Novo Projeto
Novo Projeto (2) (1)

Reserva de Hotéis

Novo Projeto (6) (1)

Passagens Aéreas

Novo Projeto (3) (1)

Passeios e atividades

Novo Projeto (8) (1)

Aluguel de carros

Novo Projeto (4) (1)

Seguro Viagem

o que fazer em recife

Está programando uma viagem a Recife? Elaboramos um guia com várias dicas de viagens e o que fazer em Recife

Recife é daqueles lugares para conhecer e viver. A capital pernambucana é rica em cultura e história e conquista por sua beleza e diversidade. E não é um destino de viagem somente para a época do Carnaval. Recife é um ótimo lugar para se visitar o ano todo.

Casarões coloniais preservados em meio ao centro urbano desenvolvido, muitos museus e igrejas imponentes. De um lado, o Rio Capibaribe corta a cidade, do outro, o mar azul e calmo, protegido por arrecifes, banha seu litoral. Restaurantes e bares agitam as noites. E o artesanato enche os olhos dos visitantes.

Quer mais? Não faltam coisas para fazer em Recife. A cidade tem parques, centros de compras e ainda serve como ponto de partida para passeios por outras cidades do litoral pernambucano. Por esses e muitos outros motivos, vale muito a pena conhecer Recife.

O que fazer em Recife

 

o que fazer em recife
Foto: Portal da Copa/ME

As opções do que fazer em Recife são tantas que você precisará de algum tempo por lá se quiser curtir tudo. Caso não tenha muito tempo, inclua em seu roteiro o centro histórico e conheça uma de suas praias.

Mas se puder esticar sua passagem pela capital pernambucana, confira nossas dicas e saiba tudo que dá para fazer em Recife.

  • Recife Antigo

O centro histórico da capital pernambucana é conhecido como Recife Antigo. É o lugar ideal para quem quer conhecer mais da cultura da cidade.

O primeiro ponto é o Marco Zero, na Praça Barão do Rio Branco. No local, uma rosa dos ventos com pedras coloridas, criada pelo artista pernambucano Cícero Dias, marca o lugar onde a cidade nasceu.

A praça tem, ainda, uma grande estátua do Barão do Rio Branco em bronze, feita pelo escultor Felix Charpentier. E é rodeada pelo estuário do porto de Recife e outras construções históricas, como o Centro Cultural da Caixa e o Centro de Artesanato de Pernambuco.

Próxima à praça, a Igreja da Madre de Deus, do século XVII, é outro ótimo lugar para conhecer. Além da Sinagoga kahal Zur Israel, a primeira das Américas.

As principais ruas do Recife Antigo são a do Bom Jesus e a da Moeda. Nas duas ruas tradicionais há muito que fazer em Recife.

  • Embaixada dos Bonecos Gigantes

Localizada na rua do Bom Jesus, no Recife Antigo, a Embaixada dos Bonecos Gigantes de Olinda é incrível e vale a visita.

O lugar abriga os famosos bonecos que estrelam o carnaval da cidade. Lá é possível ter a dimensão da grandeza do trabalho dos artesãos que confeccionam as peças, inspiradas em personalidades e personagens fictícios.

  • Memorial Luiz Gonzaga

O Recife Antigo abriga, ainda, o Memorial Luiz Gonzaga, dedicado a retratar a vida e a música do cantor pernambucano. Ele fica no Pátio de São Pedro e, além do acervo permanente, tem outras atividades.

As visitas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

  • Museu Cais do Sertão

Para entender mais da cultura do sertanejo nordestino, a visita ao Museu Cais do Sertão é obrigatória. O espaço cultural tem uma forma diferente de contar a história dos habitantes do sertão, que utiliza desde casas de taipa a karaokê com músicas típicas, incluindo as de Luiz Gonzaga.

  • Capela Dourada

A riqueza da Capela Dourada não está apenas nos detalhes em ouro em seu interior. A construção do século XVIII é belíssima e encanta a todos que a visitam. Ela é uma das mais bonitas de Recife e representa toda a riqueza do período colonial.

Localizada no bairro Santo Antônio, a Capela Dourada pode ser visitada, com o pagamento de uma taxa simbólica. Dentro dela, vale observar cada detalhe, desde a decoração em ouro até as imagens e pinturas sacras.

A Capela Dourada integra a Igreja de Santo Antônio e o Museu de Arte Sacra.

  • Paço do Frevo

Em seu roteiro, não deixe de incluir uma visita ao Museu Paço do Frevo – uma das riquezas culturais de Recife. O local é dedicado à história do ritmo musical.

O lugar é belíssimo e reúne figurinos, estandartes e expõem versos das músicas típicas de Pernambuco.

  • Passeio pelo Rio Capibaribe

O tradicional passeio de catamarã pelo Rio Capibaribe leva a vários pontos turísticos da cidade, que podem ser avistados de um ângulo diferente. Ao longo do percurso, um guia conta a história da cidade.

É o tipo de programa para quem quer curtir a paisagem com tranquilidade. Além disso, rende boas fotos.

  • Parque das Esculturas de Francisco Brennand

O Parque de Esculturas de Francisco Brennand é um lugar incrível. Instalado nas ruínas de uma antiga olaria, o parque tem centenas de obras do artista plástico Francisco Brennand expostas em ambientes diferentes.

A maior delas é a Torre de Cristal, com 32 metros de altura – um dos símbolos de Recife. É um lugar perfeito para apaixonados por arquitetura e esculturas. Além disso, é ideal para aqueles que procuram um passeio ao ar livre na capital pernambucana.

  • Instituto Ricardo Brennand

A família Brennand também está presente em outro importante ponto de Recife: o Instituto Ricardo Brennand, construído pelo primo do escultor Francisco Brennand.

O local reúne exposições permanentes e temporárias, com objetos antigos e obras brasileiras e internacionais. Além disso, impressiona pela beleza de sua arquitetura – em forma de castelo medieval – e dos jardins que o cercam.

  • Museu da Cidade do Recife

O Museu da Cidade do Recife fica dentro do Forte de São Tiago das Cinco Pontas. O local foi construído em 1630 durante a invasão holandesa e tinha como objetivo proteger a capital pernambucana de ataques estrangeiros.

Hoje, o museu tem exposições de fotografias, mapas, pinturas e outros registros. A entrada é gratuita.

  • Praias

As principais cidades de Recife são a Praia de Boa Viagem e a Praia do Pina. Ambas tem boa estrutura para receber os turistas e são movimentadas.

A Praia de Boa Viagem é a mais famosa. As águas mornas e esverdeadas são ótimas para banhos e mergulhos. Não há ondas fortes, uma vez que a praia é protegida por arrecifes. Na maré baixa, piscinas naturais se formam ali.

A longa faixa de areia favorece a prática de exercícios físicos e o calçadão é bem servido por quiosques.

A Praia do Pina, por sua vez, é mais frequentada por moradores da região. Tem longa faixa de areia, mar verde e muitos coqueiros em sua orla. É mais tranquila que Boa Viagem, mas tem alguns quiosques e barracas que atendem bem quem passa o dia nela.

Onde fazer compras em Recife

 

o que fazer em recife
Foto: Ministerio do Turismo

Há muitos lugares para fazer compras em Recife. Como uma boa capital, a cidade é bem servida por lojas e centros comerciais. E como não poderia ser diferente no nordeste brasileiro, tem ótimos lugares para quem gosta de artesanato.

  • Shopping Recife

Localizado no bairro Boa Viagem, o Shopping Recife tem muitas lojas, restaurantes e serviços. Fica bem próximo da maioria dos hotéis da cidade.

  • Mercado de Artesanato de Pernambuco

O Mercado de Artesanato de Pernambuco fica próximo do Marco Zero e reúne artesãos pernambucanos e suas produções. No local, é possível encontrar obras em argila, madeira e tecido, além de lembranças da cidade.

  • Mercado São José

O Mercado São José é um ótimo local para comprar artesanato e produtos típicos de Pernambuco. Há uma variedade enorme de opções de compras lá. Você poderá encontrar artigos em couro, imãs, tecidos rendados, enfeites de madeira e lembranças da cidade, além de peixes e mariscos frescos.

  • Feira da Rua do Bom Jesus

Todos os domingos a Rua do Bom Jesus abriga uma feira de artesanatos.

  • Feira da Boa Viagem

A feira ao ar livre da Praia da Boa Viagem é ótima para pequenas compras e refeições. Dividida em duas partes – uma destinada a artesanato e outra a comidas -, a feira acontece todos os dias das 16h às 22h.

Onde comer em Recife

 

o que fazer em recife
Foto: Divulgação

A culinária pernambucana é bem diversificada, influenciada por outras gastronomias. Os pratos típicos vão de peixadas e moquecas a buchadas e dobradinhas. E, como pode se esperar, a capital de Pernambuco é um ótimo lugar para provar todos esses sabores.

Portanto, ao escolher onde comer em Recife, inclua em seu roteiro experimentar um pouco da comida pernambucana. Aproveite também a grande variedade de outras culinárias presente nos muitos restaurantes da cidade.

  • Leite

O restaurante Leite é o mais antigo de Recife – e há quem diga, do Brasil. Tem ambiente refinado e serve pratos sofisticados.

  • Parraxaxá

Para experimentar deliciosos pratos da culinária pernambucana, vá ao restaurante Parraxaxá. Ele fica no bairro Boa Viagem.

  • Chica Pitanga

Outro excelente lugar para provar das delícias da região é o Chica Pitanga. O restaurante, em estilo self service, serve o melhor da culinária nordestina.

  • Bistrô & Boteco

O Bistrô & Boteco funciona como restaurante de dia e bar à noite. Ele fica junto o Centro do Artesanato, no Recife Antigo.

Onde se hospedar em Recife

 

o que fazer em recife
Foto: Wikimedia Commons

Diferente de outros locais, há poucas regiões para se hospedar em Recife. Basicamente são duas: entre as praias de Boa Viagem e do Pina e no centro histórico. Apesar disso, a oferta de hotéis e pousadas é bem grande nesses lugares.

Há acomodações para todos os bolsos e que atendem aos mais variados gostos. Quem escolhe ficar entre as principais praias ainda tem opção de ficar em hotéis com vista para o mar, um pouco mais caros, ou naqueles localizados nas ruas adjacentes, com valores mais acessíveis. A região é bem servida por serviços de transportes e muitos bares e restaurantes.

Já quem escolhe ficar no centro, geralmente o faz para aproveitar melhor o circuito histórico-cultural de Recife. Além disso, os hotéis e pousadas centrais são ótimos para ficar perto do agito noturno da capital pernambucana.

Booking.com
Gostou? Compartilhe!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp

Fique por dentro!

Cadastre-se para receber nossas últimas novidades e ofertas exclusivas!

Fique por dentro!

Cadastre-se para receber nossas últimas novidades e ofertas exclusivas!