o que fazer em trancoso

Está programando uma viagem a Trancoso? Elaboramos um guia com várias dicas de viagens e o que fazer em Trancoso

Trancoso, no litoral sul da Bahia, é daqueles lugares em que se tem a sensação de estar no paraíso. As praias de areias claras, mar cristalino, coqueiros e falésias imponentes são deslumbrantes e encantam a qualquer um.

Não é para menos que a região se tornou um dos principais destinos do Brasil, cobiçado por personalidades nacionais e internacionais. Cada porção de areia desse pedacinho do litoral baiano revela um cenário diferente. E, acredite, é um mais bonito do que o outro. Trancoso é um dos belos distritos de Porto Seguro, ao lado de Caraíva e Arraial D’Ajuda, outros dois paraísos.

E não falta o que fazer em Trancoso. Além das lindas praias e paisagens incríveis, o vilarejo tem agito, opções de passeios, ótimos restaurantes, lojas irresistíveis e um visual de encher os olhos. Caminhar entre as casinhas coloridas do Quadrado – centro da vila – já rende um passeio e tanto. Enfim, viajar para Trancoso é ter a certeza de viver dias inesquecíveis.

O que fazer em Trancoso

o que fazer em trancoso
Foto: Vangelis Medina/ Wikimedia Commons

Não tenha pressa e aproveite tudo o que há para fazer em Trancoso. Reserve alguns dias para desfrutar de todo encanto e beleza desse paraíso. Faça os passeios de quadriciclo, caminhe pelas praias, saboreie a boa culinária baiana e faça umas comprinhas. E não deixe de relaxar em frente ao mar maravilhoso que te espera lá.

Quadrado

A vila de Trancoso, conhecida como Quadrado, é onde a vida acontece fora das praias nesta região. Na verdade um grande retângulo cercado por casas coloridas, o Quadrado reúne os restaurantes, bares, pousadas e lojas. É o lugar para aproveitar as noites, após dias maravilhosos nas praias da região.

Seu cartão-postal é a Igrejinha de São João Batista, com o mar ao fundo e falésias em tons de rosa, cenário perfeito para fotos e cerimônias de casamentos. O gramado verdinho do Quadrado emoldurado pelas casinhas coloridas convida a passeios e também muitos cliques.

  • Mergulho 

Nos arredores de Trancoso fica o Parque Marinho Recife de Fora onde é possível fazer mergulho entre corais. Lá é possível ver várias espécies de peixes e outros animais marinhos.

O passeio pode ser feito de escuna por quem vai praticar snorkeling, ou catamarã para quem fará mergulho com cilindro.

  • Foz do Rio Trancoso

Localizado entre as praias dos Nativos e dos Coqueiros, o encontro das águas do Rio Trancoso com o mar é ótimo para banhos. A Foz do Rio Trancoso forma lindas piscinas naturais em meio a bancos de areia.

Além de ser uma lugar paradisíaco, entre coqueiros e vegetação, é ideal para quem quer mergulhar e curtir as águas com tranquilidade.

  • Curta a noite em Trancoso

Seja com agito ou tranquilidade, a vila de Trancoso oferece boas opções para quem quer curtir a noite. Você pode sentar às mesas de bares e restaurantes e apreciar o movimento tranquilo do Quadrado na baixa temporada. Ou aproveitar todo o agito da alta temporada, quando a vila e os bares são tomados por muita gente animada, especialmente no Ano Novo e Carnaval.

  • Beach clubs

As principais praias de Trancoso também tem agito garantido nos beach clubs. Os locais à beira-mar oferecem ótimas estruturas e permitem emendar o dia de praia com noite bem badaladas.

  • Distritos vizinhos

Com um pouco de tempo e disposição, vale a pena conhecer os distritos de Porto Seguro vizinhos a Trancoso. Caraíva e Arraial D’Ajuda tem cenários igualmente paradisíacos, tão belos quanto os de Trancoso e ficam próximos. É possível visitá-los a partir de passeios de lancha, quadriciclo e, até, a pé.

Quais praias visitar em Trancoso

o que fazer em trancoso
Foto: Raul Golinelli / Wikimedia Commons

O ponto alto de Trancoso é a beleza de suas praias, todas paradisíacas. O mar calmo e cristalino e a longa faixa de areia, emoldurada por falésias coloridas e muitos coqueiros, formam um cenário de tirar o fôlego.

Mas quais praias visitar em Trancoso? A resposta é simples: todas! Sim, vale a pena conhecer cada porção de areia – cada uma com sua particularidade. E isso é possível com uma bela caminhada, já que todas são interligadas.

  • Praia dos Coqueiros

Uma das mais movimentadas de Trancoso, a Praia dos Coqueiros é bem próxima do Quadrado. Além disso, tem uma parte mais agitada, com vários quiosques, mas também tem uma área mais tranquila, para quem busca sossego.

Cadeiras e espreguiçadeiras à beira-mar convidam ao relaxamento e são oferecidas pelos restaurantes que servem a praia. Contudo, vale destacar que os valores são bem salgados por lá.

  • Praia dos Nativos

Também muito movimentada, a Praia dos Nativos tem quiosques mais simples, mas também oferece ambientes mais elegantes e festas badaladas em pousadas pé na areia. Ou seja, atende a vários públicos.

É o lugar ideal para passar o dia em frente ao mar, com ótima estrutura. Além disso, nela o Rio Trancoso se encontra com o mar, formando piscinas naturais excelentes para banho.

  • Praia do Espelho

Famosa por suas piscinas naturais, a Praia do Espelho é uma das mais procuradas de Trancoso. O mar extremamente calmo parece um espelho d’água.

A praia é cercada por falésias coloridas e muito coqueiros. Para completar o visual paradisíaco, um rio desemboca no mar, deixando o lugar ainda mais charmoso.

Na maré baixa, Espelho se junta à vizinha Praia dos Amores. Mas na maré alta, a Praia dos Amores fica isolada.

  • Praia do Rio Verde

Ótima opção para quem quer sossego, a Praia do Rio Verde tem fácil acesso e fica a 2 quilômetros do Quadrado. Tudo lá é tranquilo. O mar é calmo, há quiosques que atendem muito bem quem fica por ali e há bastante sombra, garantida pelos vários coqueiros.

  • Praia de Itapororoca

Pode ser um pouco difícil encontrar a passagem para pedestres, entre mansões e condomínios de luxo que cercam a Praia de Itapororoca. Contudo, o esforço é recompensado pela maravilhosa faixa de areia, com mar calmo, corais e piscinas naturais.

O cenário é belíssimo e fica melhor com os muitos coqueiros e amendoeiras que fazem bastante sombra. Para completar, um balanço colocado estrategicamente em frente ao mar rende muitas fotos.

  • Praia de Patimirim

Distante 6,4 quilômetros do Quadrado, a Praia de Patimirim é mais frequentada por moradores da região e surfistas. Apesar de ter fortes ondas, o mar de lá tem uma área cercada por corais, onde se formam piscinas naturais excelentes para banho.

É um ótimo refúgio do agito do centro da vila, ideal para quem quer relaxar. Não há quiosques nem restaurantes, é o lugar para quem curte praias selvagens.

  • Praia de Itaquena

A Praia de Itaquena fica em uma área de proteção ambiental, por isso é mais difícil de ser acessada. Para chegar até lá só por quadriciclo ou a pé, após uma longa caminhada. Lá as ondas são mais fortes e atraem muitos surfistas.

Mas, assim como em Patimirim, há uma barreira de corais que forma piscinas naturais em uma área da praia.

  • Praia Barra do Rio dos Frades

Na Praia Barra do Rio dos Frades também só é possível chegar a pé ou de quadriciclo. Nela há o encontro do Rio dos Frades com o mar. O resultado é um lindo manguezal com águas de coloração diferente das demais praias. Além disso, você pode escolher entre a água salgada do mar e a água doce do rio.

  • Praia do Rio da Barra

Uma das mais isoladas praias de Trancoso, a Praia do Rio da Barra fica afastada do Quadrado. O acesso a ela é feito, principalmente, por carro através de restaurantes, pousadas e condomínios que ficam em seu entorno.

A praia é cercada por falésias coloridas, que vão do bege ao vermelho. A faixa de areia é longa e bem clara. O mar, por sua vez, é calmo e forma piscinas naturais na maré baixa.

Onde fazer compras em Trancoso

o que fazer em trancoso
Foto: Raul Golinelli / Wikimedia Commons

Apesar de ser apenas uma vila, resumida ao Quadrado, há muitas opções de compras em Trancoso. Aliás, é difícil resistir às charmosas lojas entre as casinhas coloridas do vilarejo. Roupas, artesanatos e objetos de decoração são expostos nas vitrines que convidam a gastar.

  • Marcenaria Trancoso

Ótimo lugar para quem procura peças de decoração com um toque especial de Trancoso. A loja fica no quadrado e vende objetos vistos nas pousadas e restaurantes de lá.

  • Cerâmica Calazans Trancoso

Os belos vasos e objetos de decoração presentes nas principais decorações de Trancoso podem ser encontrados na Cerâmica Calazans Trancoso.

  • Cheia de Graça

Quando o assunto é decoração com estilo, a loja Cheia de Graça garante peças que trazem alto astral por suas cores e combinações.

  • Fora do Quadrado

A principal rua comercial de Trancoso, fora do Quadrado, também tem ótimas opções de locais para compras mais em conta. Isto porque no vilarejo os valores são mais salgados. O comércio em geral fica na Estrada de Trancoso, próximo à Praça da Independência.

Onde comer em Trancoso

trancoso
Foto: nathsegato / Pixabay

O sabor da comida baiana marca a experiência gastronômica de quem passa por Trancoso. E não poderia ser melhor. As belezas naturais da região ficam ainda mais incríveis com a ótima culinária dos restaurantes e bares dali.

Por isso, tenha certeza de encontrar excelentes lugares para comer em Trancoso. Essa será uma parte muito especial de sua viagem para este paraíso no litoral sul da Bahia. Mas fique tranquilo se quiser variar o cardápio, há opções de restaurantes para todos os gostos e bolsos.

  • Capim Santo

Tradicional do Quadrado de Trancoso, o restaurante Capim Santo tem um cardápio bem variado e oferece tanto comida baiana quanto internacional.

  • Canto do Quadrado

Além de comida saborosa, o Canto do Quadrado oferece um ambiente muito agradável: imagina comer em mesas embaixo de belas árvores!

  • Lua Verde Saladeria

Quem curte um cardápio mais light deve visitar a Lua Verde Saladeria, que oferece pratos saudáveis cobrados por quilo: você monta sua própria salada.

  • Jacaré Brasil

Para pratos mais contemporâneos, saindo um pouco do Quadrado, o restaurante Jacaré Brasil também tem cardápio bem variado.

  • Maritaca

Já a pizzaria Maritaca garante uma bela massa para quem curte a culinária italiana.

Onde se hospedar em Trancoso

o que fazer em trancoso
Foto: Christian Knepper / FLickr

A ordem ao procurar onde se hospedar em Trancoso é pesquisar. A vila é turística e muito bem servida por hostels, pousadas, hotéis e até resorts super exclusivos. O charme reina em todas as acomodações e parece ser um requisito para as hospedagens de lá. Por isso, no quesito beleza e conforto, será muito difícil escolher entre as opções que Trancoso oferece. O que vai delimitar a sua busca é o seu orçamento. Vale destacar que grande parte das acomodações tem um valor superior ao de outros destinos.

Outro fator importante é a localização, uma vez que há várias praias para conhecer e nem todas ficam próximas do Quadrado. Se você quer ficar perto de tudo, o centro do vilarejo é o melhor lugar. Agora, se sua intenção é curtir a tranquilidade das praias mais afastadas, há ótimas pousadas e resorts espalhados pela orla.

Em relação ao valor das acomodações, aquelas que ficam no Quadrado tendem a ter valores mais salgados. Porém, você consegue preços mais acessíveis em pousadas de ruas que ficam no entorno do centro e na Praia de Rio Verde. Já os hotéis exclusivos e as pousadas de frente para o mar têm acomodações mais caras.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima