Novo Projeto
Novo Projeto (2) (1)

Reserva de Hotéis

Novo Projeto (6) (1)

Passagens Aéreas

Novo Projeto (3) (1)

Passeios e atividades

Novo Projeto (8) (1)

Aluguel de carros

Novo Projeto (4) (1)

Seguro Viagem

o que fazer em sao luis

Está programando uma viagem a São Luís? Elaboramos um guia com várias dicas de viagens e o que fazer em São Luís

Destino ideal para quem busca muita cultura, história e ótima gastronomia, São Luís difere das principais cidades litorâneas. Lá, o mar não é o principal atrativo. Os casarões azulejados e os vários museus atraem turistas para a capital do Maranhão o ano todo.

O centro histórico é o lugar mais frequentado. Prédios centenários abrigam museus e convidam a regressar ao passado da única capital fundada por franceses. Aliás, a arquitetura diversificada das edificações retrata toda sua história: fundada por franceses, invadida por holandeses e colonizada por portugueses.

Pode até parecer que não há muito o que fazer em São Luís. Mas a cidade impressiona pela quantidade de cenários culturais que oferece. Além disso, tem uma orla muito bem equipada que permite desfrutar de lindas paisagens. E, se não bastasse tudo isso, ainda serve de partida para outros lugares paradisíacos do Maranhão, como os Lençóis Maranhenses.

O que fazer em São Luís

 

o que fazer em sao luis
Foto: Lyssuel Calvet / Wikimedia Commons

Boa parte do que há para fazer em São Luís fica em seu centro histórico. A região abriga museus, prédios centenários e casarões azulejados que enchem os olhos e proporcionam um passeio muito agradável.

Outro diferencial da cidade é que a maioria das atrações é gratuita, o que facilita a vida de quem quer viajar para lá. Apesar de as praias não serem próprias para banho, os calçadões são ótimos para caminhadas e passeios ao ar livre. Além disso, são bem servidos por restaurantes e quiosques que garantem muito agito à noite.

  • Casa do Maranhão

Um dos destaques do centro histórico é a Casa do Maranhão, um museu com objetos, painéis, roupas e outros itens que representam as tradições do estado.

Entre elas, o Bumba Meu Boi, com um espaço dedicado onde se encontram roupas típicas e um boi gigante. O museu abre de terça a domingo.

  • Palácio dos Leões

A sede do governo do estado fica em um belo prédio no centro de São Luís, que chama a atenção por sua fachada. O Palácio dos Leões pode ser visitado, gratuitamente, de terça a sexta.

No interior, porcelanas, móveis, quadros, esculturas e belos lustres podem ser vistos durante o passeio de 30 minutos.

  • Teatro Arthur Azevedo

Palco de importantes apresentações de São Luís, o Teatro Arthur Azevedo é um lindo prédio histórico que pode ser visitado, com acompanhamento de guia.

O prédio foi inaugurado em 1817 e demonstra toda a riqueza que o ciclo do algodão trouxe ao Maranhão.

  • Catedral de São Luís

Localizada em uma praça do centro histórico, a Catedral de São Luís – Igreja da Sé – não pode ficar de fora do roteiro. É um dos monumentos mais antigos da cidade, construída em 1622 para comemorar a vitória dos portugues contra os franceses que haviam invadido a região. O prédio em estilo barroco tem um altar dourado e o teto bem colorido. A visita é gratuita.

  • Casa da Festa

O Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, conhecido como Casa da festa, reúne um acervo belíssimo dedicado aos festejos populares do Maranhão. Lá há peças relacionadas ao Bumba Meu Boi, Carnaval, Festa do Divino, Festa de Santos Reis, Festa Junina, Tambor de Mina, entre outras comemorações.

  • Museu da Gastronomia Maranhense

A comida do Maranhão é tão rica e saborosa que mereceu até um museu no centro de São Luís. O Museu da Gastronomia Maranhense conta a história de comidas e bebidas típicas do estado.

O acervo ajuda a entender o passado e o presente da culinária maranhense e as tradições de preparo dos pratos típicos. Há representações das ervas, peixes, camarões, cachaças, doces e até o famoso guaraná de Jesus – o refrigerante rosa.

  • Espigão da Ponta d’Areia

Fora do centro histórico de São Luís, vale a pena ir até o Espigão da Ponta d’Areia, uma passarela de pedras que adentra o mar por 572 metros. O local é bastante frequentado ao entardecer, por oferecer uma bela vista do pôr do sol. Além disso, é ótimo para caminhadas e prática de exercícios.

Ao lado do espigão fica o Forte de Santo Antônio da Barra, onde se vê alguns canhões apontados para o mar.

  • Reserva do Itapiracó

Para mais contato com a natureza, a Reserva do Itapiracó é o lugar ideal em São Luís. O local abriga 174 espécies de animais e 33 tipos de plantas da Floresta Amazônica. Tudo pode ser visto ao longo de uma trilha ecológica com mais de 10 quilômetros de extensão.

Além disso, a reserva tem uma ampla área de lazer, com campos de futebol, pista de skate, quadras e playgrounds.

  • Lagoa do Jansen

A Lagoa Jansen é outra opção para curtir a natureza em São Luís, mas no centro da cidade. O parque no entorno da lagoa tem uma linda paisagem e várias opções de lazer.

A lagoa também é um ótimo lugar para apreciar o pôr do sol.

  • Praias

Ao contrário de outras capitais nordestinas, São Luís não é um destino para aproveitar belas praias. Isso porque suas praias são urbanas e impróprias para banho. No entanto, a orla é um ótimo lugar para curtir a paisagem nos vários bares e quiosques distribuídos pelo calçadão.

Além disso, as areias servem de palco para a prática de esportes. Um exemplo é a Praia de Calhau, que tem dunas. Assim como a Praia de Olho d’Água que, além de dunas, tem falésias. Já a Praia Ponta d’Areia é bem frequentada devido ao Espigão.

Onde fazer compras em São Luís

 

o que fazer em sao luis
Foto: Mariana Costa

As compras em São Luís são, em grande parte, voltadas à produção artesanal. A cultura da capital maranhense é expressada através de artigos em fibras, cerâmica, argila e madeira. Tudo com muita cor. Não há como ir à cidade e não trazer uma lembrança.

  • Ceprama

O Centro de Artesanato de São Luís – Ceprama -, fica no antigo prédio da Companhia de Fiação de Cânhamo. O lugar tem 3 mil metros quadrados e tem dezenas de boxes, onde se pode encontrar artesanatos e lembrancinhas para todos os gostos.

Os produtos são feitos com fibra de buriti, azulejaria, vime, fibra de tucum, madeira e cerâmica.

  • Mercado Casa das Tulhas

Também conhecido como Feira da Praia Grande, o Mercado Casa das Tulhas é ideal para comprar as delícias da região. Nele são encontradas castanhas, doces maranhenses e as coloridas garrafas de aguardente com frutas ou crustáceos.

  • Feirinha da Praça Benedito

A Feirinha da Praça Benedito acontece todos os domingos. Além de barracas com artesanatos e comidas típicas, há apresentações de dança e música no local.

Onde comer em São Luís

 

o que fazer em sao luis
Foto: DIvulgação

A culinária é um dos pontos altos do Maranhão e, como não poderia ser diferente, São Luís é um ótimo lugar para provar os deliciosos pratos típicos. A gastronomia da região tem influências indígena, portuguesa e africana. Os frutos do mar e a farinha são muito presentes.

Ao procurar onde comer em São Luís, não deixe de experimentar o arroz-cuxá, servido em muitos restaurantes da cidade. O prato é feito com verduras, camarões secos, gergelim e farinha de mandioca. Os restaurantes e bares ficam, principalmente, na Avenida Litorânea e no centro histórico.

  • Maracangalha

Especializado em comida regional, o restaurante Maracangalha fica na Avenida Litorânea. Com vista para o mar, o local oferece pratos típicos e é bastante movimentado.

  • Cabana do Sol

Com ambiente agradável e sofisticado, o Cabana do Sol tem várias unidades em São Luís. A especialidade são os pratos típicos.

  • Dona Maria

O restaurante Dona Maria é especializado em frutos do mar e tem um visual diferente, sob uma ampla estrutura de sapé.

  • Vignoli

Na pizzaria Vignoli a regra é comer com a mão, tanto que as pizzas são servidas junto com luvas plásticas.

Onde se hospedar em São Luís

 

o que fazer em sao luis
Lechenet.com

O centro histórico pode parecer o lugar mais óbvio para se hospedar em São Luís, dada a proximidade dos principais pontos turísticos da cidade. Contudo, as opções de acomodações nesta região não são as melhores. Instaladas em casarões antigos, não dispõe de muitas comodidades de pousadas e hotéis de outras regiões da cidade.

O bairro Ponta d’Areia, por exemplo, é mais estruturado e concentra a maior parte das hospedagens de São Luís. Fica próximo das praias, da Lagoa Jansen e fica a 15 minutos de carro do centro histórico.

Mas se o seu objetivo é curtir mais a orla, a praia do Calhau tem uma avenida beira-mar bem servida por ótimos hotéis, restaurantes e quiosques.

Booking.com
Gostou? Compartilhe!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp

Fique por dentro!

Cadastre-se para receber nossas últimas novidades e ofertas exclusivas!

Fique por dentro!

Cadastre-se para receber nossas últimas novidades e ofertas exclusivas!