o que fazer na chapada dos veadeiros

Está programando uma viagem a Chapada dos Veadeiros? Elaboramos um guia com várias dicas de viagens e o que fazer na Chapada dos Veadeiros

Entre cânions e cachoeiras, a bela paisagem da Chapada dos Veadeiros encanta quem passa por ali. Cenários sem igual, formados a partir da ação do tempo, são encontrados nesse canto especial no interior de Goiás.

Alguns deles escondem um ar de mistério envolto em um pouco de misticismo, o que atrai ainda mais a atenção para esta região privilegiada por uma natureza exuberante. O Vale da Lua leva a uma experiência única entre formações rochosas somente encontradas lá.

São tantas belezas, que fica difícil escolher o que fazer na Chapada dos Veadeiros. As cachoeiras são as principais atrações, e são muitas. Por isso, é bom se programar para ficar pelo menos sete dias se quiser aproveitar ao máximo a região. Além disso, reza a lenda de que quem visita a região leva consigo a vontade de voltar mais vezes.

O que fazer na Chapada dos Veadeiros

 

o que fazer na chapada dos veadeiros
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros tem mais de 240 mil hectares de mata preservada e engloba oito cidades. As principais bases de apoio são Alto Paraíso de Goiás, Vila de São Jorge e Cavalcante, de onde é possível visitar as principais atrações.

Para escolher bem o que fazer na Chapada dos Veadeiros é preciso definir um roteiro e o melhor local para ficar. Para isto, veja as nossas dicas e planeje uma viagem incrível.

  • Saltos do Rio Preto

As duas cachoeiras que formam os Saltos do Rio Preto são belíssimas. É uma ótima pedida para quem quer conhecer a natureza da região e ainda tomar um delicioso banho.

A trilha que leva até elas, porém, é um pouco extensa e com trechos mais difíceis. Mas é auto-guiada e recompensadora: revela corredeiras e piscinas naturais em seu percurso.

A cachoeira maior, de 120 metros, não pode ser acessada, somente vista do alto de um mirante. Já a menor, de 80 metros, tem um enorme lago com águas escuras, perfeito para banhos refrescantes.

Os Saltos do Rio Preto ficam dentro do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e o acesso é bem na entrada do local, que também conta com estacionamento.

  • Mirante da Janela

Os Saltos do Rio Preto podem ser contemplados do alto do Mirante da Janela, fora do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. A vista é realmente sensacional, por isso é um dos cartões-postais dali.

A trilha que leva até o Mirante da Janela tem cerca de 8 quilômetros – ida e volta – com grau de dificuldade moderado. Em determinadas épocas do ano, é possível tomar banho na Cachoeira do Abismo, que fica no caminho. É um ótimo passeio para quem quer conhecer mais a região.

  • Vale da Lua

Com uma beleza que destoa de tudo que você já viu, o Vale da Lua é parada obrigatória na Chapada dos Veadeiros. As pedras lapidadas pela água do Rio São Miguel têm formas que encantam quem passa por ali. A sensação é de estar pisando na superfície da Lua. As corredeiras entre as rochas impressionam e as piscinas naturais são belíssimas.

Vale lembrar que a melhor época para aproveitar o visual e fazer muitos cliques é no período de seca – entre maio e setembro. Lá, encontrará uma deliciosa piscina natural com águas extremamente geladas e prainhas à beira das corredeiras. É ideal para passar o dia. Já na época das chuvas – que vai de outubro a abril -, a visita ao Vale da Lua é mais perigosa, com risco de trombas d’água e acidentes.

  • Cataratas dos Couros

Com certeza um dos visuais mais impressionantes da Chapada dos Veadeiros, as Cataratas dos Couros é uma sequência de corredeiras, cachoeiras e poços.

É um lugar imperdível para se conhecer. Além disso, agrada a diferentes tipos de viajantes. Se você curte aventura, experimente fazer jump nos poços mais profundos. Caso não saiba nadar, pode se refrescar nos mais rasos.

  • Jardim Maytrea

Um dos cartões-postais da Chapada dos Veadeiros, o Jardim Maytrea é ótimo para quem quer tirar fotos em um lugar deslumbrante. O vale coberto por campos floridos de chuveirinho e buritis centenários é rodeado por grandes morros, entre eles o Morro da Baleia. E é a representação perfeita do que se pode encontrar nesta parte incrível do cerrado brasileiro.

Cachoeiras para visitar na Chapada dos Veadeiros

 

o que fazer na chapada dos veadeiros
Foto: Adelano Lázaro / Wikimedia Commons

Uma das grandes riquezas da Chapada dos Veadeiros são as muitas cachoeiras espalhadas pela região. Cada uma com sua beleza particular, vale a pena conhecer a todas.

Mas a tarefa não é fácil e exige bastante tempo. Seja por dificuldade de acesso ou pela distância entre elas. Além, é claro, da vontade de curtir um pouco mais algum desses lugares especiais.

Por isso, é importante definir quais cachoeiras visitar na Chapada dos Veadeiros para aproveitar melhor a viagem. A seguir, vamos te dar algumas dicas. Mas vale lembrar que há muito mais quedas d’água do que as que citamos aqui.

  • Cachoeiras Almécegas I e II

Próximas ao Vale da Lua, as Cachoeiras Almécegas I e II estão entre as mais bonitas da Chapada dos Veadeiros. Elas ficam dentro da Fazenda São Bento e, para alcançá-las, é necessário passar por trilhas rochosas.

A Almécegas II é a mais próxima do estacionamento da fazenda, a apenas 300 metros. É o lugar ideal para quem quer curtir um bom banho sem pressa e em um lugar tranquilo. A queda d’água tem apenas 8 metros de altura e, por isso, o lago que se forma em sua base recebe bastante sol.

Já é bem mais difícil chegar até a Almécegas I. O que não deixa o lugar menos atrativo. Toda dificuldade da trilha de cerca de 1 quilômetro é recompensada com uma das vistas mais belas da Chapada dos Veadeiros.

A cachoeira tem 45 metros de queda d’água entre paredões rochosos e forma um poço bem profundo de águas escuras e geladas. Lá é ideal para quem sabe nadar. Quem não sabe, é melhor só admirar a beleza do lugar ou se refrescar nas piscinas naturais formadas no alto da queda.

  • Cachoeira São Bento

A Cachoeira São Bento fica no mesmo complexo que abriga as cachoeiras Almécegas I e II. Ela é uma das mais fáceis para visitar na Chapada dos Veadeiros. O lugar é lindo e ideal para quem quer curtir a natureza sem muito esforço.

A facilidade de se chegar até a Cachoeira São Bento faz com que ela seja uma das mais visitadas. Se quiser curtir o local sem muito agito, programe sua visita para dias da semana. Em feriados, finais de semana e férias escolares, a Cachoeira é bem disputada.

  • Cânions e Cachoeira das Cariocas

Um passeio bem popular na Chapada dos Veadeiros é a Trilha dos Cânions. É perfeita para quem quer se deslumbrar com belas paisagens. No total, são 12 quilômetros – ida e volta – entre a vegetação do cerrado, formações rochosas e poços para banhos.

Ao final do percurso, o Cânion II presenteia com uma vista impressionante. Nele, é possível tomar banho em um enorme poço ou escalar suas pedra laterais.

A trilha permite ainda seguir para a Cachoeira das Cariocas, a cerca de 2 quilômetros dali. A queda d’água é perfeita para quem quer curtir um dia todo de relaxamento. A volta para a sede do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é feita por uma trilha de 3,5 quilômetros a partir das Cariocas.

  • Cachoeiras Loquinhas

Localizado na Fazenda Loquinhas, o complexo de 7 cachoeiras e 18 poços é o mais indicado para quem viaja com crianças ou quer curtir o que há de melhor na Chapada dos Veadeiros sem dificuldades.

O acesso é próximo à cidade Alto Paraíso, uma das principais bases de quem visita a região. E a trilha que leva às quedas d’água tem menos de um quilômetro e é bem sinalizado.

As águas verde esmeralda são bem geladas, mas muito convidativas. Vale a pena conhecer.

  • Cachoeira Santa Bárbara

Um paraíso de natureza intocada. Essa é a Cachoeira Santa Bárbara, uma das mais lindas da Chapada dos Veadeiros. A queda d’água tem 30 metros, não é das mais altas. Mas o que realmente chama a atenção é a beleza do poço formado por ela. Águas cristalinas em tons de azul deixam o lugar com um visual incrível, perfeito para mergulho e, claro, muitas fotos.

Ela fica nos arredores da cidade de Cavalcante, a 120 quilômetros da principal base da Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso. O acesso de carro, em grande parte em ruas de terra, é feito a partir do povoado Kalunga Engenho II. Além disso, será preciso percorrer uma trilha de cerca de 1,5 quilômetro a pé. O caminho que leva até a Cachoeira Santa Bárbara também é utilizado para chegar às cachoeiras Candaru e da Capivara. Outros dois lugares incríveis, que reservam uma beleza sem igual.

Onde fazer compras na Chapada dos Veadeiros

 

o que fazer na chapada dos veadeiros
Foto: InaeMiranda / Pixabay

Apesar de não ser um destino para se fazer compras, a Chapada dos Veadeiros surpreende com as opções de produtos para levar para casa. O misticismo presente na região motiva a maior parte dos artesanatos. Os cristais estão entre os itens mais encontrados, além das roupas alternativas.

E, se você for à Chapada dos Veadeiros e não trouxer o seu mascote, terá que voltar para buscar. O extraterrestre é recorrente nas lojas e virou referência de lembrança por quem passa por lá.

Mas você pode estar se perguntando onde fazer compras na Chapada dos Veadeiros. Os principais pontos de comércio estão nos centros das cidades que integram a região. Por isso, a depender de onde ficará hospedado, procure a região central para garantir suas comprinhas.

Onde comer na Chapada dos Veadeiros

 

o que fazer na chapada dos veadeiros
Foto: Adelano Lázaro / Wikimedia Commons

Há muitas opções de onde comer na Chapada dos Veadeiros. E, assim como os pontos de compras, os restaurantes, bares e lanchonetes são facilmente encontrados nos centros das cidades da região. Independente de onde escolher ficar, você será muito bem servido.

E uma coisa é certa: a deliciosa gastronomia do interior de Goiás estará presente em todos esses locais. Assim como será possível encontrar culinárias de outras partes do Brasil e do mundo.

Outra curiosidade da região são os “kit trilha”, refeições completas oferecidas para os turistas que vão conhecer as belezas da Chapada dos Veadeiros em percursos que não contam com infraestrutura de restaurantes e lanchonetes.

Onde se hospedar na Chapada dos Veadeiros

 

o que fazer na chapada dos veadeiros
Foto: Aline Fortuna / Wikimedia Commons

Ao decidir onde se hospedar na Chapada dos Veadeiros, é importante ter em mente quais lugares irá conhecer. Isto porque a região é grande, engloba várias cidades e as atrações são distantes umas das outras.

Por isso, é importante definir exatamente qual roteiro seguirá para escolher um lugar que o atenda melhor. A Vila de São Jorge, por exemplo, é ideal para quem procura acomodações mais simples e próximas ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Já quem procura mais conforto e melhor infraestrutura, o melhor é se hospedar em Alto Paraíso de Goiás. A cidade abriga os maiores hotéis e as pousadas mais confortáveis. Além disso, conta com campings e hostels. A cidade fica próxima de algumas das principais atrações fora do parque.

A cidade de Cavalcante, por sua vez, é a base mais distante da Chapada dos Veadeiros e a menos procurada. Ainda assim tem algumas opções de hospedagem e fica próxima das mais belas cachoeiras da Chapada dos Veadeiros, entre elas a Santa Bárbara.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima