uma taxa simbólica. Dentro dela, vale observar cada detalhe, desde a decoração em ouro até as imagens e pinturas sacras.

A Capela Dourada integra a Igreja de Santo Antônio e o Museu de Arte Sacra.

  • Paço do Frevo

Em seu roteiro, não deixe de incluir uma visita ao Museu Paço do Frevo – uma das riquezas culturais de Recife. O local é dedicado à história do ritmo musical.

O lugar é belíssimo e reúne figurinos, estandartes e expõem versos das músicas típicas de Pernambuco.

  • Passeio pelo Rio Capibaribe

O tradicional passeio de catamarã pelo Rio Capibaribe leva a vários pontos turísticos da cidade, que podem ser avistados de um ângulo diferente. Ao longo do percurso, um guia conta a história da cidade.

É o tipo de programa para quem quer curtir a paisagem com tranquilidade. Além disso, rende boas fotos.

  • Parque das Esculturas de Francisco Brennand

O Parque de Esculturas de Francisco Brennand é um lugar incrível. Instalado nas ruínas de uma antiga olaria, o parque tem centenas de obras do artista plástico Francisco Brennand expostas em ambientes diferentes.

A maior delas é a Torre de Cristal, com 32 metros de altura – um dos símbolos de Recife. É um lugar perfeito para apaixonados por arquitetura e esculturas. Além disso, é ideal para aqueles que procuram um passeio ao ar livre na capital pernambucana.

  • Instituto Ricardo Brennand

A família Brennand também está presente em outro importante ponto de Recife: o Instituto Ricardo Brennand, construído pelo primo do escultor Francisco Brennand.

O local reúne exposições permanentes e temporárias, com objetos antigos e obras brasileiras e internacionais. Além disso, impressiona pela beleza de sua arquitetura – em forma de castelo medieval – e dos jardins que o cercam.

  • Museu da Cidade do Recife

O Museu da Cidade do Recife fica dentro do Forte de São Tiago das Cinco Pontas. O local foi construído em 1630 durante a invasão holandesa e tinha como objetivo proteger a capital pernambucana de ataques estrangeiros.

Hoje, o museu tem exposições de fotografias, mapas, pinturas e outros registros. A entrada é gratuita.

  • Praias

As principais cidades de Recife são a Praia de Boa Viagem e a Praia do Pina. Ambas tem boa estrutura para receber os turistas e são movimentadas.

A Praia de Boa Viagem é a mais famosa. As águas mornas e esverdeadas são ótimas para banhos e mergulhos. Não há ondas fortes, uma vez que a praia é protegida por arrecifes. Na maré baixa, piscinas naturais se formam ali.

A longa faixa de areia favorece a prática de exercícios físicos e o calçadão é bem servido por quiosques.

A Praia do Pina, por sua vez, é mais frequentada por moradores da região. Tem longa faixa de areia, mar verde e muitos coqueiros em sua orla. É mais tranquila que Boa Viagem, mas tem alguns quiosques e barracas que atendem bem quem passa o dia nela.

Onde fazer compras em Recife

 

o que fazer em recife
Foto: Ministerio do Turismo

Há muitos lugares para fazer compras em Recife. Como uma boa capital, a cidade é bem servida por lojas e centros comerciais. E como não poderia ser diferente no nordeste brasileiro, tem ótimos lugares para quem gosta de artesanato.

  • Shopping Recife

Localizado no bairro Boa Viagem, o Shopping Recife tem muitas lojas, restaurantes e serviços. Fica bem próximo da maioria dos hotéis da cidade.

  • Mercado de Artesanato de Pernambuco

O Mercado de Artesanato de Pernambuco fica próximo do Marco Zero e reúne artesãos pernambucanos e suas produções. No local, é possível encontrar obras em argila, madeira e tecido, além de lembranças da cidade.

  • Mercado São José

O Mercado São José é um ótimo local para comprar artesanato e produtos típicos de Pernambuco. Há uma variedade enorme de opções de compras lá. Você poderá encontrar artigos em couro, imãs, tecidos rendados, enfeites de madeira e lembranças da cidade, além de peixes e mariscos frescos.

  • Feira da Rua do Bom Jesus

Todos os domingos a Rua do Bom Jesus abriga uma feira de artesanatos.

  • Feira da Boa Viagem

A feira ao ar livre da Praia da Boa Viagem é ótima para pequenas compras e refeições. Dividida em duas partes – uma destinada a artesanato e outra a comidas -, a feira acontece todos os dias das 16h às 22h.

Onde comer em Recife

 

o que fazer em recife
Foto: Divulgação

A culinária pernambucana é bem diversificada, influenciada por outras gastronomias. Os pratos típicos vão de peixadas e moquecas a buchadas e dobradinhas. E, como pode se esperar, a capital de Pernambuco é um ótimo lugar para provar todos esses sabores.

Portanto, ao escolher onde comer em Recife, inclua em seu roteiro experimentar um pouco da comida pernambucana. Aproveite também a grande variedade de outras culinárias presente nos muitos restaurantes da cidade.

  • Leite

O restaurante Leite é o mais antigo de Recife – e há quem diga, do Brasil. Tem ambiente refinado e serve pratos sofisticados.

  • Parraxaxá

Para experimentar deliciosos pratos da culinária pernambucana, vá ao restaurante Parraxaxá. Ele fica no bairro Boa Viagem.

  • Chica Pitanga

Outro excelente lugar para provar das delícias da região é o Chica Pitanga. O restaurante, em estilo self service, serve o melhor da culinária nordestina.

  • Bistrô & Boteco

O Bistrô & Boteco funciona como restaurante de dia e bar à noite. Ele fica junto o Centro do Artesanato, no Recife Antigo.

Onde se hospedar em Recife

 

o que fazer em recife
Foto: Wikimedia Commons

Diferente de outros locais, há poucas regiões para se hospedar em Recife. Basicamente são duas: entre as praias de Boa Viagem e do Pina e no centro histórico. Apesar disso, a oferta de hotéis e pousadas é bem grande nesses lugares.

Há acomodações para todos os bolsos e que atendem aos mais variados gostos. Quem escolhe ficar entre as principais praias ainda tem opção de ficar em hotéis com vista para o mar, um pouco mais caros, ou naqueles localizados nas ruas adjacentes, com valores mais acessíveis. A região é bem servida por serviços de transportes e muitos bares e restaurantes.

Já quem escolhe ficar no centro, geralmente o faz para aproveitar melhor o circuito histórico-cultural de Recife. Além disso, os hotéis e pousadas centrais são ótimos para ficar perto do agito noturno da capital pernambucana.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima