o que fazer em Tiradentes

Está programando uma viagem a Tiradentes? Elaboramos um guia com várias dicas de viagens e o que fazer em Tiradentes

Tiradentes é uma cidade mineira para se desconectar do agito do dia a dia e imergir em cultura e natureza. Coloridos casarões, igrejas e museus garantem um bom roteiro para quem gosta de turismo histórico. E a beleza da Serra de São José atrai os amantes de ecoturismo.

A cidade conserva o clima de interior: ruas de pedras, casarões antigos conservados, praças charmosas e passeios de charrete. Os restaurantes atraem pelas releituras da tradicional e saborosa culinária mineira. E as lojas são o principal destino de amantes de arte e decoração.

O principal a se fazer em Tiradentes é não ter pressa de viver cada experiência que ela pode te oferecer. Cada vez mais preparada para receber os visitantes, a cidade lhe proporcionará dias incríveis de relaxamento e enriquecimento cultural.

O que fazer em Tiradentes

 

o que fazer em Tiradentes
Foto: Kelvin Martins / Wikimedia Commons

O centro histórico concentra a maior parte do que fazer em Tiradentes. Igrejas, construções históricas, museus e centros culturais formam o roteiro de quem vai até a cidade e estão todos nesta região.

Por isso, não tenha pressa, caminhe com tranquilidade pelo centro histórico e confira todas as principais atrações de Tiradentes. As fachadas das casas são belíssimas, os prédios centenários impressionam e as ruas de pedra garantem um charme ao passeio.

  • Igrejas

São muitas igrejas para visitar e apreciar em Tiradentes. Talvez não as encontre abertas a qualquer dia da semana. Por isso, caso queira vê-las por dentro, dê preferência para as manhãs de sábado e domingo, quando ocorrem as missas.

Mas apreciar as fachadas das igrejas já rende um bom passeio. A principal é a Igreja Matriz de Santo Antônio, localizada no topo de uma colina, ela compõe a paisagem da cidade. Ela foi construída no início do século XVIII e sua fachada tem escultura esculpida por Aleijadinho no início do século XIX. Seu interior é rico em detalhes em ouro, grandes lustres e pinturas belíssimas. Na área externa há um relógio de sol que se tornou símbolo da cidade e, no período de férias, a igreja tem um show de luzes e Concerto de Órgão às sextas-feiras.

A mais antiga de Tiradentes é a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, datada do início do século XVIII. Há também a Igreja da Santíssima Trindade, onde ocorre uma das maiores festas da cidade, o Jubileu da Santíssima.

No roteiro histórico-religioso de Tiradentes ainda há a Capela do Bom Jesus da Pobreza, a Capela de São Francisco de Paula, a Capela de São João Evangelista e a Capela Nossa Senhora das Mercês.

  • Museus

Durante sua passagem por Tiradentes, não deixe de visitar também os museus da cidade, todos com temáticas religiosas, em belas obras arquitetônicas.

O Museu de Sant’ana está localizado na Rua Direita em um edifício que já abrigou a antiga cadeia pública da cidade. O acervo tem 300 imagens da santa, considerada a protetora dos lares, da família e dos mineradores. O museu nasceu da coleção de Angela Gutierrez, que doou todas as peças de seu acervo pessoal.

Já o Museu Casa Padre Toledo está no solar onde vivia Padre Toledo, uma figura importante para a Inconfidência Mineira. O prédio é considerado uma das maiores preciosidades arquitetônicas de Tiradentes, além de bem cultural. Os detalhes do interior impressionam pela riqueza dos detalhes e se comparam às casas de nobres de Portugal.

Também na linha religiosa, o Museu da Liturgia é especialmente dedicado a quem procura conhecer mais sobre o tema. Há mais de 400 objetos de uso litúrgico e arte sacra no local, além de material audiovisual.

Por fim, o Espaço Cultural Yves Alves não tem um acervo fixo, mas recebe várias exposições temporárias.

  • Largo da Forras

A principal praça de Tiradentes, além de ser um ponto turístico, abriga importantes prédios históricos, como a Capela Bom Jesus da Pobreza e a Prefeitura da cidade. Desta praça também partem os passeios de charretes e jardineiras que levam aos principais pontos turísticos da cidade. Além disso, é um ponto de encontro, ótimo para curtir de dia e de noite.

  • Passeios de charrete ou jardineira

Uma ótima forma de conhecer melhor a cidade de Tiradentes é por meio dos passeios de charrete ou jardineira. Ambos passam pelos principais pontos turísticos da cidade e um guia fala sobre a importância dos prédios e conta suas histórias.

  • Chafariz de São José

Utilizado antigamente para o fornecimento de água da cidade, o Chafariz de São José é um dos pontos turísticos de Tiradentes hoje. A construção de meados do século XVIII lembra a fachada de uma igreja barroca.

  • Ecoturismo

Ao visitar Tiradentes é possível explorar a natureza ao seu redor através de passeios pela Serra de São José. Essa opção é ideal para quem curte ecoturismo e não abre mão de conhecer a natureza dos lugares que visita. Empresas de turismo realizam trilhas até cachoeiras e poços para banho. Além disso, os roteiros levam a mirantes, grutas e alambiques.

  • São João del Rei

Um dos passeios para se fazer em Tiradentes é a visita à cidade vizinha São João del Rei. Ela fica bem perto e tem atrações semelhantes e pontos turísticos do período colonial.

A melhor forma de conhecê-la é à bordo da Maria Fumaça que faz o trajeto entre as duas cidades. Lá você conhecerá igrejas, museus e casarões históricos com arquiteturas belíssimas.

Porém, diferente de Tiradentes, São João del Rei tem clima de cidade grande, com muitos comércios e uma população maior que a vizinha.

Onde fazer compras em Tiradentes

 

o que fazer em Tiradentes
Foto: Glauco Umbelino / Wikimedia Commons

Além de um destino para quem gosta de história, Tiradentes também recebe muitos turistas que vão até lá em busca de móveis rústicos e obras de arte. E não é para menos. A cidade tem ótimas lojas especializadas em objetos de decoração, peças em madeira de demolição, cobre e estanho, além de artesanatos. Inclusive, muitas destas lojas fornecem para as principais redes de São Paulo e Rio de Janeiro.

Por isso, se este é o seu objetivo ao viajar para a cidade, tenha certeza de encontrar ótimos lugares para fazer compras em Tiradentes.

  • Design by Somers

Localizada na Rua Direita, a Design By Somers é referência em variedade e requinte. Chama a atenção a produção de objetos em estanho.

  • Marcas Mineiras

No Largo das Mercês, a Marcas Mineiras é um espaço multimarcas que oferece peças belíssimas.

  • Imperial Estanhos

Outra opção na Rua Direita, a Imperial Estanhos tem uma linha mais simples e tradicional.

  • Empório Patrícia Barbosa

Se você procura móveis rústicos, o Empório Patrícia Barbosa fica na Rua da Prefeitura e é uma ótima opção.

  • Bichinho

O povoado vizinho Vitoriano Veloso – também conhecido como Bichinho – também é uma ótima opção para quem quer fazer compras em Tiradentes. Ele é repleto de lojas de móveis, obras de arte e artesanato.

Onde comer em Tiradentes

 

o que fazer em Tiradentes
Foto: Reprodução

Tiradentes também é um destino para quem aprecia a alta gastronomia. Lá você não encontrará somente os pratos típicos da região, preparados tradicionalmente no fogão à lenha. Os sabores da culinária mineira ganham releituras sofisticadas, com combinações inusitadas que rendem pratos sensacionais.

Por isso, reserve um tempo no seu roteiro para escolher onde comer em Tiradentes e faça um tour pelos principais restaurantes da cidade. A gastronomia é tão levada à sério na cidade que, em todo mês de agosto, ocorre o Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes.

  • Pacco & Bacco

Para quem vai à cidade para provar a alta gastronomia, o Pacco & Bacco é o lugar ideal. O cardápio requintado oferece uma experiência incrível.

  • Tragaluz

Na mesma linha de sofisticação, o Tragaluz fica na Rua Direita e tem ambiente acolhedor e um cardápio com pratos que aliam a comida mineira à culinária contemporânea.

  • Viradas do Largo

Mas se o que procura é a tradicional comida mineira, o Viradas do Largo é o lugar para saborear os pratos preparados no fogão à lenha.

  • Leitão do Luiz Ney

Para um ótimo leitão à pururuca, visite o Leitão do Luiz Ney, que fica na Pousada Villa Paolucci.

  • UaiThai Bistrô

Excelente opção para quem não pode gastar muito, o UaiThai Bistrô serve a tradicional comida mineira na Rua Direita.

Onde se hospedar em Tiradentes

 

o que fazer em Tiradentes
Foto: Rejane Sarmento / WIkimedia Commons

Ao procurar onde se hospedar em Tiradentes, não espere encontrar grandes hotéis ou resorts. O estilo de acomodação que combina com a cidade são as pousadas. E há muita opções de pousadas charmosas que fica até difícil escolher.

As acomodações têm estilos variados, que vão desde casarões coloniais no centro histórico até àquelas com jeitinho de fazenda em meio à natureza. E, em qualquer uma delas, você será muito bem servido e estará próximo dos pontos turísticos, já que a cidade não é grande.

Além disso, comparado a outros destinos de viagem, o valor de hospedagem em Tiradentes não é alto e atende a todos os bolsos. Ou seja, ao viajar para lá, além de ser bem acolhido, não precisará gastar muito.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima