Está programando uma viagem ao Rio de Janeiro? Elaboramos um guia com várias dicas de viagens e o que fazer no Rio de Janeiro
Não é à toa que o Rio de Janeiro é conhecido como a Cidade Maravilhosa. Os encantos estão por toda parte, desde a orla de suas lindas praias aos morros do Corcovado e do Pão de Açúcar. A capital fluminense é enorme em cultura, lazer e possibilidades,
Por isso, é conhecida mundialmente e destino de turistas de toda parte. O carnaval é um dos maiores. O Réveillon faz inveja nas principais cidades do planeta. E o Cristo Redentor traduz toda hospitalidade desta cidade de braços abertos para receber bem a todos.
Se você está planejando viajar para o destino, saiba que há muita coisa para fazer no Rio de Janeiro. Por isso, é importante se planejar para aproveitar bem seus dias na capital fluminense. Deixe-nos ajudar com algumas dicas sobre os principais pontos turísticos. Com elas, ficará mais fácil montar seu roteiro e curtir férias incríveis.
O que fazer no Rio de Janeiro

Ao pensar no que fazer no Rio de Janeiro, considere separar um tempo para curtir as praias, visitar o Cristo e o Pão de Açúcar, conhecer museus e relaxar nos parques ou na Baía de Guanabara.
Veja a seguir um resumo das principais atrações turísticas.
- Cristo Redentor
Principal cartão-postal do Rio de Janeiro, o Cristo Redentor é um dos pontos obrigatórios para visitar na passagem pela cidade maravilhosa. Ele fica no Morro do Corcovado, dentro do Parque Nacional da Tijuca, e recebe diariamente milhares de turistas.
Para chegar até o Cristo, é necessário subir 700 metros acima do nível do mar. O trajeto pode ser feito em vans autorizadas ou no trem do Corcovado.
- Pão de Açúcar
Outro ponto turístico imperdível do Rio de Janeiro é o Pão de Açúcar. A atração é formada por dois morros, o da Urca e o do Pão de Açúcar, que podem ser visitados através de teleféricos.
Além da vista incrível, o passeio é bem agradável e emocionante. Aliás, o Bondinho do Pão de Açúcar – como são conhecidos os teleféricos – foi inaugurado em 1912. Foi o primeiro do Brasil e o terceiro do mundo.
- Jardim Botânico
O local que abriga diversas espécies de plantas de todo o planeta é, também, um dos mais visitados no Rio de Janeiro. O Jardim Botânico do Rio é famoso por sua beleza e é um ótimo lugar para passeios ao ar livre. O ponto mais conhecido é o corredor de palmeiras-imperiais.
Inaugurado em 1808, hoje abriga o Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, vinculado ao Ministério do Meio Ambiente. Lá é possível ver raridades da Floresta Amazônica e da Mata Atlântica. Além de um orquidário, um cactário, um jardim mexicano, um jardim japonês e as ruínas da antiga fábrica de pólvora.
- Baía de Guanabara
Vale a pena também fazer um passeio de barco pela Baía de Guanabara. O tour mostra vários ângulos da cidade maravilhosa, tudo acompanhado por bebidas e petiscos.
O roteiro inclui o Espaço Cultural da Marinha, o Aeroporto Santos Dumont, a Escola Naval, o Aterro do Flamengo, o Pão de Açúcar, o Museu do Amanhã, a Ilha das Cobras e Arsenal da Marinha. É possível ainda fazer uma parada para mergulho.
- Lagoa Rodrigo de Freitas
A Lagoa Rodrigo de Freitas é ideal para quem gosta de praticar esportes ao ar livre. Em seu entorno há 7 quilômetros de ciclovias que convidam a pedalar. O local é ótimo também para caminhar, fazer piqueniques e admirar o pôr do sol com o Pão de Açúcar no horizonte.
- Aterro do Flamengo
Às margens da Baía da Guanabara, o Aterro do Flamengo é outro ótimo lugar para caminhadas e a prática de exercícios. O local conta com pistas de skate, quadras de esportes e ciclovias.
O Aterro do Flamengo abriga também o Museu de Arte Moderna, que impressiona pela arquitetura e abriga várias exposições.
- Parque Lage
Próximo ao Jardim Botânico, o Parque Lage é outra área verde do Rio de Janeiro. Ele integra o Parque Nacional da Tijuca e fica aos pés do Morro do Corcovado.
É um ótimo lugar para caminhadas e abriga a Escola de Artes Visuais, instalada em um antigo palacete do século XX.
- Maracanã
Palco de importantes momentos históricos do futebol mundial, o Estádio do Maracanã tornou-se um dos pontos turísticos do Rio de Janeiro.
É possível fazer uma visita guiada por seu interior ou assistir a uma das partidas de futebol durante sua passagem pela capital fluminense.
- Museu do Amanhã
Inaugurado em dezembro de 2015, o Museu do Amanhã é um dos mais visitados no Rio de Janeiro. A arquitetura e o visual transportam para o futuro.
O museu discute os desafios que a humanidade terá que enfrentar nas próximas décadas e o que devemos fazer para ajudar o planeta. Além disso, explora oportunidades e perspectivas da sustentabilidade e da convivência.
- Museu de Arte do Rio
Ao lado do Museu do Amanhã, o Museu de Arte do Rio é outro local para se visitar. As exposições são voltadas para a cidade do Rio de Janeiro.
- Mural Etnias
Na zona portuária do Rio, um enorme painel de grafites chama a atenção e virou um ponto turístico da cidade. O Mural Etnias tem 15 metros de altura e 170 metros de comprimento. Ele foi pintado pelo artista Eduardo Kobra e mostra cinco rostos humanos, cada um representando o indígena de cada continente.
- AquaRio
O maior aquário da América do Sul está no Rio de Janeiro. O AquaRio tem 28 tanques com cerca de 3 mil animais de 350 espécies diferentes.
A atração mais famosa é o Recinto Oceânico. O público atravessa o local em um túnel subaquático, de onde pode observar melhor a vida marinha.
- Trilhas
O Rio de Janeiro convida a praticar exercícios e atividades físicas. E, como não podia ser diferente, o ecoturismo é uma de suas atrações. A cidade tem várias opções de atividades, entre elas as trilhas por lugares deslumbrantes.
As trilhas mais famosas estão no Morro Dois Irmãos, na Pedra Bonita, na Pedra do Telégrafo e no Parque da Catacumba.
Quais praias visitar no Rio de Janeiro

Não tem como falar do Rio de Janeiro sem lembrar de suas belas praias, famosas no mundo inteiro. Tão concorridas e movimentadas, as praias da cidade são bem estruturadas e ótimas para passeios em família, prática de esportes ou só para passar um dia.
Mas quais praias visitar no Rio de Janeiro? Selecionamos algumas para te indicar.
- Copacabana
A mais conhecida das praias carioca, Copacabana tem uma extensa faixa de areia e mar azul. É muito fácil chegar até ela, seja de carro ou metrô – há três estações em seu entorno.
- Leme
Menos movimentada que Copacabana, a praia do Leme é mais reservada e ideal para que quer curtir o mar sem muito agito.
- Ipanema
A praia de Ipanema, por sua vez, é tão movimentada quanto Copacabana. A faixa de areia é um pouco menor.
- Arpoador
A praia do Arpoador fica à esquerda da praia de Ipanema, e é famosa pela Pedra do Arpoador, bastante procurada para assistir ao pôr do sol.
- Prainha
Para quem prefere curtir a praia com mais tranquilidade, a Prainha é bem indicada. Ela fica mais afastada das principais e é frequentada, geralmente, por surfistas. Ela fica no final do bairro do Recreio, cercada por morros.
- Grumari
Outra boa opção de praia mais reservada é a praia de Grumari. Ela fica na zona oeste do Rio de Janeiro e é belíssima.
Onde fazer compras no Rio de Janeiro
Não é difícil encontrar onde fazer compras no Rio de Janeiro. A capital fluminense é grande e tem muitos centros de compras, incluindo ótimos shoppings. Por isso, ao visitá-la você terá muitas opções para fazer aquelas comprinhas de viagem e muito mais.
- Shoppings
O Rio de Janeiro tem, pelo menos, nove principais shoppings espalhados por seu perímetro urbano. São eles: o Shopping Nova América, NorteShopping, Shopping Tijuca, Madureira Shopping Shopping Boulevard, Via Brasil Shopping, Carioca Shopping, Shopping Jardim Guadalupe e Ilha Plaza Shopping.
- Centro do Rio
No centro do Rio de Janeiro funciona como um shopping a céu aberto, organizado pela Sociedade de Amigos das Adjacências da Rua da Alfândega – Saara. Há diversas lojas com preços bem mais acessíveis que nos shoppings convencionais.
- Feira de Copacabana
Todas as noites ocorre uma feira de artesanato, objetos de decoração e bijuterias na praia de Copacabana.
- Feira da Praça General Osório
Localizada em Ipanema, a Praça General Osório abriga uma feira noturna de produtos variados.
Onde comer no Rio de Janeiro

A diversidade é a principal característica quando se trata de onde comer no Rio de Janeiro. Há muitos restaurantes das mais diversas gastronomias e das mais variadas faixas de preço.
Portanto, você terá, sem exagero, um mundo de opções de restaurantes, bares, lanchonetes, barraquinhas e quiosques para se deliciar ao viajar para o Rio de Janeiro.
Diferente de outros lugares, não há uma comida ou prato típico da cidade, mas casas de sucos fazem muito sucesso por lá. E não é para menos, o calor o ano todo pede sempre um refresco.
Confira dicas de alguns lugares bacanas para você comer no Rio de Janeiro.
- Fazenda Culinária
O restaurante Fazenda Culinária fica no Museu do Amanhã e oferece uma vista linda da Baía da Guanabara. É um lugar para comer uma bela refeição e apreciar a paisagem.
- Fogo de Chão
A churrascaria Fogo de Chão é referência da culinária gaúcha no Rio de Janeiro. Ela fica no bairro do Botafogo.
- Joaquina Bar e Restaurante
Também no Botafogo, o Joaquina Bar e Restaurante tem ambiente descontraído e serve um cardápio variado. O local abre tanto para o almoço quanto para o jantar.
- Confeitaria Colombo
A tradicional confeitaria do centro do Rio de Janeiro é também um ponto turístico da cidade. Vale a pena visitar a Confeitaria Colombo tanto pelos doces quanto pela arquitetura e decoração do prédio de 1894.
- Polis Sucos
Uma das famosas casas de sucos do Rio de Janeiro, a Polis Sucos tem lojas em Ipanema, Barra da Tijuca e Jacarepaguá.
Onde se hospedar no Rio de Janeiro

É muito importante saber onde se hospedar no Rio de Janeiro para aproveitar melhor sua experiência por lá. Como uma boa metrópole, a cidade é grande e, por vezes, sofre com congestionamentos que dificultam um pouco a vida de quem transita por lá.
Outro aspecto que requer atenção é a segurança, um problema crônico do Rio de Janeiro. Há áreas que contam com mais policiamento e, portanto, são mais seguras, enquanto outras são mais perigosas.
Quando o assunto é o turismo no Rio de Janeiro, o principal destino é a zona sul da cidade, onde ficam os bairros de Ipanema, Copacabana, Botafogo, Jardim Botânico e Leblon. É neles também que se encontram os principais pontos turísticos da cidade e as praias mais famosas.
A Barra da Tijuca, na zona oeste, também atende aos turistas e tem opções de hotéis mais em conta que nos bairros da zona sul. Nele se encontram as praias mais selvagens, como Grumari e a Prainha.
As acomodações são dos mais variados tipos, de hostels aos resorts. Porém, os grandes hotéis são mais famosos e compõem a orla das principais praias.
Booking.com