Novo Projeto
Novo Projeto (2) (1)

Reserva de Hotéis

Novo Projeto (6) (1)

Passagens Aéreas

Novo Projeto (3) (1)

Passeios e atividades

Novo Projeto (8) (1)

Aluguel de carros

Novo Projeto (4) (1)

Seguro Viagem

Está programando uma viagem a Paraty? Elaboramos um guia com várias dicas de viagens e o que fazer em Paraty

Um verdadeiro tesouro cultural e natural do litoral brasileiro, Paraty é reconhecida como Patrimônio Mundial da Unesco. E não é para menos. O centro histórico extremamente conservado e as praias deslumbrantes fazem desta cidade um lugar incrível para se conhecer.

Caminhar pelas ruas de pedras entre casarões do período colonial, com suas portas e janelas coloridas, é uma experiência inesquecível. A Mata Atlântica que cerca a região completa o cenário deslumbrante banhado por um mar de águas calmas, entre azuis e verdes.

Mas não é só a beleza que atrai nesta cidade. Há tanta coisa para fazer em Paraty que será difícil não querer voltar mais vezes. Trilhas levam a cachoeiras maravilhosas. Passeios de barco desbravam ilhas e praias escondidas entre mata e rochas. E o centro histórico, com seus encantos, convida a passear e curtir a variada gastronomia da região.

O que fazer em Paraty

 

o que fazer em paraty
Foto: Sérgio Teodoro da Silva / Wikimedia Commons

Paraty é um destino imperdível, tanto para quem busca tranquilidade, como para quem curte o agito noturno de uma cidade praiana. É ideal também para imergir em cultura e mergulhar na natureza.

E entre tantas coisas que há para fazer em Paraty, listamos algumas para te ajudar a escolher por onde começar. Monte seu roteiro e viaje para este destino incomparável.

  • Centro histórico

Nada melhor do que, ao chegar em Paraty, ir logo conhecendo seu centro histórico. Ele marca o ponto em que a cidade nasceu e tem construções históricas belíssimas.

O centro é cheio de vida. As fachadas com detalhes e janelas coloridos enchem os olhos e fazem esquecer que ainda há muito para ver em Paraty.

As ruas calçadas com pés de moleques – grandes pedras – são charmosas e ideais para andar sem pressa. Por lá, carros não passam, o que ajuda a preservar o local. As calçadas são altas, por isso, mesmo na maré alta, quando as águas tomam as ruas do centro, você conseguirá transitar sem problema.

Um dos lugares para conhecer é a Casa da Cultura. Lá há várias exposições e a entrada é gratuita. No segundo andar, você pode ter uma vista interessante do centro histórico.

Para saber mais das construções históricas, vale a pena realizar o Free Walker Tour. Diariamente, guias voluntários reúnem turistas para um tour pelos principais pontos do centro histórico, de manhã e no final da tarde.

  • Igrejas

O centro histórico de Paraty tem quatro igrejas que contam muito sobre o passado da cidade. Cada uma delas atendia um público diferente nos tempos coloniais.

A principal delas é a Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios. A construção data de 1873 e o local era o único frequentado por várias camadas da sociedade.

Já a Igreja Nossa Senhora das Dores foi construída por mulheres brancas e ricas que não queriam frequentar o mesmo local que negros.

Enquanto a Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito atendia aos negros escravos e a Igreja de Santa Rita, aos pardos e negros libertos. Nesta última, há o Museu de Arte Sacra.

  • Forte Defensor

Vale a pena conhecer também o Forte Defensor, localizado na Praia do Pontal. Ele foi construído em 1822 para defender a Baía de Paraty. Hoje, o prédio é aberto à visitas.

No local é possível ver algumas áreas preservadas, como a Casa do Comandante, a ala do Quartel da Tropa e o Quartel dos Inferiores.

Além disso, há um pequeno museu com armamentos de guerra, artefatos caiçaras e peças do período escravocrata. O Forte ainda tem uma ótima vista de Paraty.

  • Trindade

Localizada dentro do Parque Nacional Serra da Bocaína, a vila de Trindade é um dos lugares imperdíveis em Paraty. Além de praias maravilhosas, que trataremos a seguir, há outras belezas na região.

Uma delas é a Cachoeira da Pedra que Engole. Uma trilha de 20 minutos, em mata fechada, leva à Pedra que Engole. Lá há uma queda d’água que adentra um buraco entre as rochas.

  • Cachoeira do Tobogã

As praias não são os únicos lugares para se refrescar em Paraty. As cachoeiras também são excelentes lugares para se aproveitar os dias por lá.

Uma delas é a Cachoeira do Tobogã. O nome vem das demonstrações feitas por moradores locais que escorregam por sua pedra grande e lisa. A queda d’água forma um ótimo poço para banho.

  • Poço do Tarzan

Seguindo por uma trilha a partir da Cachoeira do Tobogã, é possível acessar o Poço do Tarzan. O local é excelente para banho e tem uma ponte de madeira onde a vista pode ser observada.

  • Caminho do Ouro

A trilha que leva à Cachoeira do Tobogã passa por um trecho do Caminho do Ouro, utilizado anteriormente para escoar a produção das minas de Ouro Preto pelo cais de Paraty. Também conhecido como Caminho Velho da Estrada Real, o trecho pode ser percorrido pelos mais aventureiros, mas leva 15 dias de bicicleta, 48 dias a pé e 8 dias de carro. Boa parte do percurso é em estradas de ferro.

  • Cachoeira da Pedra Branca e Poço Usina

Uma das mais movimentadas de Paraty, a Cachoeira da Pedra Branca faz parte do roteiro de passeios de jeep oferecidos na cidade. Ela fica em uma propriedade particular entre Paraty e Cunha.

O passeio que leva até a cachoeira faz uma parada para foto no Poço da Usina, que tem seis metros de profundidade. O banho somente é permitido mais à frente, já na Cachoeira da Pedra Branca. Há várias quedas d’água e poços ao longo da cachoeira.

  • Passeios de barco

Do cais de Paraty partem barcos que levam os turistas para conhecer as diversas ilhas e praias no entorno da cidade. Os passeios têm como destino a Praia da Lula, a Praia Vermelha, a Praia da Conceição, a Ilha Comprida, a Ilha da Cotia, a Lagoa Azul, o Saco da Velha, a Ilha do Algodão, o Saco do Mamanguá, a Ilha Duas Irmãs, a Ilha Rasa, a Ilha da Sapeca, a Praia da Akita, a Praia do Engenho e a Praia de Jurumirim. Alguns desses lugares só podem ser acessados de barco mesmo.

Um dos passeios mais famosos é o da escuna Estrela da Manhã, que sai todos os dias às 10h e às 11h. O passeio dura cerca de 5 horas e o roteiro inclui paradas na Ilha Comprida, Praia da Lula e Praia Vermelha.

Quais praias visitar em Paraty

 

praias em paraty
Foto: pxfuel.com

Uma das belezas imperdíveis de Paraty são, com certeza, suas praias. Há muitas porções de areia que merecem ser visitadas por lá. Para te ajudar a decidir quais praias visitar em Paraty, veja nossas dicas.

  • Praias de Trindade

Uma das regiões mais procuradas do litoral de Paraty é a Vila de Trindade. No bairro ao sul do centro histórico há algumas das melhores praias da região.

A Praia do Meio é a mais frequentada, principalmente por famílias com crianças. O motivo é o mar calmo e raso. A enseada tem bares, quiosques, aluguel de equipamentos para stand-up paddle e caiaque, além de passeios de barco. Ela fica entre a Praia dos Ranchos e a Praia do Cepilho. Além disso, a partir dela é possível seguir uma trilha que leva à Piscina Natural do Cachadaço.

Já a Praia dos Ranchos – também conhecida como Praia de Fora – tem mais infraestrutura e fica na rua principal da Vila de Trindade. Enquanto a Praia do Cachadaço é menos frequentada, uma vez que geralmente quem passa por ela segue para a Piscina Natural do Cachadaço, uma das melhores atrações de Paraty.

A Piscina Natural do Cachadaço é uma grande porção de água protegida por grandes pedras, com um metro de profundidade. A vida marinha lá é abundante, o que favorece o snorkeling.

Também em Trindade há a Praia do Cepilho, um pequeno paraíso de areia branca e fina e águas cristalinas entre rochas. Além da Praia Brava, menos visitada que as demais.

  • Praia do Sono

Uma das mais visitadas por turistas em Paraty é a Praia do Sono. A longa faixa de areia, cercada por vegetação preservada e mar calmo formam um cenário paradisíaco.

O acesso, no entanto, não é simples. Para chegar até a praia é necessário percorrer uma trilha ou pegar um barco. A partir dela é possível chegar nas praias Antigos e Antiguinhos. Com um pouco mais de tempo, uma trilha mais longa leva à Praia de Ponta Negra.

  • Praias Antigo e Antiguinhos

Acessíveis por trilha a partir da Praia do Sono, as praias Antigos e Antiguinhos são paraísos escondidos em meio à Mata Atlântica. São ideais para quem quer curtir o mar com tranquilidade.

  • Praia do Pontal

Se você não quer fazer trilha, pegar barco ou estrada para visitar uma praia em Paraty, a Praia do Pontal é uma ótima opção próxima do centro histórico. Apesar de não ser das mais bonitas da região, tem um calçadão com bares, quiosques e ótima infraestrutura. Não é indicada para banho, somente para curtir o visual.

  • Praia do Jabaquara

Também próxima ao centro histórico, a Praia do Jabaquara tem mar calmo, ótimo para banho e para a prática de stand-up paddle, caiaque e vela. É uma praia belíssima, com uma extensa faixa de areia. Além disso, tem vários restaurantes, quiosques e pousadas.

  • Praia do Engenho

Somente é possível chegar à Praia do Engenho de barco. Por isso, é indicada para quem quer curtir o mar com exclusividade. O mar é bem tranquilo e a faixa de areia é branca. A praia é cercada por vegetação nativa e o sossego reina.

  • Saco da Velha

Também acessível somente por barco, a Praia Saco da Velha tem um mar belíssimo, que alterna entre azul e verde, e muita vegetação. Há uma gruta na beira da praia, que pode ser visitada. O lugar é incrível.

Onde fazer compras em Paraty

 

paraty
Foto: Rodrigo Soldon / Wikimedia Commons

O passeio pelo centro histórico não impressiona apenas pela beleza dos casarões. A diversidade de lojinhas espalhadas entre as portas e janelas coloridas convida os turistas a comprar em Paraty.

Não há dúvidas, quando a pergunta é onde fazer compras em Paraty, as ruas do centro são os lugares ideais. Principalmente entre a Rua da Lapa e a Rua do Comércio.

Você encontrará de tudo: roupas, presentes, artesanatos, livros, obras de arte e, claro, as tradicionais cachaças. O artesanato da região é focado em tecidos, colchas, redes, almofadas e itens de decoração.

Agora, se você gosta de uma boa feirinha, a Rua Abel Oliveira abriga uma típica feira onde podem ser encontradas cangas e artigos eletrônicos.

Onde comer em Paraty

 

paraty
Foto: Rodrigo Soldon / Flickr

A beleza de Paraty convida a muitas coisas, entre elas, experimentar os sabores dos diversos restaurantes espalhados pelos casarões do centro histórico. O ambiente extremamente convidado se junta aos cardápios variados.

É uma tarefa difícil escolher onde comer em Paraty, tanto pela variedade de opções como pelo encanto dos lugares.

  • Banana da Terra

O mais tradicional restaurante do centro histórico de Paraty é o Banana da Terra. Localizado na Rua Dr Samuel Costa, é especializado em frutos do mar e tem como carro-chefe os camarões flambados na cachaça Paratiana.

  • Margarida Café

O ambiente rústico e muito bem decorado tornam o Margarida Café uma ótima opção para sentar e curtir pratos deliciosos. Ele fica na Praça do Chafariz e tem música ao vivo.

  • Clandestino Food

Para uma refeição rápida, o Clandestino Food serve o melhor hambúrguer da cidade. Além dos ótimos lanches, o local tem música com DJ ao vivo.

  • Emirados 

Na rua João Luis do Rosário, o restaurante Emirados tem um cardápio com muitas opções de esfihas, também excelente para uma refeição rápida.

  • Quintal das Letras

O restaurante fica dentro da Pousada Literária, mas é aberto ao público. Ele serve pratos com legumes e verduras cultivados organicamente na Fazenda Murycana.

  • Punto Divino

O restaurante Punto Divino serve a deliciosa comida italiana preparada pelo chef Pippo Muscara. Ele fica em uma esquina da Praça da Matriz.

Onde se hospedar em Paraty

 

Paraty
Foto: Deni Williams / Flickr

Há muitos lugares para se hospedar em Paraty. Tanto o centro histórico como as principais praias têm ótimas opções de hospedagem. Apesar de não haver grandes redes hoteleiras nem resorts por lá, sobram pousadas charmosas, alguns hotéis e hostels.

O centro histórico é recomendado para quem quer sentir Paraty. Ele é o coração da cidade, onde estão os principais bares e restaurantes e as diversas lojinhas. Além disso, é perfeito para quem quer imergir na cultura de Paraty.

Contudo, nesta região os valores das acomodações tendem a ser maiores. Além disso, em feriados, férias e durante os festivais, costumam ficar lotadas.

Para hospedagem mais econômicas, as ruas do entorno do centro costumam ter ofertas melhores.

Agora, se o seu principal objetivo de viagem para Paraty é curtir as praias, saiba que ao hospedar-se no centro histórico estará distante da maioria delas. Portanto, a dica é escolher a região que quer conhecer e procurar uma acomodação próxima.

A Vila de Trindade é uma das mais procuradas por quem quer aproveitar as belezas naturais de Paraty. Ela fica a 24 quilômetros do centro e tem pousadas mais simples, hostels e áreas de camping.

Booking.com
Gostou? Compartilhe!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp

Fique por dentro!

Cadastre-se para receber nossas últimas novidades e ofertas exclusivas!

Fique por dentro!

Cadastre-se para receber nossas últimas novidades e ofertas exclusivas!